Chico Xavier, progressista? Quando, meu amigo?

(Autor: Kardec McGuiver)

Está havendo uma força-tarefa para tentar salvar a reputação de Chico Xavier, que representa uma divindade poderosa e colecionadora de inúmeras qualidades para uma multidão de ingênuos a acreditar que esta crença irá salvar toda a humanidade.

Mesmo sem provas consistentes que comprovem que Chico Xavier foi o mais evoluído ser que passou pelo Brasil e diante de provas que dizem justamente o oposto, há uma insistência em manter o médium no pedestal para apenas satisfazer os interesses particulares de seus admiradores. 

Associar Chico Xavier a conceitos de modernidade é uma dessas iniciativas, pois mesmo no "Espiritismo" deturpado há a necessidade de se associar a conceitos de modernidade, mesmo que entrem e contradição com os dogmas dessa igreja espiritual construída no Brasil pela FEB.

Mas aí eu pergunto: onde está o lado progressista de Chico Xavier? Algo meio difícil de responder pois o que se vê do médium, analisando toda a sua trajetória é de um dos mais retrógradas manifestações de conservadorismo que se tem notícia.

Um beato católico medieval, adorador de santos e rezador de terços, defensor da família tradicional e de valores pra lá de arcaicos, nunca tem condições de ser considerado progressista.

E mais, o ponto alto do notável conservadorismo de Chico Xavier pôde ser visto de forma explícita no programa de entrevistas Pinga Fogo, em 1971, auge da pior fase da ditadura militar, onde o médium mineiro não somente afirmou com convicção de que apoiava o governo instalado e sua medidas enérgicas, como criminalizou os movimentos sociais, condenando trabalhadores e camponeses sem terra. Acham que estamos inventando? Digitem no YouTube "Chico Xavier + Ditadura" e ouça da própria boca do "velhinho progressista" exemplos do mais retrógrado conservadorismo.

Ate as mensagens "edificantes" publicadas e replicadas nas redes sociais atribuídas ao "bom velhinho" nada tem de progressistas. Elas não passam de "pilulas" de auto-ajuda frequentemente vista nesses livros que tem por aí ou frases de moralismo religioso que nada servem para fazer a humanidade evoluir.

Aliás, Chico Xavier foi um incompetente na missão de fazer a humanidade evoluir. Seus admiradores mais radicais estão entre as pessoas mais teimosas da face da terra. Nesta onda de ódio em que nos encontramos, é comum ver chiquistas babando salivas de raiva quando contrariados. Justamente quando pensam estar seguindo o - suposto - exemplo de humildade dado pelo hiper-estimado médium.

Aí eu pergunto novamente: onde está o lado progressista de Chico Xavier? Você gagueja ou tenta soltar teses absurdas para tentar comprovar a sua teoria. Eu resolvo responder de forma decidida: em nada! Chico Xavier foi o sujeito mais retrógrado que esteve no Brasil, tinha sinais de atraso espiritual e falta de compromisso doutrinário. Enganou a todos e mesmo morto continua a enganar.

Como seria bom para o país se este perfeito farsante fosse definitivamente esquecido...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não há resgate coletivo. E isso o cotidiano nos explica com facilidade

Planeta "X", Chupão ou Nibiru: Respondendo a um leitor ramatisista

Madre Teresa de Calcutá e a caridade como mercadoria