Pular para o conteúdo principal

A repercussão (infelizmente) positiva de Chico Xavier perante laicos e religiosos de outras crenças

(Autor: Profeta Mentalista)

A FEB  conseguiu o que queria. Mesmo incoerentemente, a federação que diz "representar" o Espiritismo no Brasil, mas na verdade não passa de um Catolicismo reencarnacionista, lançou mão de muita ação publicitária para transformar um simples cidadão que "falava com os mortos" em um semideus de reputação poderosa. 

A mitologia que cerca Chico Xavier, o tal cidadão, é imensamente falsa, já que na prática, observando com mais atenção, ele não passava de um homem gentil como eu, você e qualquer um. Nenhuma ação de bondade transformadora de sua responsabilidade aconteceu de fato, mas mesmo assim, o médium mineiro continua, anos após o seu falecimento, a ser considerado um "maior exemplo de bondade" em nosso país.

Mas essa reputação não é limitada aos espiritólicos. Pessoas de outras religiões ou até sem religião, reconhecem no médium, mesmo erroneamente, o símbolo máximo da bondade em nosso país. Pelo jeito, os verdadeiros espíritas, os ateus e alguns evangélicos são os únicos a contestar o falso mito de bondade do superestimado Xavier.

Como o "Espiritismo" de Xavier (não o de Kardec, embora o nome deste é constantemente associado ao médium mineiro, que nunca estudou de fato a doutrina) é considerado uma religião e há um estigma arraigado na sociedade de que tem que se ter uma religião para se ter bondade, é comum que líderes religiosos sejam considerados como "exemplo de bondade", mesmo sem mexer sequer uma palha em benefício alheio. E Xavier, considerado como "líder" se enquadra nessa situação.

Como os laicos e religiosos de outras crenças não conhecem o verdadeiro Espiritismo, já que a FEB, interesseira, manipula os meios de comunicação (até mesmo o Wikipedia prefere uma visão espiritólica) para que esse "Espiritismo" pirata representado na figura do ingênuo médium seja visto como o "verdadeiro" Espiritismo por aqueles que não o conhecem.

Enquanto isso estiver acontecendo, enquanto o nome de Chico Xavier continuar sendo associado a palavra "espírita", a compreensão real dos pontos da doutrina continuará travado e a sociedade mergulhada na fé cega que constrói um senso superficial de altruísmo, aquele que consola mas não resolve nada. Continuemos por enquanto com o culto ao médium ingênuo e a sua incapacidade de mudar o mundo, apenas colocando a palavra "reencarnação" em tudo isso que está aí sobre o nome de "religião".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um