Pular para o conteúdo principal

Chico Xavier não correspondia ao estereótipo do charlatão, apesar de ter sido


(Autor: Kardec McGuiver)

Há um bom tempo muitas lideranças religiosas tem sido denunciadas pelos seus erros, seja de qualquer tipo for. Menos no "Espiritismo" brasileiro, ainda gozando de boa blindagem. Mas porquê?

As lideranças "espíritas", com a exceção de uns menos influentes, gozam de absoluta blindagem porque não correspondem ao estereótipo do charlatão que as pessoas conhecem. Brasileiros adoram estereótipos e costumam definir as coisas através deles, o que exige menos esforço intelectual.

A FEB, que criou o mito Chico Xavier, tomou todo o cuidado possível para que ele fugisse ao estereótipo do charlatão. Inicialmente acusado como tal, após ter escapado de um processo judicial por causa do livro Brasil, Coração do Mundo, foi iniciada uma força tarefa bastante ativa para recuperar o prestígio do médium, transformando-o em uma divindade viva.

Além de esconder os defeitos reais do médium (que errava mais do que acertava), a FEB tratou de recrutar escritores para inventar qualidades e até superpoderes que eram contados através de lendas criadas inspiradas no Jesus mitológico criado pelo Catolicismo. Era necessário transformar Xavier em algo sobre-humano para que pudesse se tornar uma "verdade absoluta".

Até  mesmo a orientação feita ao médium (que indícios sugerem que não tinha capacidade de decisão própria) de não enriquecer (pelo menos ostensivamente), inventando que as vendas dos livros "iriam para a caridade", reforçaram essa mitologia, livrando Xavier das acusações de que estaria usando a fé alheia para se promover. Usava, até usava, mas não da maneira tradicional dos outros charlatães.

Esta dissociação ao estereótipo do charlatão típico é que blinda Xavier e as grandes lideranças da deturpação "espírita" brasileira como Yvonne, Divaldo, Medrado, Gasparetto e outros, das acusações do charlatanismo que de fato praticavam e (os vivos ainda) praticam.

E por isso mesmo que a versão distorcida da doutrina ainda e tão seguida e respeitada por muitos, carecendo de alguém com visibilidade e poder de influência coletiva para denunciar toda a farsa que se esconde nesse estranho "kardecismo" com "CH".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Silêncio da imprensa em torno do caso Divaldo Franco-João Dória Jr. é grave

(Autor: Professor Caviar)
De repente, até a imprensa de esquerda desaprendeu a fazer jornalismo. O prefeito de São Paulo, João Dória Jr., enquanto divulgava a intragável "farinata", composto alimentar de procedência e valor nutricional duvidosos, exibiu o tempo todo a camiseta do evento Você e a Paz, comandado pelo "médium" Divaldo Franco. O silêncio total da imprensa quanto a este aspecto tem muito o que dizer, e não são coisas boas.
Em primeiro lugar, João Dória Jr. não exibiu a camiseta do Você e a Paz porque foi a única camiseta branca que encontrou ele que costuma usar camisas de colarinho e paletó. Também não foi uma iniciativa comparável à de um moleque usando camiseta de banda. Houve um propósito para João Dória Jr. aparecer vestindo a camiseta do Você e a Paz, na qual havia o crédito do nome de Divaldo Franco.
Nenhum jornalista, por mais investigativo que fosse, chegou sequer a perguntar: "ora, se a 'farinata' era apoiada pela Arquidiocese de…

Por defender a ditadura militar, Chico Xavier devia perder homenagens em logradouros

(Autor: Professor Caviar)

Pode parecer, para muitos, cruel e injusto, mas a verdade é que Francisco Cândido Xavier deveria perder as homenagens dadas a logradouros por todo o país.
Na famosa entrevista ao programa Pinga Fogo, em julho de 1971, Chico Xavier exaltou a ditadura militar, com muita convicção, e disse para orarmos para as Forças Armadas, porque os militares estavam construindo o "reino de amor" do Brasil futuro.
Demonstrando um raivoso direitismo, Chico Xavier simplesmente disparou comentários contra manifestantes sem-terra e operários, com um reacionarismo descomunal e que muitos não conseguem imaginar, apegados à "dócil imagem" atribuída ao anti-médium mineiro. Quem duvida, é só ver o vídeo no YouTube. E é o próprio Chico Xavier quem diz, para tristeza de seus seguidores.
Ele defendeu a ditadura militar num contexto em que ela se mostrou bem mais repressiva. Era a época do DOI-CODI, principal órgão de repressão, que aprisionava, torturava e matava pri…

Planeta "X", Chupão ou Nibiru: Respondendo a um leitor ramatisista

(Autor: Artur Felipe Azevedo)
Nosso Sistema Solar é composto de 8 planetas. Um leitor anônimo escreveu um comentário, dizendo o seguinte:

"Respeito a opnião (sic) de vocês, mas estão um pouco desatualizados. Se não sabem, foi descoberto um planeta próximo a Plutão, denominado Planeta X, mas que anteriormente foi citado pelo medium Chico Xavier como o Planeta Chupão. Se voces ligarem a teoria espirita com a lógica, viriam que jamais ela errou, mas se exitam em falar sem ao menos saber em que se resume tal coisa. http://geniusvirtual.blogspot.com/2009/07/seria-o-apocalispe-o-planeta-chupao.html  Esse link acima é para a reportagem completa, e abaixo dela está a fonte. Essa repostagem nao é espirita, é científica.
Parem um pouco e leiam para depois falar. É por isso que sempre digo: NÃO PODEMOS FALAR MAL DE ALGUMA COISA QUE NAO CONHECEMOS COMPLETAMENTE, APENAS SE APOIANDO EM SUPOSTOS COMENTARIOS OU SUPOSIÇÕES."


Bem, vemos que o colega ramatisista parece convencido da existência do …