Pular para o conteúdo principal

O falso bom mocismo ditado pelas religiões

(Autor: Profeta Gandalf)

Para a sociedade brasileira, a noção de moral é dada pela religião. Muitos acreditam ser impossível dissociar moral de suas crenças, tanto é que muita gente ainda acha que os ateus ou aqueles que simplesmente não possuem uma religião, não tem caráter, só por causa deste fato.

Não que a moral pregada pelas religiões seja ruim. Longe disso. O que acontece é que os seguidores das religiões aprendem a ser bons muito mais por exigência das religiões do que por amor ao próximo. A bondade que resulta disso não é espontânea. 

Dependendo da situação, em alguns casos, nota-se a ausência da verdadeira bondade, já que a noção de moral do seguidor de uma crença é totalmente baseada no que ele aprende através dos sacerdotes e palestrantes que lhe orientam. Quando uma situação exige uma noção de moral que foge desses crenças, aí nota-se um desaparecimento dessa bondade, fazendo o religioso, que se considera uma pessoa mais bondosa que as outras, cometer algum tipo injustiça.

Enquanto isso, conheço ateus, agnósticos e não-religiosos que são excelentes pessoas. Por não terem a religião como cabresto, podem ser bondosos com mais responsabilidade e mais amor verdadeiro. E claro, também existem pessoas religiosas que são realmente bondosas, não pela sua crença, mas pelo amor que demonstram. Mesmo seguindo uma crença, elas são bondosas por decisão própria. Creio que estas continuariam bondosas mesmo se largassem suas crenças.

A moral, na verdade, nada tem a ver com religiosidade. Até fica melhor sem ela, mais espontânea, mais amorosa e mais consciente. As religiões, sem exceção, foram construídas através de lendas sem comprovação real, que são difundidas como se fosse pura verdade. Quem prioriza o raciocínio, tem o direito de não seguir nenhuma religião. E com o raciocínio correto, podemos praticar a bondade com mais esmero, já que podemos pensar nas necessidades coletivas, com mais chance de acerto.

Ser bondoso é, acima de tudo o ato de enxergar o benefício coletivo. E isso ainda não foi mencionado por nenhuma das religiões, que preferem impor a bondade compulsória, sob ameaçar absurdas de castigos que nunca existem.

Dá para ser bondoso sem religião. Dá para ajudar ao próximo sem acreditar nas lendas tão defendidas pelos "grandes líderes" das religiões. Moral é acima de tudo uma responsabilidade social e a consciência de que, por não vivermos sozinhos, temos que lutar pelo bem estar de todos que nos rodeiam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Silêncio da imprensa em torno do caso Divaldo Franco-João Dória Jr. é grave

(Autor: Professor Caviar)
De repente, até a imprensa de esquerda desaprendeu a fazer jornalismo. O prefeito de São Paulo, João Dória Jr., enquanto divulgava a intragável "farinata", composto alimentar de procedência e valor nutricional duvidosos, exibiu o tempo todo a camiseta do evento Você e a Paz, comandado pelo "médium" Divaldo Franco. O silêncio total da imprensa quanto a este aspecto tem muito o que dizer, e não são coisas boas.
Em primeiro lugar, João Dória Jr. não exibiu a camiseta do Você e a Paz porque foi a única camiseta branca que encontrou ele que costuma usar camisas de colarinho e paletó. Também não foi uma iniciativa comparável à de um moleque usando camiseta de banda. Houve um propósito para João Dória Jr. aparecer vestindo a camiseta do Você e a Paz, na qual havia o crédito do nome de Divaldo Franco.
Nenhum jornalista, por mais investigativo que fosse, chegou sequer a perguntar: "ora, se a 'farinata' era apoiada pela Arquidiocese de…

Por defender a ditadura militar, Chico Xavier devia perder homenagens em logradouros

(Autor: Professor Caviar)

Pode parecer, para muitos, cruel e injusto, mas a verdade é que Francisco Cândido Xavier deveria perder as homenagens dadas a logradouros por todo o país.
Na famosa entrevista ao programa Pinga Fogo, em julho de 1971, Chico Xavier exaltou a ditadura militar, com muita convicção, e disse para orarmos para as Forças Armadas, porque os militares estavam construindo o "reino de amor" do Brasil futuro.
Demonstrando um raivoso direitismo, Chico Xavier simplesmente disparou comentários contra manifestantes sem-terra e operários, com um reacionarismo descomunal e que muitos não conseguem imaginar, apegados à "dócil imagem" atribuída ao anti-médium mineiro. Quem duvida, é só ver o vídeo no YouTube. E é o próprio Chico Xavier quem diz, para tristeza de seus seguidores.
Ele defendeu a ditadura militar num contexto em que ela se mostrou bem mais repressiva. Era a época do DOI-CODI, principal órgão de repressão, que aprisionava, torturava e matava pri…

Planeta "X", Chupão ou Nibiru: Respondendo a um leitor ramatisista

(Autor: Artur Felipe Azevedo)
Nosso Sistema Solar é composto de 8 planetas. Um leitor anônimo escreveu um comentário, dizendo o seguinte:

"Respeito a opnião (sic) de vocês, mas estão um pouco desatualizados. Se não sabem, foi descoberto um planeta próximo a Plutão, denominado Planeta X, mas que anteriormente foi citado pelo medium Chico Xavier como o Planeta Chupão. Se voces ligarem a teoria espirita com a lógica, viriam que jamais ela errou, mas se exitam em falar sem ao menos saber em que se resume tal coisa. http://geniusvirtual.blogspot.com/2009/07/seria-o-apocalispe-o-planeta-chupao.html  Esse link acima é para a reportagem completa, e abaixo dela está a fonte. Essa repostagem nao é espirita, é científica.
Parem um pouco e leiam para depois falar. É por isso que sempre digo: NÃO PODEMOS FALAR MAL DE ALGUMA COISA QUE NAO CONHECEMOS COMPLETAMENTE, APENAS SE APOIANDO EM SUPOSTOS COMENTARIOS OU SUPOSIÇÕES."


Bem, vemos que o colega ramatisista parece convencido da existência do …