Pular para o conteúdo principal

O grande mal do puxa-saquismo "espírita"

(Autor: Professor Caviar)

Está aberta a temporada de bajulação dos espíritas autênticos pelos deturpadores da Doutrina Espírita, na esperança destes estarem vinculados, mais uma vez, à velha promessa de recuperação das bases kardecianas, que nunca houve de fato no Brasil.

Os deturpadores agora estão falando não só de Allan Kardec ou de Erasto, e nem mesmo do habitual puxa-saquismo à figura surrada de Jesus de Nazaré, alvo de tantas bajulações por diversas crenças. Trata-se agora de bajular os brasileiros, como José Herculano Pires, Deolindo Amorim, Carlos Imbassahy e o que vier para receber as adulações gosmentas e gordurosas dos igrejeiros de plantão.

Há o pretexto de "pregar a fraternidade" e a aparente tolerância às diferenças. Só que isso é um recurso perigoso. O deturpador passa a ser visto como uma pessoa "tolerante", "ecumênica", "conciliadora" e "acolhedora", quando na verdade essas qualidades escondem um truque na qual o deturpador fica sempre com a razão e com a posse da palavra final.

Nessa estratégia, o deturpador - que exalta tanto os espíritas autênticos quanto os falsos - quer manter um vínculo com as personalidades que ele acha avançadas, progressistas e humanistas, garantindo assim uma associação tendenciosa a eles. Além disso, com essa manobra, o deturpador evita ser visto como intransigente em seus pontos de vista, atraindo a confiança daqueles que poderiam questioná-lo. "Olha, ele falou em Herculano Pires, não vamos questioná-lo, ele reconhece o valor dos espíritas autênticos, deve estar a caminho de ser um", diriam.

Só que normalmente vemos que o deturpador não quer aprender a ser espírita autêntico. A ideia é tentar agradar os espíritas autênticos, mas não ser um deles. É essa ideia que fez o "movimento espírita" ingressar numa "fase dúbia", misturando, como que num engodo, o cientificismo de Allan Kardec com o igrejismo extremado de Francisco Cândido Xavier e Divaldo Pereira Franco.

Há quatro décadas, se fez a mesma coisa, misturando Chico Xavier e Divaldo Franco com tendenciosa apreciação das ideias kardecianas, em prejuízo da coerência doutrinária, diante da mistura e da confusão de tantas ideias mistificadoras que, de tão contraditórias, se chocam entre si, como a "profecia da data-limite" que não é unânime entre seguidores de Chico Xavier.

O puxa-saquismo aos espíritas autênticos não impede que o deturpador continue expressando sua preferência ao igrejismo extremo, antes fosse uma manobra de agradar os espíritas autênticos e evitar qualquer reação adversa destes. Se o deturpador faz alguma aparente consideração ao espírita autêntico, o espírita autêntico não irá contestá-lo diante dessa ressalva.

Mas isso requer cautela. O deturpador, como um mistificador, quer sempre estar associado formalmente ao Espiritismo autêntico, embora continuasse defendendo práticas e ideias que causam arrepio na Doutrina Espírita original. Como um traidor do Espiritismo, o deturpador precisa de prestígio, e nada como continuar traindo e, contraditoriamente, manter a imagem de "fiel", como um espertalhão que comete desonestidades e precisa ser visto como o "mais honesto de todos".

O problema é que o deturpador do Espiritismo, em sua obra reunida, mostrará graves incoerências, escrevendo em alguns textos coisas que são opostas em outros. Alegações de transmissão de "palavras de amor", "lições de vida" e "mensagens de paz e fraternidade" se tornam inúteis, diante desse festival de mistificações de um igrejismo velho e de um moralismo ainda mais enferrujado.

Por isso é que o puxa-saquismo "espírita" pode parecer, à primeira vista, uma demonstração de "humildade", "tolerância" e "respeito à visão do outro". Mas é também uma forma do deturpador que traiu os postulados espíritas originais de pegar carona num movimento de recuperação das bases doutrinárias, para que assim, numa nova oportunidade, ele despejar nelas novamente o velho igrejismo de matriz roustanguista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um