Pular para o conteúdo principal

Caridade de Chico Xavier é mito tão real quanto cobra falante da Bíblia

(Autor: Kardec McGuiver)

Chico Xavier sempre enganou as pessoas, graças ao fato de se enquadrar perfeitamente no estereótipo de bondade que atende as expectativas dos fiéis religiosos. Ele nunca passou de um mito criado para fortalecer o "Espiritismo" brasileiro, na verdade uma deturpação tosca e alucinada que nada tem a ver com a doutrina criada por Allan Kardec, cujas únicas semelhanças são a denominação e as bajulações ao mestre de Lyon. O resto, no caso da deturpação tupiniquim, é puro pseudo-cristianismo medieval.

Uma de suas mentiras foi associar a sua imagem ao de um caridoso perfeito e constante. Para quem acredita no beato de Pedro Leopoldo, ele foi o homem mais bondoso que esteve na Terra e fez caridade como ninguém. Até aí, tudo bem. Mas, cadê a tão falada caridade? Chico Xavier ajudou a quem?

Antes que os fanáticos admiradores de Chico Xavier venham me desejar o "desencarne" (interessante como os cristãos andam tão sádicos ultimamente), esclareço que a crítica é sensata, pois falam muito da caridade praticada, mas sem comprovar os resultados. É puro dogma religioso: "não temos as provas, mas temos a convicção". A turminha da Lava Jato sabe muito bem o que é isto.

Como é que Chico Xavier pode ser o maior filantropo do mundo se o resultado de sua caridade praticamente não existe? Sabe-se que ele doou os direitos autorais de seus livros não aos pobres, mas a FEB, que o tutelava (Xavier era católico e estava na doutrina como um exílio). E que a FEB nunca comprovou o que fez com o dinheiro das vendas dos livros assinados pelo beato, supostamente ditados por espíritos.

Se fosse verdade o que os amalucados admiradores do beato de Pedro Leopoldo, o Brasil teriam mudado radicalmente. Pessoas teriam saído da linha da pobreza. Favelas teriam se transformados em bairros com infra-estrutura. A educação de Uberaba seria a primeira do mundo. O IDH, a qualidade de vida e o nível moral e intelectual dos supostamente auxiliados teria uma evolução monstruosa. Sob a tutela de Xavier, Uberaba teria sido o lugar mais desenvolvido do mundo.

Mas a gente corre atrás das provas e o que vê? O mesmo assistencialismo paliativo já praticado por ONGs e instituições de caridade, e nada além disso. As injustiças continuam e o Brasil, graças ao golpe, demonstrou estar num retrocesso assustador, que não se limita ao cancelamento de direitos e venda de nossas maiores riquezas. 

O pior retrocesso está nas mentes das maior parte dos brasileiros que resgataram os piores valores da Velha República brasileira. O ditador Floriano Peixoto ficaria de cabelos em pé se conhecesse o conservadorismo dos brasileiros do século XXI. Exatamente a mesma época que o beato de Pedro Leopoldo dizia que seria uma época de transformações para melhor.

No máximo, o que podemos dizer de Chico Xavier, com base em fatos e não em dogmatismo religioso, é que ele tinha um certo nível de bondade, era gentil e simpático e ajudava em alguma coisinha ou outra. 

Mas do contrário que dizem, sua contribuição para a transformação da humanidade foi nula, o que significa que o título de "homem mais caridoso do mundo" merece ser tirado de suas mãos. Seu mito de caridade é mais uma das mentiras espalhadas por Xavier e seus seguidores para que aumente a quantidade de ovelhinhas alienadas para engordar os cofres do "Espiritismo" brasileiro com o dinheiro que certamente não foi para a caridade. Se tivesse ido, a coisa seria muito diferente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um