Pular para o conteúdo principal

O fundamentalismo chiquista

(Autor: Profeta Gandalf)

O estrago que o Espiritismo recebeu no Brasil graças a muito enxerto e deturpação é muito maior do que se é capaz de imaginar. O que deveria ser uma fé raciocinada se transformou em um fanatismo irracional que, quando questionado (questionar faz parte do raciocínio, viram?) gera muita discórdia e brigas. Até porque a teimosia é uma característica inerente a qualquer tipo de fanático.

No Facebook fui divulgar uma postagem deste blogue e só porque alertei, num texto (o tema era outro, a TCI) sobre os defeitos (comprovados) do médium Chico Xavier, grande mentor dos "espíritas" brasileiros, três internautas entenderam que eu estava ofendendo o médium (na verdade eles é que se sentiram ofendidos, numa atitude similar aos fanáticos de  outras religiões). Reli o texto e não encontrei nada que pudesse ser ofensivo. As informações inclusive aparecem em biografias autorizadas sobre o médium.

Provavelmente, os comentários que me questionaram vieram de fanáticos religiosos do Espiritolicismo. A falta de compromisso com a fé raciocinada (embora este termo seja constantemente usado como desculpa esfarrapada dos "espíritas" para defender qualquer bobagem) tem feito com que o Espiritismo no Brasil seja transformado em mais uma religião como qualquer outra, defendendo absurdos e elegendo santos e semideuses. Para estes, Xavier foi alçado a condição de ser mais perfeito da Terra (e Jesus, como é que fica? Veja o nº 625 deste artigo), ou pelo menos do Brasil. mas isso é puramente mitológico, pois não há evidências que provem que Xavier foi melhor que os outros moralmente. Intelectualmente era até inferior a muitos (o que ele mesmo admitia, apesar de não fazer nada para mudar isso).

Essa falta de raciocínio e questionamento é que favorece a aceitação de absurdos, resultando na defesa de teses falsas e de exageros no entendimento do papel de cada um. Xavier nada tem a ver com o Espiritismo, de fato nunca estudou a doutrina (foi proibido pelo seu obsessor a isso) e fez um grande estrago para a compreensão da doutrina. Como um cara pode ser considerado o "mais bondoso da Terra" se cometeu o grave malefício de impedir a evolução intelectual da humanidade, publicando livros cheios de erros e com fantasias que mais parecem saídas de contos de fadas? Com certeza, gostem ou não, Xavier vai voltar para pagar pelas mentiras que difundiu, mesmo culposamente. Se é que ele já não voltou.

E para os fanáticos fãs do médium mineiro, um recado: estudem Kardec. Não se limitem a ler superficialmente ou usar o nome do médium francês como atestado. Se estudarem com muita atenção, vão perceber que o mestre de Lion já previu toda esta deturpação, denunciando os espíritos mistificadores e colocando Xavier e seus espíritos obsessores Emmanuel e André Luiz contra a parede, já que são indignos de confiança e de respeito.

Estudem o Espiritismo verdadeiro e contestem essas deturpações. Quem aceita tudo facilmente vive enclausurado na cegueira intelectual, travando a sue evolução espiritual. Tal como os beatos e os fanáticos de qualquer religião existente em nosso planeta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um