Pular para o conteúdo principal

"Espiritismo" brasileiro e o modismo da Nova Era

(Autor: Kardec McGuiver)

No fim dos anos 80, com a proximidade da última década do século XX, futurólogos, místicos, hippies, pseudo-cientistas, seitas e grupos afins a todos eles, com base em suposições feitas por místicos em geral, criaram um engodo chamado "Nova Era".

A "Nova Era" consistia em se preparar para a chegada do século XXI que, segundo várias previsões - feitas na base do "achismo", mas consagradas com o tempo - seri uma época de gigantescas transformações, principalmente nos seres humanos, que supostamente seriam mais inteligentes e mais altruístas, lançando mão da tecnologia como um impulsionador.

A ideia foi divulgada com muita exaustão. As prometidas transformações foram tratadas como certeza, criando um clima de otimismo na população - e claro, enriquecendo aqueles que trabalhavam com produtos relativos ao misticismo da "Nova Era". 

Crentes que o chamado "Terceiro Milênio" ou "Era de Aquário" seria de grandes transformações, seitas que se consideravam "avançadas", como o "Espiritismo" brasileiro, embarcaram na onda, lançando mão dela para se promover e angariar adeptos e consequentemente, lucros.

Curiosamente é justamente no meio da onda da "Nova Era" que se encontra o auge de popularidade do "Espiritismo" brasileiro. Suas principais lideranças eram frequentemente convidadas a dar entrevistas e palestras para falar sobre a "Nova Era", usando de todo o pseudo-cientificismo capaz de enganar o mais racional dos crédulos.

Centros lotaram, livros venderam, fizeram filmes, novelas, suas lideranças viraram celebridades. Enfim, o modismo da "Nova Era" ajudou muito a popularizar o "Espiritismo" brasileiro, que lucrou muito com as promessas de intensa transformação que viriam com o século XXI.

Mas, chegada a segunda década do século XXI, a carruagem virou abóbora. A ideologia chamada de"Nova Era" foi direto para o ralo e descobrimos que o papo de transformação era uma farsa e que a mudança lenta e gradua referida por Kardec seria muito mais longa do que pensávamos.

O ser humano não mudou nada. Somos os mesmos medievais de séculos atrás. A "Regeneração" na verdade é o começo da entrada da fase de "Provas e Expiações", com muitos resquícios da grotesca fase primitiva. Ainda não sabemos domar nossos instintos e estamos cada vez mais ignorantes e insensíveis. O modismo da "Nova Era" não passou de uma festa passageira a nos divertir e a criar um falso otimismo.

Desacreditado e sem a prometida transformação regeneradora do "Terceiro Milênio", o "Espiritismo" brasileiro se encolhe, se isola e tanta sobreviver como uma igreja de fé cega. "Espíritas" descobriram que não são como mágicos, a ponto de fazer transformações bruscas em um curto espaço de tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não há resgate coletivo. E isso o cotidiano nos explica com facilidade

(Autor: Professor Caviar)
Na madrugada de ontem, numa serra na Colômbia, um trágico acidente ceifou quase todos os ocupantes de um avião que levava a equipe catarinense Associação Chapecoense de Futebol, time conhecido como Chapecoense ou, simplesmente, Chape.
No acidente, inicialmente 75 pessoas faleceram. A maioria dos jogadores do Chapecoense, parte da tripulação boliviana que estava no avião, jornalistas e dirigentes esportivos. Apenas seis pessoas foram resgatadas com vida. O famoso zagueiro Neto foi resgatado com vida, e está sob cuidados médicos.
A tragédia comoveu o mundo inteiro e revelou um sonho interrompido de um time em ascensão. Consta-se que o Chapecoense era melhor do que muito time festejado que vence fácil qualquer torneio, e seu time era considerado de grande entrosamento. Com a perda de muitos desses jogadores, o time terá que recomeçar a temporada de 2017 do zero, provavelmente aproveitando jogadores juvenis.
Sob a ótica "espírita", fala-se que o aciden…

Planeta "X", Chupão ou Nibiru: Respondendo a um leitor ramatisista

(Autor: Artur Felipe Azevedo)
Nosso Sistema Solar é composto de 8 planetas. Um leitor anônimo escreveu um comentário, dizendo o seguinte:

"Respeito a opnião (sic) de vocês, mas estão um pouco desatualizados. Se não sabem, foi descoberto um planeta próximo a Plutão, denominado Planeta X, mas que anteriormente foi citado pelo medium Chico Xavier como o Planeta Chupão. Se voces ligarem a teoria espirita com a lógica, viriam que jamais ela errou, mas se exitam em falar sem ao menos saber em que se resume tal coisa. http://geniusvirtual.blogspot.com/2009/07/seria-o-apocalispe-o-planeta-chupao.html  Esse link acima é para a reportagem completa, e abaixo dela está a fonte. Essa repostagem nao é espirita, é científica.
Parem um pouco e leiam para depois falar. É por isso que sempre digo: NÃO PODEMOS FALAR MAL DE ALGUMA COISA QUE NAO CONHECEMOS COMPLETAMENTE, APENAS SE APOIANDO EM SUPOSTOS COMENTARIOS OU SUPOSIÇÕES."


Bem, vemos que o colega ramatisista parece convencido da existência do …

Não quiseram cortar o mal pela raiz? Agora o estrago foi feito. Aguentem!

(Autor: Kardec McGuiver)
Muita gente reclama atualmente das críticas feitas a Chico Xavier. Não são críticas inventadas, são observações dos inúmeros erros cometidos pelo beato católico transformado em "liderança espírita" graças a um festival de manipulações feitas pelas lideranças da FEB, interessadas em fabricar um "santo vivo" para atrair gente e consequentemente, dinheiro. Dinheiro que ia muito pouco para a caridade e mais para as lideranças.
Se esquecem essas pessoas, cegas pela idolatria fanática a um verdadeiro charlatão que foi Chico Xavier, que se tudo fosse evitado antes, nada disso teria acontecido. Era preciso cortar a erva daninha no início, mas preferiram alimentá-la e deixar crescer. Hoje Chico Xavier é uma planta carnívora em dimensões colossais e o estrago que causou no Espiritismo se tornou algo praticamente irreversível.
Claro que houve tentativas para denunciar o charlatão no início. Mas sem a internet ou meios que propagassem as denúncias, el…