Chico Xavier pode ter sido reencarnação de Bezerra de Menezes

(Autor: Kardec McGuiver)

Por essa ninguém esperava! Não houve até agora algum fiel da Igreja Espírita disposto a difundir esta tese de que Chico Xavier e Bezerra de Menezes  eram o mesmo espírito. A tese não soa confortável para os pseudo-espíritas, mas segundo a lógica, faz muito mais sentido do que a absurda tese de que Xavier era Kardec.

Para que Xavier tivesse sido Kardec, teria havido um retrocesso na evolução espiritual, o que é impossível (Xavier tinha defeitos que Kardec não tinha), pois espírito não regride. Além disso, se Xavier tivesse sido Kardec, ele teria negado tudo o que escreveu, pois os livros que levam o seu nome distorcem e até negam tudo que está nos livros do professor francês.  

Esta tese absurda surgiu apenas para que os pseudo-espíritas, acreditando na também absurda tese do povo escolhido, pensassem que Kardec escolheu o Brasil, um país delimitado por seres humanos falhos e imperfeitos e não por Deus, para reencarnar. Uma tese pra lá de materialista.

Mas como a personalidade é a única forma mais ou menos segura de identificar um espírito como tal, a tese de que Xavier foi Bezerra é bastante plausível, pelas semelhanças entre ambos. Vejamos alguns traços em comum:

- Ambos eram católicos praticantes e devotos de Nossa Senhora;
- Estranhos no Espiritismo, se esforçaram para alterá-lo de acordo com suas convicções;
- Gostavam de novidades dogmáticas, sem verificar sua autenticidade;
- Tinham excelente relação com a cúpula da FEB (Bezerra inclusive foi presidente);
- A voz atribuída a Bezerra nas supostas incorporações é a mesma que Xavier teve na velhice;
- Ambos tinham personalidade mansa e um pouco passiva;
- Gostavam de entoar mensagens de conteúdo piegas e bastante dogmático;
- Do contrário que muitos acreditam, nenhum dos dois tinha elevação espiritual, mostrando sinais claros de inferioridade (não confundam com maldade) espiritual;
- O tempo entre o desencarne de Bezerra e o nascimento de Xavier possibilita que ambos tivessem sido o mesmo espírito.

Ainda não são estes  todos os aspectos que unem as duas personalidades. Mas mesmo que esta tese não possa ser confirmada, segundo o que se observa é muito mais provável que Xavier tenha sido Bezerra, retornando para continuar com a deturpação e com a inserção dos enxertos católicos que tanto estragaram a compreensão da doutrina em nosso país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não há resgate coletivo. E isso o cotidiano nos explica com facilidade

Planeta "X", Chupão ou Nibiru: Respondendo a um leitor ramatisista

Madre Teresa de Calcutá e a caridade como mercadoria