Pular para o conteúdo principal

Para que serve o coração?


(Autor: Ângelo Tavares, via e-mail)

Ai que bonitinho! No mesmo dia em que os países de língua inglesa comemoram o Dia dos Namorados, viemos com um belo título que faz com que muitos "espíritas" de meia pataca derramem suas lágrimas carregadas de diabética pieguice. Mas alto lá! Vamos na verdade falar não do coração metafórico das religiões e sim do órgão que nos mantém vivos. Amigos, eu lhes apresento o coração, o órgão!

Esqueçam aquela falácia que diz que "o coração pensa melhor que o cérebro" e outras bobagens do gênero. O coração não pensa. Não sabia? Pois é. O coração não foi feito para raciocinar. Se você pensa com o coração, meu amigo, acho que a parada cerebral vai te trazer uns sérios danos ao funcionamento de seu corpo e também de seu espírito.

O coração é na verdade um músculo que funciona como uma bomba. Não aquela bomba que estoura e cujas explosões são muito vistas em guerras ou em filmes de ação. Bomba no mesmo sentido da bomba de água que existe em seu prédio, fazendo subir da cisterna para andares mais altos. 

O coração faz a mesma função, empurrando sangue para que ele circule de forma correta no organismo, distribuindo nutrientes, hormônios e o que for necessário ao organismo, além de recolher o que o organismo não necessita. O coração deve bater no ritmo certo para que tudo funcione da maneira mais adequada, evitando danos.

Não vou aqui detalhar o funcionamento do coração porque este não é um blog de medicina, biologia ou coisa parecida. A proposta mesmo nem é essa. A minha intenção neste texto é provar que esta mania infantil de fazer com que o coração substitua o cérebro na missão de pensar é uma tolice.

Até mesmo a emotividade situa-se no cérebro. Quando amamos, é o cérebro que, registrando o afeto, ativa o sistema nervoso que faz o coração acelerar através da injeção de hormônios como a adrenalina. Ou seja, o coração bate com base em uma "ordem" recebida pelo cérebro.

Para os mais românticos, sobretudo os que são iludidos por uma doutrina que finge ser científica mas não passa de uma igreja igualzinho às outras, uma novidade: a tal "voz do coração" não existe e nunca existiu. É o cérebro, órgão que vocês insistem em desprezar que fala. E ele fala alto, é só ouvi-lo. Ele é que é o órgão mais responsável que temos no organismo.

E o coração? Bom, ele só é uma bomba. Dar ao coração a missão de um cérebro só o fará explodir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Silêncio da imprensa em torno do caso Divaldo Franco-João Dória Jr. é grave

(Autor: Professor Caviar)
De repente, até a imprensa de esquerda desaprendeu a fazer jornalismo. O prefeito de São Paulo, João Dória Jr., enquanto divulgava a intragável "farinata", composto alimentar de procedência e valor nutricional duvidosos, exibiu o tempo todo a camiseta do evento Você e a Paz, comandado pelo "médium" Divaldo Franco. O silêncio total da imprensa quanto a este aspecto tem muito o que dizer, e não são coisas boas.
Em primeiro lugar, João Dória Jr. não exibiu a camiseta do Você e a Paz porque foi a única camiseta branca que encontrou ele que costuma usar camisas de colarinho e paletó. Também não foi uma iniciativa comparável à de um moleque usando camiseta de banda. Houve um propósito para João Dória Jr. aparecer vestindo a camiseta do Você e a Paz, na qual havia o crédito do nome de Divaldo Franco.
Nenhum jornalista, por mais investigativo que fosse, chegou sequer a perguntar: "ora, se a 'farinata' era apoiada pela Arquidiocese de…

Por defender a ditadura militar, Chico Xavier devia perder homenagens em logradouros

(Autor: Professor Caviar)

Pode parecer, para muitos, cruel e injusto, mas a verdade é que Francisco Cândido Xavier deveria perder as homenagens dadas a logradouros por todo o país.
Na famosa entrevista ao programa Pinga Fogo, em julho de 1971, Chico Xavier exaltou a ditadura militar, com muita convicção, e disse para orarmos para as Forças Armadas, porque os militares estavam construindo o "reino de amor" do Brasil futuro.
Demonstrando um raivoso direitismo, Chico Xavier simplesmente disparou comentários contra manifestantes sem-terra e operários, com um reacionarismo descomunal e que muitos não conseguem imaginar, apegados à "dócil imagem" atribuída ao anti-médium mineiro. Quem duvida, é só ver o vídeo no YouTube. E é o próprio Chico Xavier quem diz, para tristeza de seus seguidores.
Ele defendeu a ditadura militar num contexto em que ela se mostrou bem mais repressiva. Era a época do DOI-CODI, principal órgão de repressão, que aprisionava, torturava e matava pri…

Planeta "X", Chupão ou Nibiru: Respondendo a um leitor ramatisista

(Autor: Artur Felipe Azevedo)
Nosso Sistema Solar é composto de 8 planetas. Um leitor anônimo escreveu um comentário, dizendo o seguinte:

"Respeito a opnião (sic) de vocês, mas estão um pouco desatualizados. Se não sabem, foi descoberto um planeta próximo a Plutão, denominado Planeta X, mas que anteriormente foi citado pelo medium Chico Xavier como o Planeta Chupão. Se voces ligarem a teoria espirita com a lógica, viriam que jamais ela errou, mas se exitam em falar sem ao menos saber em que se resume tal coisa. http://geniusvirtual.blogspot.com/2009/07/seria-o-apocalispe-o-planeta-chupao.html  Esse link acima é para a reportagem completa, e abaixo dela está a fonte. Essa repostagem nao é espirita, é científica.
Parem um pouco e leiam para depois falar. É por isso que sempre digo: NÃO PODEMOS FALAR MAL DE ALGUMA COISA QUE NAO CONHECEMOS COMPLETAMENTE, APENAS SE APOIANDO EM SUPOSTOS COMENTARIOS OU SUPOSIÇÕES."


Bem, vemos que o colega ramatisista parece convencido da existência do …