Pular para o conteúdo principal

Edir Macedo é mais bondoso que Chico Xavier

(Autor: Kardec McGuiver)

Os admiradores de Francisco Cândido Xavier e os admiradores de Edir Macedo adoram ficar brigando. Há um festival de trocas de acusações na tentativa de cada grupo manter seu líder no pedestal como representante máximo do cristianismo no mundo atual. Mas ambos os grupos estão errados. É inútil colocar Chico Xavier e Edir Macedo num ringue religioso. os dois na verdade sempre foram a mesma coisa.

Descontadas algumas diferenças, Chico Xavier e Edir Macedo foram os grandes deturpadores da moral considerada "cristã". Na verdade são figuras altamente carismáticas que servem para atrair gente para os seus templos e utilizar a caridade como meio de consagração a ser convertida em lucros financeiros a alimentar as lideranças de suas próprias igrejas.

Não pensem que Chico Xavier, o "Edir Macedo" dos "espíritas" era diferente do líder pentecostal. Ambos defendem visões deturpadas do Cristianismo que se Jesus voltasse iria reprovar os dois por tamanha incompreensão. Mas algumas diferenças separam Macedo de Xavier.

O médium era mais discreto e contava com uma construção publicitária que o difundiu como "altruísta extremo" e inventou que o médium fez "voto de pobreza", como se ser pobre fosse lindo, numa forma de legitimar a má distribuição de renda, causa primária de quase todos os problemas da terra. Se bem que este "voto de pobreza" é só mito, pois Xavier sempre deu sinais de que nunca foi indigente, sabendo muito bem como utilizar o dinheiro que lhe chegava às mãos.

A caridade de Xavier, se vista na prática era inócua. Não conseguiu melhorar a sociedade e suas frases só pioram ais ainda as cisas, estimulando a inércia e a aceitação passiva de problemas. E aí é que mora ao aspecto que coloca Xavier em desvantagem a Edir Macedo. Embora mais respeitado e adorado que o líder da Universal, o médium mineiro tinha um ponto macabro que nos leva a concluir que Macedo merecia muito mais respeito e adoração que o superestimado Xavier.

Acreditem, Edir Macedo é mais caridoso que Chico Xavier

Ha um aspecto em que Edir Macedo ganha de Chico Xavier, embora o senso comum prefira colocar vilania no neo-pentecostal, preservando os erros do médium que parece bonzinho.

Ganha pelo simples fato de que Macedo segue a altruísta Teologia da Prosperidade, enquanto Xavier segue a sadomasoquista Teologia do Sofrimento. Enquanto Macedo adota como lema a frase" pare de sofrer" para ilustrar suas campanhas, Xavier é conhecido por inúmeras frases que estimulam a aceitação do sofrimento e a inércia intelectual. 

Xavier era assumido entusiasta da Teologia do Sofrimento, que nasceu na Idade Média, mas foi trazida para o mundo moderno por Teresa de Lisieux e consagrada por Madre Teresa de Calcutá, que maltratava os pobres e doentes enquanto agradava ricos e poderosos em troca de dinheiro que nunca foi aplicado nos supostos trabalhos de caridade.

Usem a lógica: enquanto Macedo nos diz que precisamos dar um basta no sofrimento e ir atrás da prosperidade, Xavier nos aconselha a aceitar o sofrimento calados e com alegria. Mesmo assim, Xavier é tratado como boníssima pessoa enquanto só se ouve xingações a respeito de Macedo? Sem querer defender Macedo, que comete sim seus erros, o bom senso mostra que será o mais bondoso aquele que desejar felicidade ao outro e não o contrário.

"Ah, mas Chico Xavier nunca cobrou dinheiro de ninguém", diria um dos admiradores do médium. Sem levar em conta se isso é verdade ou não, para não desviar o foco, com isso Xavier fica parecendo o SUS enquanto Edir representa os hospitais privados. Você não paga a Chico Xavier, mas é jogado para o sofrimento mais cruel que deve ser aceito sem reclamações. Enquanto isso, você paga a Edir para ter a felicidade e a dignidade justamente merecidas.

