Pular para o conteúdo principal

Blindando Chico Xavier, Globo exibiu filme sobre temática equivocada

(Autor: Professor Caviar)

No esforço de blindar o "médium" Francisco Cândido Xavier, o "coringa" do baralho religioso da Rede Globo para enfrentar os neopentecostais da Record, a emissora televisiva exibiu mais uma vez o filme As Mães de Chico Xavier, que se revela uma temática equivocada sob a ótica do Espiritismo autêntico.

O fato de divulgar "mensagens mediúnicas" atribuídas a entes queridos é, em si, um grande jogo dos erros, porque vários equívocos se apresentam referente às mesmas, e que muitos se recusam a admitir, tão dominados pela fascinação obsessiva da paixão religiosa. Vejamos:

1) O "médium" deixa de ser intermediário para ser a "grife". Ele é acometido de "culto à personalidade", uma constatação que, à primeira vista, parece cruel e injusta, mas é verídica. Os "médiuns" têm mesmo o "culto à personalidade" que os faz grandes ídolos religiosos. Fogueira das vaidades acobertada pelo aparato de filantropia.

2) As famílias são expostas à exploração sensacionalista de suas tragédias. Em vez da tragédia se consumir em poucos dias, com a volta à rotina na ausência dos entes queridos, ainda com a dor irreparável e tudo, ela se prolonga em sucessivas reportagens e coberturas, e, mesmo quando supostas mensagens espirituais trazem recados aparentemente consoladores e confortantes, as tragédias, mesmo assim, continuam na pauta, se prolongando por longos e longos tempos.

3) As mensagens mostram fortes indícios de fraudes. Acusações de uso de "leitura fria" até na coleta de informações mais sutis e complexas, em que um amigo de infância fala de um aspecto pessoal do morto que a mãe não sabia e por aí vai, além de diferenças gritantes de detalhes pessoais sutis, como a caligrafia das assinaturas, por exemplo, ou irregularidades como "espírito de criança escrever que nem adulto", põem em xeque (digamos até xeque-mate) quanto à veracidade das mensagens.

4) As "psicografias" simbolizadas pelas mensagens direcionadas às mães estimulam um processo obsessivo, que pode incomodar os espíritos dos que já morreram, diante de tanta carga vibratória pesada. Não se trata de eventuais opções em que espíritos encarnados e desencarnados afins aceitem continuar vivendo juntos, mas de uma exploração mórbida e uma fetichização das mortes prematuras, que, juntas, só trazem mais angústia ao espírito falecido, além do fato de que as irregularidades mencionadas no item 3, que se equiparam, por exemplo, aos trotes telefônicos que muitas famílias recebem, magoa ainda mais o falecido, ao saber que terceiros se passam por ele para mandar recado.

Os quatro itens mostram o quanto Chico Xavier só fez prejudicar a Doutrina Espírita, pois todos eles trazem aspectos que contrariam, de forma seguramente explícita, o que Allan Kardec escreveu em sua obra.

Muitos se iludem com a fascinação obsessiva da paixão religiosa, achando tudo "lindo e comovente", mas se torna um processo muito perigoso de obsessão, já alertado por Kardec. O filme só reforça esse processo obsessivo como uma perigosa tentação a arrancar, sem necessidade, tantas lágrimas das pessoas, ensinando muito errado os princípios da Doutrina Espírita e rebaixando o legado kardeciano a um engodo igrejista cheio de mitos e dogmas antiquados e equivocados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um