O fundamentalismo chiquista

(Autor: Profeta Gandalf)

O estrago que o Espiritismo recebeu no Brasil graças a muito enxerto e deturpação é muito maior do que se é capaz de imaginar. O que deveria ser uma fé raciocinada se transformou em um fanatismo irracional que, quando questionado (questionar faz parte do raciocínio, viram?) gera muita discórdia e brigas. Até porque a teimosia é uma característica inerente a qualquer tipo de fanático.

No Facebook fui divulgar uma postagem deste blogue e só porque alertei, num texto (o tema era outro, a TCI) sobre os defeitos (comprovados) do médium Chico Xavier, grande mentor dos "espíritas" brasileiros, três internautas entenderam que eu estava ofendendo o médium (na verdade eles é que se sentiram ofendidos, numa atitude similar aos fanáticos de  outras religiões). Reli o texto e não encontrei nada que pudesse ser ofensivo. As informações inclusive aparecem em biografias autorizadas sobre o médium.

Provavelmente, os comentários que me questionaram vieram de fanáticos religiosos do Espiritolicismo. A falta de compromisso com a fé raciocinada (embora este termo seja constantemente usado como desculpa esfarrapada dos "espíritas" para defender qualquer bobagem) tem feito com que o Espiritismo no Brasil seja transformado em mais uma religião como qualquer outra, defendendo absurdos e elegendo santos e semideuses. Para estes, Xavier foi alçado a condição de ser mais perfeito da Terra (e Jesus, como é que fica? Veja o nº 625 deste artigo), ou pelo menos do Brasil. mas isso é puramente mitológico, pois não há evidências que provem que Xavier foi melhor que os outros moralmente. Intelectualmente era até inferior a muitos (o que ele mesmo admitia, apesar de não fazer nada para mudar isso).

Essa falta de raciocínio e questionamento é que favorece a aceitação de absurdos, resultando na defesa de teses falsas e de exageros no entendimento do papel de cada um. Xavier nada tem a ver com o Espiritismo, de fato nunca estudou a doutrina (foi proibido pelo seu obsessor a isso) e fez um grande estrago para a compreensão da doutrina. Como um cara pode ser considerado o "mais bondoso da Terra" se cometeu o grave malefício de impedir a evolução intelectual da humanidade, publicando livros cheios de erros e com fantasias que mais parecem saídas de contos de fadas? Com certeza, gostem ou não, Xavier vai voltar para pagar pelas mentiras que difundiu, mesmo culposamente. Se é que ele já não voltou.

E para os fanáticos fãs do médium mineiro, um recado: estudem Kardec. Não se limitem a ler superficialmente ou usar o nome do médium francês como atestado. Se estudarem com muita atenção, vão perceber que o mestre de Lion já previu toda esta deturpação, denunciando os espíritos mistificadores e colocando Xavier e seus espíritos obsessores Emmanuel e André Luiz contra a parede, já que são indignos de confiança e de respeito.

Estudem o Espiritismo verdadeiro e contestem essas deturpações. Quem aceita tudo facilmente vive enclausurado na cegueira intelectual, travando a sue evolução espiritual. Tal como os beatos e os fanáticos de qualquer religião existente em nosso planeta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não há resgate coletivo. E isso o cotidiano nos explica com facilidade

Planeta "X", Chupão ou Nibiru: Respondendo a um leitor ramatisista

Madre Teresa de Calcutá e a caridade como mercadoria