Pular para o conteúdo principal

Seguidores de Chico Xavier: Obsediados e apegados

(Autor: Professor Caviar)

Os seguidores de Francisco Cândido Xavier são um fenômeno à parte. Tidos como "espiritualizados", são extremamente materialistas, já a partir do apego desesperado a uma imagem de um "velhinho humilde" associada a ele.

Os chiquistas, como são conhecidos, precisam, no seu materialismo doentio - que faz os stalinistas parecerem etéreos convictos - , de uma forma materializada de "bondade" e "caridade", tentando criar um desenho humano para tais qualidades.

E aí, teleguiados e hipnotizados pelas manobras ideológicas da Federação "Espírita" Brasileira e das Organizações Globo - corporação de mídia antes hostil a Chico Xavier mas hoje sua propagandista mais entusiasmada - , os chiquistas querem transformar a ideia de "amor e bondade" numa qualidade privativa de Chico Xavier, como se ele fosse o epicentro de tais qualidades e que ninguém pudesse ser "bondoso" senão por intermédio dele.

Note-se a obsessão dos chiquistas pelo seu ídolo, algo comparável ao do Velocino de Ouro, aquela pequena estátua de um carneirinho que era alvo de idolatria extremada. Eles ignoram que Chico Xavier era defensor da Teologia do Sofrimento, cometeu fraudes literárias, sua mediunidade tida como "versátil" era na verdade limitada e tudo de sua "maravilhosa filosofia" se resume em pedir para os sofredores aceitarem suas desgraças em silêncio e fingir que estão felizes.

Madre Teresa de Calcutá disse coisa parecida e foi considerada "anjo do inferno". É certo que, no começo, o jornalista Christopher Hitchens sofreu ataques pesados por denunciar irregularidades da "filantropa". Mas ele lidava com fatos, não com mitos e muito menos ataques pessoais, que foram comprovados com estudos universitários sérios, feitos no Canadá.

Mas, aqui no Brasil, Chico Xavier é tido como "ativista" e "progressista" quando prega para "sofrermos em silêncio" e muitos acham lindo coisas como "o silêncio é a voz da sabedoria" sem saber que isso é uma espécie de "AI-5 do bem". 

E se Madre Teresa apareceu ao lado do Ronald Reagan que patrocinava banhos de sangue na América Central e no Oriente Médio, Chico Xavier aparecia numa rede de televisão defendendo a ditadura militar, que então vivia fase de intensa repressão, em que pessoas eram condenadas até com boatos de "atividades subversivas", torturadas e assassinadas sem qualquer investigação.

O apego a Chico Xavier é tão grave e tão sério que cria até situações surreais. Há uma corrente dos críticos da deturpação da Doutrina Espírita que querem recuperar as bases originais de Allan Kardec, mas não abrem mão de manter Chico Xavier e, por associação, Divaldo Franco, na sua alta reputação, mesmo que eles sirvam apenas de enfeite para os kardecianos pouco vigilantes.

Daí o grande problema de exaltar um deturpador da Doutrina Espírita e elevá-lo a uma postura quase divina. Há quem prefira que o Brasil se destrua de vez, desde que mantenha o mausoléu de Chico Xavier em Uberaba e os seus livros. 

A obsessão em torno de Chico Xavier é uma demonstração de anti-espiritualismo, de anti-humanismo, de pessoas que não querem ser boas por conta própria e que precisam de uma forma materializada de "amor e bondade", ainda que seja de um caipira de trajetória bastante confusa e duvidosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um