Pular para o conteúdo principal

O Bolsonarismo segundo Chico Xavier

(Autor: Senhor dos Anéis, por e-mail)

Devemos ter a humildade para aceitar, de forma realista, que muitos daqueles que julgamos serem ídolos ou heróis podem representar qualidades não muito positivas para nosso imaginário. Usar o pensamento desejoso pode soar agradável, inventando nosso ídolo conforme dita a nossa imaginação, mas isso não resolve o problema das decepções, que, neste caso, podem vir ainda piores.

Mesmo um "médium espírita", considerado um ídolo religioso para muitos, não pode ser submetido aos devaneios humanos. O caso de Francisco Cândido Xavier, conhecido como Chico Xavier, é preocupante que ele seja apreciado ao rol das fantasias, sob a desculpa atraente mas equivocada da "voz do coração". 

Essa desculpa permite que Chico Xavier seja adorado através de fantasias que tentam desesperadamente se impor à realidade, de forma que a informação realista a respeito do "médium", sendo desagradável a seus seguidores, é encarada com revolta e indignação.

Pessoas progressistas reagem com horror à tese que circula na Internet de que Chico Xavier teria apoiado Jair Bolsonaro. A revolta tenta ser justificada por alegações superficiais, movidas pela emoção e por paradigmas idealizados a respeito do "médium", e ignora a realidade contundente de que Chico Xavier sempre foi ultraconservador, com muito gosto e por iniciativa própria dele. 

Isso está nas raízes sociais, no contexto de seu tempo e na sua natureza pessoal. Ele apoiou a ditadura militar com gosto, senão ele teria boicotado uma homenagem que lhe foi feita pela Escola Superior de Guerra, a "Sorbonne dos militares de extrema-direita".

São muitas provas de que Chico Xavier seria bolsonaristas, e elas são consistentes e vem de suas próprias palavras, mesmo quando elas supostamente evocam autoria de gente morta. E seu ultraconservadorismo era tão convicto que o ideal seria mesmo é estranhar a imagem de "progressista" que, sem um menor motivo consistente, se atribui ao "médium", assim de graça, só porque ele apareceu com um bebê humilde no colo.

Chico Xavier sempre foi devoto da Teologia do Sofrimento, defendia a submissão humana, o rigor da hierarquia social, o trabalho exaustivo e teria apoiado a reforma trabalhista e a reforma da previdência como meios de "desapego material" e "reeducação da vida humana", dentro de seus valores católicos conservadores. Há também expressões que sugerem racismo sutil, tratando negros e índios como "inferiores", e também ideologia machista. Tudo isso é surpreendentemente expresso nas palavras do próprio "médium".

Fizemos uma seleção dessas provas, altamente consistentes, de que Chico Xavier era um ultraconservador. Em que pese rumores de que o "médium" era um "homossexual", Chico era homofóbico (Fernando Holiday também é as duas coisas). 

Chico foi um precursor da "cura gay", ao defender o "respeito absoluto" aos homossexuais, mas ver nessa escolha um motivo de perturbação mental na encarnação, que seria resolvida com a "reeducação" que traria o encarnado à "consciência de sua condição biológica sexual designada por Deus", ou seja, se o homem nasceu homem e a mulher nasceu mulher, isso não pode ser desobedecido porque é "vontade divina". 

Isso está presente quando Chico fala que a pessoa encarnada em gênero sexual diferente precisa "reajustar os próprios sentimentos" um eufemismo para a defesa de que, no caso de um homem reencarnar como mulher, ter que se adaptar à nova condição sexual e não se rebelar a ela.

Vamos então à seleção de frases de Chico Xavier que fariam um progressista se afastar e romper completamente com o "médium", incluindo um pedido de desculpas em alguma carta pública ou declaração trazida à sociedade:

1) APOLOGIA AO SOFRIMENTO HUMANO:

— Diz o Evangelho que as nossas provas são um índício, não um fim… Estamos, dentro delas fazendo um vestibular de promoção espiritual ou ficamos sob determinadas dependências…

O nosso espírito tem que estar ajustado às Leis de Deus. Paciência operosa, esperança ativa não são simples palavras… Podemos estar sofrendo, estar aflitos, mas, se estamos desesperados, criando problemas para os outros com os nossos problemas nós não estaremos atravessando os nossos problemas com as nossas almas ligadas às Leis de Deus… Não estamos liberados só porque sofremos; depende de nossa atitude a vitória que desejamos alcançar. Estejamos com o nosso pensamento em Deus, com a nossa alma a doar de si, sem pensar em si… Vamos podar o sofrimento daqueles que Deus nos deu à convivência, para que eles sejam mais felizes; calar as nossas dores, pacificar o nosso próprio espírito quando tudo nos induz ao desespero (…) Existe algo que nós podemos dar sem termos: é a felicidade! Precisamos aprender a sofrer sem mostrar sofrimento, atravessar dificuldade sem colocá-la na pauta dos outros… Estamos matriculados na prova; vamos ver qual será a nota".

(As Bênçãos de Chico Xavier, de Carlos A. Baccelli (Ed. Didier), 1998)

2) MACHISMO:

"A ideologia feminista dos tempos modernos, porém, com as diversas bandeiras políticas e sociais, pode ser um veneno para a mulher desavisada dos seus grandes deveres espirituais na face da Terra. Se existe um feminismo legítimo, esse deve ser o da reeducação da mulher para o lar, nunca para uma ação contraproducente fora dele. É que os problemas femininos não poderão ser solucionados pelos códigos do homem, mas somente à luz generosa e divina do Evangelho". 

