Pular para o conteúdo principal

Porque não deram ouvidos aos críticos de Chico Xavier, quando tudo começou?

(Autor: Kardec McGuiver)

Médicos mais experientes e consagrados sempre dizem que câncer pode ser curado se tratado no início. Em fase avançada não somente a cura se torna impossível como as chances de morte causada pela doença aumentam drasticamente. O mal não somente deve ser cortado pela raiz como deve ser eliminado logo no começo, quando a erva daninha ainda é um broto.

Mas preferiram deixar a erva daninha crescer a proporções monstruosas. Somente após o estrago feito, decidem cortá-la. Mas aí é tarde, pois muitos dos danos são irreversíveis. Era melhor que as pessoas tivessem ouvido os críticos antes. Mas prudência não é uma qualidade presente na maioria dos brasileiros. Como dizem os mais sábios: brasileiro só aprende apanhando.

Quando Chico Xavier surgiu, era o começo do século XX. Vários conceitos que hoje estão comprovados ainda estavam em fase de estudo na época e muitos deles ainda eram desconhecidos. A doença mental sofrida por Chico Xavier ainda era desconhecida e por isso foi confundida com paranormalidade.

PARANORMALIDADE NA ERA DOS CIRCOS DOS HORRORES

Esta suposta paranormalidade, numa época onde a bizarrice atraia multidões pela curiosidade, transformou Chico Xavier em um mito que para ser mantido, teve que ser transformado em incansável filantropo para que atraísse ainda mais multidões e uma legião de fanáticos não apenas entre os "espíritas", mas praticamente todos os brasileiros.

Todo o trabalho foi feito para que o beato de Pedro Leopoldo acabasse se tornando uma figura admirável até mesmo para o mais cético ateu. Muitas lendas foram construídas em torno do falso médium para que ele se tornasse sobre-humano, apesar de nunca ter passado de um mero beato que queria apenas um lugar para rezar, após se expulso da igreja que ele amava e que continuou amando até falecer em 2002.

Chico Xavier nunca foi nada de positivo do que falaram sobre ele. Para a opinião pública, graças ao bem sucedido trabalho publicitário feito em torno dele, ele era um colecionador de qualidades, um médium superpoderoso, totalmente correto, bondoso e altruísta e que era militante pela causa em prol do bem estar dos brasileiros. Balela! 

Pois na prática, nunca se observou algum resultado concreto sobre isso. Além de Xavier nunca ter sido de fato um altruísta, pelo seu conservadorismo retrógrado (que incluía a reprovável Teologia do Sofrimento, que era favorável ao sofrimento alheio) e pelo apoio dado à ditadura militar em sua pior fase e a vários políticos direitistas, todos comprometidos com a ganância capitalista.

Até mesmo a mediunidade dele era falsa, pois o conteúdo de suas obras e mensagens era o mesmo de sua linha retrógrada de pensamento e seus diagnósticos sobre o cotidiano eram baseados nas mentiras lançadas pela mídia hegemônica, controlada por empresários gananciosos que mentiam para proteger interesses e derrubar desafetos ou quaisquer pessoas que impedissem a satisfação da ganância. 

ARMAÇÃO CRIADA PARA ESTIMULAR A PASSIVIDADE

Chico Xavier na verdade, foi uma armação criada para estimular a passividade das pessoas e a confiança em um futuro próspero que nunca chegava. Por incrível que possa parecer, Chico Xavier foi um instrumento em prol da ganância, pois ele mesmo defendia serem os ricos a "reencarnação dos bons" e sem utilizar o rótulo, sempre defendeu a meritocracia, dizendo que as pessoas deveriam se virar para sair de suas condições humilhantes.

Muita gente iludida caiu no canto de sereia de Chico Xavier, cuja imagem era o estereótipo dos "missionários do bem". O lobo mau se fantasiou de ovelhinha fofa e conseguiu enganar até mesmo o mais esperto dos intelectuais. Mas porque aqueles que não conseguiram ser enganados pelo beato e tiveram a coragem de denunciá-lo, nunca foram ouvidos?

Todos os danos causados por esta farsa do "médium superpoderoso e incansavelmente bondoso" poderiam ter sido evitados se Chico Xavier fosse denunciado como farsante desde o início. Mas como atração de circo dos horrores, todos ficaram curiosos com a sua falsa paranormalidade, associaram esta a uma suposta bondade sem limites e o mito ultra-influente foi construído.

Poderíamos ter visto o Espiritismo original se desenvolver. Mas cultuaram a erva daninha chamada Chico Xavier, que arruinou tudo, resultando nisso que vemos: um país desunido, com a ganância crescendo a cada dia, sem perspectiva de prosperidade, sob o comando de uma espécie de Hitler moderno e meio bobo, mas que não mede esforços para destruir totalmente um país. 

Chico Xavier não é o único, mas tem muita responsabilidade por todos esses danos. E quem o apoiou é cúmplice de toda esta desgraça.

Descartemos Chico Xavier, para o bem de todos. Seria bom se pudermos reparar os danos que ele causou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um