Pular para o conteúdo principal

Alguém ainda acredita no tal de Chico Xavier?

(Autor: Kardec McGuiver)

O "Espiritismo" brasileiro virou uma tremenda bagunça doutrinária. Um festival de contradições e absurdos que vão contra a racionalidade proposta pela doutrina originalmente codificada na França. Sem argumentos convincentes para explicar os absurdos colocados como enxerto na versão brasileira da doutrina, ela decai gradativamente, nunca saindo dos 2% de adeptos declarados (que podem nem ser adeptos de fato), aponto de perder adeptos nos últimos anos.

Chico Xavier pode até não ter sido pioneiro na deturpação de uma seita que já nasceu confusa. Os primórdios da FEB já demonstraram maior apreço ao igrejismo de Jean Baptiste Roustaing do que na ciência de Kardec, esta usada apenas como objeto de bajulação e "cartório" para autenticar absurdos. Mas Xaver foi o responsável pela popularização de uma seita que a cada dia se tornava mais confusa e contraditória, além de priorizar uma forma piegas de religiosidade que elimina de maneira fulminante qualquer forma de racionalidade.

Poderíamos resumir a trajetória de Xavier no "Espiritismo" brasileiro da seguinte forma: um beato católico, supostamente paranormal que agradou aos dirigentes da FEB e que foi transformado em semi-deus superpoderoso e filantropo militante para atrair mais pessoas e consequentemente mais dinheiro para a federação. Escreveu livros cheios de erros e atribuídos a autores falecidos de forma duvidosa. Suas lições e sua caridade não conseguiram transformar a sociedade brasileira e serviram apenas como forma de "canonização" como "espírito puro" algo que por inúmeros motivo, é facilmente desmentido pelo Espiritismo original.

Pessoas sensatas tentaram alertar sobre o charlatanismo de Chico Xavier, mas eram imediatamente caladas, das diferentes formas. Muitas eram acusadas de doidas, embora o próprio suposto médium é que tinha sinais de possível loucura. O mito de Xavier cresceu e hoje ele é blindado como "maior filantropo do país" pelo senso comum, que desconhece a verdade por trás do mito.

Com a internet, a vigarice de Chico Xavier foi denunciada e suas supostas qualidades postas em xeque, graças a muitos debates e análises. Os alertas que muitos sensatos tentaram fazer no passado puderam ser feitos em fóruns, blogs e redes sociais. Chico Xavier foi desmascarado por seus inúmeros erros, algo extremamente oposto à imagem de perfeição e pureza que a FEB construiu em torno dele. Enfim, Chico Xavier se mostrou um completo vigarista.

Praticou um vandalismo violento na doutrina espírita, inserindo um monte de absurdos. Seus livros não foram psicografados. Sua caridade era pífia e não raramente irresponsável. Boa parte dos seus superpoderes nunca passaram de lenda urbana. Assinou documentos aprovando verdadeiras fraudes. Apoiou a ditadura militar em sua pior fase e consentiu a estranha morte de seu próprio sobrinho, com características de queima de arquivo. E isso é o que a gente conhece do beato farsante tido como maior mestre da doutrina para os brasileiros. Imagine os erros que ele cometeu nos bastidores!

Graças a ele, o "Espiritismo" brasileiro afunda cada vez mais de forma irreversível. Descartou por completo as desprezadas lições de Allan Kardec e se tornou a seita mais desonesta do país, um samba do beato doido que só serve para fugir da realidade e enganar uma multidão de ingênuos que se acha mais intelectualizado que o resto da humanidade. Não consegue explicar suas contradições e absurdos, sempre desviando o assunto com moralismo piegas.

Com tantos erros, ainda tem gente que insiste em acreditar no vigarista Chico Xavier?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não há resgate coletivo. E isso o cotidiano nos explica com facilidade

(Autor: Professor Caviar)
Na madrugada de ontem, numa serra na Colômbia, um trágico acidente ceifou quase todos os ocupantes de um avião que levava a equipe catarinense Associação Chapecoense de Futebol, time conhecido como Chapecoense ou, simplesmente, Chape.
No acidente, inicialmente 75 pessoas faleceram. A maioria dos jogadores do Chapecoense, parte da tripulação boliviana que estava no avião, jornalistas e dirigentes esportivos. Apenas seis pessoas foram resgatadas com vida. O famoso zagueiro Neto foi resgatado com vida, e está sob cuidados médicos.
A tragédia comoveu o mundo inteiro e revelou um sonho interrompido de um time em ascensão. Consta-se que o Chapecoense era melhor do que muito time festejado que vence fácil qualquer torneio, e seu time era considerado de grande entrosamento. Com a perda de muitos desses jogadores, o time terá que recomeçar a temporada de 2017 do zero, provavelmente aproveitando jogadores juvenis.
Sob a ótica "espírita", fala-se que o aciden…

Planeta "X", Chupão ou Nibiru: Respondendo a um leitor ramatisista

(Autor: Artur Felipe Azevedo)
Nosso Sistema Solar é composto de 8 planetas. Um leitor anônimo escreveu um comentário, dizendo o seguinte:

"Respeito a opnião (sic) de vocês, mas estão um pouco desatualizados. Se não sabem, foi descoberto um planeta próximo a Plutão, denominado Planeta X, mas que anteriormente foi citado pelo medium Chico Xavier como o Planeta Chupão. Se voces ligarem a teoria espirita com a lógica, viriam que jamais ela errou, mas se exitam em falar sem ao menos saber em que se resume tal coisa. http://geniusvirtual.blogspot.com/2009/07/seria-o-apocalispe-o-planeta-chupao.html  Esse link acima é para a reportagem completa, e abaixo dela está a fonte. Essa repostagem nao é espirita, é científica.
Parem um pouco e leiam para depois falar. É por isso que sempre digo: NÃO PODEMOS FALAR MAL DE ALGUMA COISA QUE NAO CONHECEMOS COMPLETAMENTE, APENAS SE APOIANDO EM SUPOSTOS COMENTARIOS OU SUPOSIÇÕES."


Bem, vemos que o colega ramatisista parece convencido da existência do …

Não quiseram cortar o mal pela raiz? Agora o estrago foi feito. Aguentem!

(Autor: Kardec McGuiver)
Muita gente reclama atualmente das críticas feitas a Chico Xavier. Não são críticas inventadas, são observações dos inúmeros erros cometidos pelo beato católico transformado em "liderança espírita" graças a um festival de manipulações feitas pelas lideranças da FEB, interessadas em fabricar um "santo vivo" para atrair gente e consequentemente, dinheiro. Dinheiro que ia muito pouco para a caridade e mais para as lideranças.
Se esquecem essas pessoas, cegas pela idolatria fanática a um verdadeiro charlatão que foi Chico Xavier, que se tudo fosse evitado antes, nada disso teria acontecido. Era preciso cortar a erva daninha no início, mas preferiram alimentá-la e deixar crescer. Hoje Chico Xavier é uma planta carnívora em dimensões colossais e o estrago que causou no Espiritismo se tornou algo praticamente irreversível.
Claro que houve tentativas para denunciar o charlatão no início. Mas sem a internet ou meios que propagassem as denúncias, el…