(Francisco Cândido Xavier, atribuído a Emmanuel, O CONSOLADOR (FEB), 1941)

3) RACISMO:

"Outra missão era também reunir os sedentos de justiça divina (degredados), os simples de coração (índios), os humildes e aflitos (escravos), para a formação da alma coletiva de um povo bem-aventurado por sua mansidão e fraternidade".

"Os donatários dos imensos latifúndios de Santa Cruz fizeram-se à vela, escravizando os negros indefesos da Luanda, da Guiné e de Angola. Infelizmente, os pobres cativos, miseráveis e desditosos, chegam à pátria do vosso Evangelho como se fossem animais bravios e selvagens, sem coração e sem consciência".

(Francisco Cândido Xavier e Antônio Wantuil de Freitas (não creditado), mas atribuído a Humberto de Campos, BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO (FEB), 1938)

4) HOMOFOBIA:

A homossexualidade, hoje chamada também transexualidade, definindo-se, no conjunto de suas caraterísticas, por tendência da criatura para a comunhão afetiva com outra criatura do mesmo sexo, não encontra explicação fundamental nos estudos psicológicos de base materialista mas é perfeitamente compreensível à luz da reencarnação.

Embora a sociedade terrena seja constituída, em sua maioria, por criaturas heterossexuais, o mundo vê, na atualidade, em todos os países, extensas comunidades de irmãos em experiências dessa espécie, somando milhões de homens e mulheres solicitando atenção e respeito, em pé de igualdade ao respeito e à atenção devidos aos heterossexuais.

A vida espiritual pura e simples rege-se por afinidades eletivas essenciais; contudo, através de milênios e milênios, o Espírito passa por fileira imensa de reencarnações, ora em posição de feminilidade, ora em condições de masculinidade, o que sedimenta o fenômeno da bissexualidade, mais ou menos pronunciado, em quase todas as criaturas.

O homem que abusou das faculdades genésicas, arruinando a existência de outras pessoas com a destruição de uniões construtivas e lares diversos, é em muitos casos induzido a buscar nova posição, no renascimento físico, em corpo morfologicamente feminino, aprendendo, em regime de prisão, a reajustar os próprios sentimentos, ocorrendo o mesmo com a mulher que tenha agido de igual modo.

(Francisco Cândido Xavier, atribuído a Emmanuel, VIDA E SEXO (FEB), 1970)

5) DEFESA DA DITADURA MILITAR E AVERSÃO AOS MOVIMENTOS DE ESQUERDA:

"Temos que convir (...) que os militares, em 3l de março de 1964, só deram o golpe para tomar o Poder Federal, atendendo a um apelo veemente, dramático, das famílias católicas brasileiras, tendo à frente os cardeais e os bispos. E, na verdade, com justa razão, ou melhor, com grande dose de patriotismo, porque o governo do Presidente João Goulart, de tendência francamente esquerdista, deixou instalar-se aqui no Brasil um verdadeiro caos, não só nos campos, onde as ligas camponesas (os “Sem Terra” de hoje), desrespeitando o direito sagrado da propriedade, invadiam e tomavam à força as fazendas do interior. Da mesma forma os “sem teto”, apoderavam-se das casas e edifícios desocupados, como, infelizmente, ainda se faz  hoje em dia, e ali ficavam, por tempo indeterminado. Faziam isto dirigidos e orientados pelos comunistas, que, tomando como exemplo a União Soviética e o Regime Cubano de Fidel Castro, queriam também criar aqui em nossa pátria a República do Proletariado, formada pelos trabalhadores dos campos e das cidades. Diga-se, a bem da justiça, que os militares só recorreram à violência, ao AI-5, em represália aos atos de violência dos opositores do regime democrático capitalista, que viviam provocando atos de vandalismo, seqüestros de embaixadores e mortes de inocentes".

(ENTREVISTA DO PROGRAMA PINGA-FOGO, APRESENTADO POR ALMYR GUIMARÃES, TV TUPI DE SÃO PAULO, 28 DE JULHO DE 1971)

6) REFORMA TRABALHISTA (NO QUE SE DIZ ÀS LIMITAÇÕES IMPOSTAS AOS TRABALHADORES, COMO O TRABALHO EXAUSTIVO E A SUBMISSÃO AOS INTERESSES DOS PATRÕES):

"RECOMEÇO

Quando o teu próprio trabalho te pareça impossível ...
Quando a dificuldade e sofrimento te surjam a cada passo ...
Quando te sintas à porta de extremo cansaço ...
Quando a crítica de vários amigos te incitem ao abatimento e à solidão ...
Quando adversários de teus ideais e tarefas te apontem por vítima do azar ...
Quando as sombras em torno se te afigurem mais densas ...
Quando companheiros de ontem te acreditem incapaz a fim de assumir compromissos novos ...
Quando te inclines à tristeza e à solidão ...
Levanta-te, trabalha e segue adiante.

Quando tudo reponte no caminho das horas, não te desanimes, porque terás chegado ao dia de mais servir e recomeçar.".

(Francisco Cândido Xavier, atribuído a autores diversos. DOUTRINA ESCOLA (IDE), 1996)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um