Pular para o conteúdo principal

Qual o interesse de personalidades, fiéis e admiradores de preservar o mito de Chico Xavier?

(Autor: Kardec McGuiver)

Me ponho a pensar. Noto um empenho hercúleo e insistente em preservar o mito de Chico Xavier, para mantê-lo em seu pedestal. Deturpador, charlatão e filantropo medíocre, para muitos, ele representa a máxima perfeição espiritual e uma coleção de qualidades em forma humana. Tudo com base em crenças, não em evidências. Mas quando estas evidências são exigidas pelo mais sensatos, os fãs do médium forjam falsas provas que podem ser facilmente contestadas pelo bom senso.

Questiono o porquê do imenso interesse em preservar Chico Xavier. O que se ganha em mantê-lo em seu altar? Qual o benefício que recebemos por cultuar alguém tão duvidoso? Porque ele é simpático? Porque ele é meigo? Porque ele é fofinho? "Respeitá-lo" após vê-lo cometer tantas aberrações é benéfico para quem acredita? E qual a vantagem disso?

Ignoram seus admiradores, mais cegos que seu ídolo, que tinha problemas de visão, que ele fez muito mais mal do que bem? Estou inventando isso? Prove o benefício que a humanidade recebeu através dos supostos atos de Chico Xavier. É só provar. De maneira lógica, sem enrolação ou fraudes.

Mas o resultado da influência "salutar" do médium está aí: um povo mais odioso, menos racional e indisposta ao diálogo. Um povo que não sabe resolver seus problemas, preferindo além de colocar a culpa em fulano e sicrano, escolher uma espécie de "salvador" para resolver o que está errado.

Uma sociedade que abraça agora ideais fascistas. O próprio Xavier, inimigo da racionalidade e dos movimentos sociais, despejou sua ira quando apoiou sem hesitar a ditadura militar em sua pior fase alegando ser "a construção do reino de amor". Reino de amor.

A declaração de Xavier sobre a ditadura abriu o caminho para o fascismo de Robson Pinheiro, provável herdeiro funcional do beato de Pedro Leopoldo radicado em Uberaba. Pinheiro esquematizou e atualizou a declaração de Xavier em dois livros de conteúdo fascista. Coerentes com a preconceituosa declaração do "sábio" médium mineiro. Ou pensam que há contradição entre o agressivo anti-progressismo de Pinheiro com o apoio de Xavier a fase sanguinária da ditadura militar?

Os admiradores de Xavier fazem imensas ginásticas intelectuais para tentar costurar fatos contraditórios na tentativa inútil de salvar seu médium querido. Sabemos que é do interesse da FEB salvar Chico Xavier porque ele é uma excelente fonte de dinheiro. Para a caridade? Não, senão veríamos uma imensa transformação social no Brasil, já que seus livros venderam muito.

E seus admiradores. Que interesse possuem para agirem como raivosos cães de guarda toda vez que o médium charlatão é dissociado da palavra "perfeição"? Alguém está pagando? Ou o próprio Xavier, morto, pode trazer dinheiro e vantagens materiais para os que inventarem motivos para ele ser canonizado? Lembrando que o mundo espiritual de Xavier é bem materialista, com shopping center, pessoas vestidas de branco , dinheiro circulando e ate sexo sendo feito, mesmo com a ausência dos corpos(??!!).

Eu, sinceramente, continuo a perguntar e vou continuar enquanto Chico Xavier não caia no esquecimento. Qual o interesse em preservar alguém que arruinou por completo uma doutrina inteira, desviando de sua finalidade original e emperrando a evolução moral e intelectual de milhões de seguidores? Já não está mais do que na hora de nos livrarmos desta zona de conforto fantasiada de liderança espiritual?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não há resgate coletivo. E isso o cotidiano nos explica com facilidade

(Autor: Professor Caviar)
Na madrugada de ontem, numa serra na Colômbia, um trágico acidente ceifou quase todos os ocupantes de um avião que levava a equipe catarinense Associação Chapecoense de Futebol, time conhecido como Chapecoense ou, simplesmente, Chape.
No acidente, inicialmente 75 pessoas faleceram. A maioria dos jogadores do Chapecoense, parte da tripulação boliviana que estava no avião, jornalistas e dirigentes esportivos. Apenas seis pessoas foram resgatadas com vida. O famoso zagueiro Neto foi resgatado com vida, e está sob cuidados médicos.
A tragédia comoveu o mundo inteiro e revelou um sonho interrompido de um time em ascensão. Consta-se que o Chapecoense era melhor do que muito time festejado que vence fácil qualquer torneio, e seu time era considerado de grande entrosamento. Com a perda de muitos desses jogadores, o time terá que recomeçar a temporada de 2017 do zero, provavelmente aproveitando jogadores juvenis.
Sob a ótica "espírita", fala-se que o aciden…

Planeta "X", Chupão ou Nibiru: Respondendo a um leitor ramatisista

(Autor: Artur Felipe Azevedo)
Nosso Sistema Solar é composto de 8 planetas. Um leitor anônimo escreveu um comentário, dizendo o seguinte:

"Respeito a opnião (sic) de vocês, mas estão um pouco desatualizados. Se não sabem, foi descoberto um planeta próximo a Plutão, denominado Planeta X, mas que anteriormente foi citado pelo medium Chico Xavier como o Planeta Chupão. Se voces ligarem a teoria espirita com a lógica, viriam que jamais ela errou, mas se exitam em falar sem ao menos saber em que se resume tal coisa. http://geniusvirtual.blogspot.com/2009/07/seria-o-apocalispe-o-planeta-chupao.html  Esse link acima é para a reportagem completa, e abaixo dela está a fonte. Essa repostagem nao é espirita, é científica.
Parem um pouco e leiam para depois falar. É por isso que sempre digo: NÃO PODEMOS FALAR MAL DE ALGUMA COISA QUE NAO CONHECEMOS COMPLETAMENTE, APENAS SE APOIANDO EM SUPOSTOS COMENTARIOS OU SUPOSIÇÕES."


Bem, vemos que o colega ramatisista parece convencido da existência do …

Não quiseram cortar o mal pela raiz? Agora o estrago foi feito. Aguentem!

(Autor: Kardec McGuiver)
Muita gente reclama atualmente das críticas feitas a Chico Xavier. Não são críticas inventadas, são observações dos inúmeros erros cometidos pelo beato católico transformado em "liderança espírita" graças a um festival de manipulações feitas pelas lideranças da FEB, interessadas em fabricar um "santo vivo" para atrair gente e consequentemente, dinheiro. Dinheiro que ia muito pouco para a caridade e mais para as lideranças.
Se esquecem essas pessoas, cegas pela idolatria fanática a um verdadeiro charlatão que foi Chico Xavier, que se tudo fosse evitado antes, nada disso teria acontecido. Era preciso cortar a erva daninha no início, mas preferiram alimentá-la e deixar crescer. Hoje Chico Xavier é uma planta carnívora em dimensões colossais e o estrago que causou no Espiritismo se tornou algo praticamente irreversível.
Claro que houve tentativas para denunciar o charlatão no início. Mas sem a internet ou meios que propagassem as denúncias, el…