Pular para o conteúdo principal

Como falso cristo, partidários de Chico Xavier querem sempre livrá-lo de culpa

(Autor: Professor Caviar)

A ideia dos "médiuns que erram" tornou-se um modismo incômodo e um discurso muito chato, que tem muito mais a ver com a permissividade do erro do que com o realismo de admitir imperfeições.

Dessa maneira, o mito de Francisco Cândido Xavier, mais blindado do que político do PSDB (o chamado "tucano"), é sempre livrado de responsabilidade, e, como um falso cristo, se apoia numa mania de vitimismo, de forma a fugir de certas responsabilidades e forçar a comoção humana, garantindo assim o seu prestígio intato, fossem os escândalos e erros em que o "médium" se envolveu.

Sabemos que um falso cristo é aquele que se supõe "milagreiro", "messiânico" ou "sábio", inserindo dogmas mistificadores para impressionar e dominar as massas. Há muitos falsos cristos e Chico Xavier é o pior deles, pelo verniz de "simplicidade" e "honestidade" que cerca esse perigoso deturpador dos ensinamentos espíritas, que em suas mãos se tornaram subordinados a velhos paradigmas católicos-medievais.

Pela adoração que, na sua forma extrema e blindada de ídolo religioso, vigente nos últimos 40 anos - quando Chico Xavier tornou-se a "água com açúcar" que a ditadura militar e a mídia associada ofereceram à população brasileira para evitar lutar pela redemocratização do país - , o "médium" é alvo de uma série de complacências e relativizações que o fazem a única pessoa que pode ser vista de maneira fantasiosa, ao sabor do pensamento desejoso, sob o pretexto da "liberdade da fé religiosa", na qual se jogaram no lixo a lógica e o bom senso.

Dessa maneira, os chiquistas ficam sempre patrulhando tentando livrar Chico Xavier de responsabilidades desagradáveis. Ele só é creditado como "por decisão própria" em atos que soam agradáveis a seus seguidores. Quando não são, falam até que Chico "errou muito, falhou e caiu", mas nunca lhe atribuem responsabilidade por maus atos e decisões, aos quais são sempre atribuídas influências e responsabilidades alheias.

Tenta-se, portanto, uma contraditória atitude de dizer que Chico Xavier "nunca foi santo nem salvador da pátria", mas ao mesmo tempo se luta para manter sua reputação de "santo" e "salvador da pátria", quando se recorre às suas frases piegas e de moralismo retrógrado nos momentos de convulsões sociais, um hábito corrente há, pelo menos, 45 anos.

Dessa maneira, fala-se que Chico Xavier deturpou o Espiritismo "por influência de obsessores espirituais" (não se menciona Emmanuel, embora uma parcela de chiquistas admite tratar o espírito jesuíta como "vidraça", como fazem os chamados "isentões espíritas"). Fala-se que Chico Xavier defendeu a ditadura militar "forçado pelas imposições do momento", chegando a investir numa falácia de que ele "apoiou a ditadura militar, sem necessariamente apoiá-la".

Só que essa obsessão em livrar Chico Xavier da culpa de seus atos negativos cria um impasse irreversível, como num xeque-mate de um jogo de xadrez. Em primeiro lugar, porque eles demonstram que Chico Xavier nunca teve a liderança que muitos lhe atribuem, mas, em contrapartida, ele agiu com muita consciência ao adotar posturas negativas.

No caso do apoio à ditadura militar, Chico Xavier contrariou a postura de líder, porque foi, de maneira submissa, ser homenageado pela Escola Superior de Guerra, a "Sorbonne", um dos laboratórios do golpe militar de 1964. Ele recusou-se a adotar uma postura de renúncia e firmeza e resolveu aderir aos militares e essa escolha não pode ser subestimada, e confirma o reacionarismo do "médium" que seus seguidores tentam minimizar.

E isso se deu com responsabilidade do próprio "médium". E, se ele sofreu a influência dos "espíritos obsessores", é porque houve uma grande afinidade de sintonia. E devemos lembrar que, pela desonestidade apontada em sua "mediunidade" (as obras "mediúnicas" sempre apresentam problemas de aspectos pessoais referentes aos supostos autores mortos) e pelo obscurantismo de seu moralismo religioso, Chico Xavier atraiu para si espíritos retrógrados, inferiores e grotescos, que ficaram com ele em toda sua vida. E isso sob a mais absoluta responsabilidade do "médium", que deve ser culpado por seus erros, mesmo quando induzido por terceiros. Ele fez sua parte para isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um