Pular para o conteúdo principal

A teimosia pseudo-espírita

(Autor: Profeta Gandalf)

O Espiritismo na verdade surgiu como ciência. Fala em fé, mas a fé raciocinada, aquela que vem após a contestação e análise. Une as etapas de aceitação de uma ideia:

- Filosofia: que nos faz questionar, não aceitar facilmente uma ideia;
- Ciência: o que nos leva a analisar a ideia se válida ou não;
- Religião: validada a ideia, podemos aceitá-la e crer nela.

Mas acontece que não tem sido assim. O Espiritismo brasileiro, conhecido como "Movimento Espírita" e que posso chamar também de Espiritolicismo, tem se desviado cada vez mais do Espiritismo propriamente dito, seguindo orientação de espíritos evidentemente católicos e que inserem suas crenças para que a doutrina lançada por Allan Kardec não ultrapasse o secular e hegemônico catolicismo.

Mesmo com as críticas ao Movimento Espírita pipocando pela internet, seus seguidores, adeptos da boca para fora da fé raciocinada, se revoltam, preferindo se manter presos as crenças absurdas que foram inseridas no movimento, achando que é resultado de uma "fé raciocinada", embutindo uma (falsa) autoridade científica a médiuns, palestrantes e escritores que falam aquilo que eles acreditam, sem verificar se é verdade ou falso. Essa falsa autoridade acaba dando credibilidade a muitos absurdos que vemos em nome da doutrina, o que estimula a estagnação nesse nível.

Mas talvez o medo de romper com um certo igrejismo, já tradicional no Brasil, possa ser o motivo desta estagnação chiquista no Espiritismo brasileiro. O rótulo de "fé raciocinada", referências a ciência e o puxa-saquismo com Kardec são meramente para dar força a fé cega que se instalou na versão brasileira da doutrina, como se isso servisse como prova de que os tais absurdos são verdadeiros. E do mesmo modo que as outras crenças, o Espiritismo brasileiro também tem seus dogmas irracionais, lendas transformadas em fatos "históricos".

Mas adianta esclarecer os integrantes do Movimento Espírita de que isso não é Espiritismo? Não. A fé cega também é surda. A teimosia surgida do fanatismo chiquista impede que mentes possam ser abertas para novos questionamentos. Não se vê nos "estudos" de centros qualquer coisa que estimule análise. Os cursos se parecem com o velho catecismo. As palestras são o mais do mesmo, geralmente falando de amor, bondade e coisas parecidas. Como abrir mentes que são treinadas para serem fechadas?

Se houvesse o esclarecimento de palestrantes, escritores e médiuns de prestígio, além de aparecer mais e mais palestras que realmente mostrem o verdadeiro Espiritismo, possamos ter a esperança de ver as ideias tomarem o seu devido lugar. Mas o que se vê é o contrário, o reforço, através de outros meios como música, cinema, teatro, daquilo que se entende como Espiritismo sem ser de fato. As pessoas vão sendo bombardeadas por esse falso Espiritismo e vão achando que é isso mesmo, pois meios, instituições e indivíduos de prestígio, martelam a mesma tecla. Como combater quem tem um prestígio sólido em uma sociedade que adora idolatrar totens, como a brasileira?

Não sei dizer até onde isso vai. O número de "espíritas" diminui ao invés de aumentar. Entre 1940 e 2010 os declarantes "espíritas (incluindo os membros de religiões afro e católicos sincréticos que acreditam em reencarnação), o número não foi além de 0,9% de acréscimo. Chico Xavier, totem-mor dessa confusão toda, já começa a ser desmascarado, ainda com muita timidez (até quem contesta o mito, mostra um certo medo da suposta divindade que o médium representa, preferindo amansar o teor das críticas), mas aos poucos, se dissociando da imagem de "enviado divino" que os integrantes do Movimento Espírita adoram atribuir ao médium mineiro (que ironicamente não gostava nada da idolatria que faziam - e fazem até hoje - com ele).

O jeito é continuarmos esclarecendo as pessoas, através da internet, esse meio realmente democrático que dá a oportunidade de gente diferente expor as suas ideias, acabando com o pensamento único que tanto nos dominou durante anos. Quem sabe, com a expansão e o aprofundamento dos debates, o Movimento Espírita perderá adeptos e desaparecerá, para dar lugar ao verdadeiro Espiritismo, tal e qual Allan Kardec concebeu.

E realmente, o lionês estava certo quando dizem que os inimigos estavam dentro da doutrina. Quando esses inimigos não puderem mais ser ouvidos, a humanidade poderá se evoluir. Espero que seja o mais rápido possível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um