E aí, quem é o bondoso? Edir, que deseja felicidade a seus seguidores ou Chico Xavier que quer que nos ferremos e ainda nos considerar privilegiados por nos aprisionarmos na dor? Vocês escolhem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planeta "X", Chupão ou Nibiru: Respondendo a um leitor ramatisista

(Autor: Artur Felipe Azevedo)
Nosso Sistema Solar é composto de 8 planetas. Um leitor anônimo escreveu um comentário, dizendo o seguinte:

"Respeito a opnião (sic) de vocês, mas estão um pouco desatualizados. Se não sabem, foi descoberto um planeta próximo a Plutão, denominado Planeta X, mas que anteriormente foi citado pelo medium Chico Xavier como o Planeta Chupão. Se voces ligarem a teoria espirita com a lógica, viriam que jamais ela errou, mas se exitam em falar sem ao menos saber em que se resume tal coisa. http://geniusvirtual.blogspot.com/2009/07/seria-o-apocalispe-o-planeta-chupao.html  Esse link acima é para a reportagem completa, e abaixo dela está a fonte. Essa repostagem nao é espirita, é científica.
Parem um pouco e leiam para depois falar. É por isso que sempre digo: NÃO PODEMOS FALAR MAL DE ALGUMA COISA QUE NAO CONHECEMOS COMPLETAMENTE, APENAS SE APOIANDO EM SUPOSTOS COMENTARIOS OU SUPOSIÇÕES."


Bem, vemos que o colega ramatisista parece convencido da existência do …

Não há resgate coletivo. E isso o cotidiano nos explica com facilidade

(Autor: Professor Caviar)
Na madrugada de ontem, numa serra na Colômbia, um trágico acidente ceifou quase todos os ocupantes de um avião que levava a equipe catarinense Associação Chapecoense de Futebol, time conhecido como Chapecoense ou, simplesmente, Chape.
No acidente, inicialmente 75 pessoas faleceram. A maioria dos jogadores do Chapecoense, parte da tripulação boliviana que estava no avião, jornalistas e dirigentes esportivos. Apenas seis pessoas foram resgatadas com vida. O famoso zagueiro Neto foi resgatado com vida, e está sob cuidados médicos.
A tragédia comoveu o mundo inteiro e revelou um sonho interrompido de um time em ascensão. Consta-se que o Chapecoense era melhor do que muito time festejado que vence fácil qualquer torneio, e seu time era considerado de grande entrosamento. Com a perda de muitos desses jogadores, o time terá que recomeçar a temporada de 2017 do zero, provavelmente aproveitando jogadores juvenis.
Sob a ótica "espírita", fala-se que o aciden…

Por defender a ditadura militar, Chico Xavier devia perder homenagens em logradouros

(Autor: Professor Caviar)

Pode parecer, para muitos, cruel e injusto, mas a verdade é que Francisco Cândido Xavier deveria perder as homenagens dadas a logradouros por todo o país.
Na famosa entrevista ao programa Pinga Fogo, em julho de 1971, Chico Xavier exaltou a ditadura militar, com muita convicção, e disse para orarmos para as Forças Armadas, porque os militares estavam construindo o "reino de amor" do Brasil futuro.
Demonstrando um raivoso direitismo, Chico Xavier simplesmente disparou comentários contra manifestantes sem-terra e operários, com um reacionarismo descomunal e que muitos não conseguem imaginar, apegados à "dócil imagem" atribuída ao anti-médium mineiro. Quem duvida, é só ver o vídeo no YouTube. E é o próprio Chico Xavier quem diz, para tristeza de seus seguidores.
Ele defendeu a ditadura militar num contexto em que ela se mostrou bem mais repressiva. Era a época do DOI-CODI, principal órgão de repressão, que aprisionava, torturava e matava pri…