Pular para o conteúdo principal

Não faz sentido espíritas autênticos endeusarem Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar)

Não há o menor sentido nem o menor grau de coerência nos espíritas que se consideram autênticos, independente das críticas que fazem à deturpação ou coisa parecida, darem alguma consideração a Chico Xavier.

Francisco Cândido Xavier foi o maior deturpador da Doutrina Espírita em toda sua história. Ele personificou com exatidão o perigo alertado por Erasto, que reagiria com severa reprovação a Chico Xavier e não engoliria as alegações de "bondade" e "humildade" associadas a ele.

Chico Xavier, só pelos livros que ele escreveu, contrariou seriamente o pensamento kardeciano, e isso é tão fácil de se constatar, bastando uma comparação mais atenciosa.

É só se dedicar a uma leitura mais atenta, desprovida das paixões chiquistas, e se verá que os livros de Chico Xavier são o que há de pior que se fez em termos de literatura pretensamente não-ficcional. Sim, porque muitas fantasias, ilusões e outros conceitos anti-doutrinários, trazidos pelas centenas de livros lançados por Chico Xavier, são comprovados quando se lê as traduções honestas dos livros kardecianos (recomenda-se a de José Herculano Pires e seus parceiros).

Só isso faz com que seja da natureza obrigatória dos espíritas autênticos jogar Chico Xavier no lixo, descartá-lo por completo e não dar um pingo de consideração a ele só porque "é bonzinho". É preciso sermos maduros e ver que esse papo de Chico Xavier ser "bonzinho" não tem pé nem cabeça, até porque muito de sua festejada "filantropia" não passa de mito, cheio de dados truncados e sem qualquer prova documental.

Os espíritas no Brasil se esquecem dos avisos de Erasto, sobre a rejeição, sem qualquer complacência, dos mistificadores e deturpadores da Doutrina Espírita. A rejeição tem que ser dura e sem qualquer concessão, porque os deturpadores usarão todo o verniz de "bondade" para jogar ideias contrárias à doutrina de Allan Kardec.

Só o fato de que Chico Xavier, em seus muitos livros, contrariou, com todo propósito, o pensamento de Allan Kardec, indica que a necessidade maior dos verdadeiros espíritas é rejeitar o "médium" mineiro de maneira definitiva, porque Chico Xavier nunca deu uma contribuição sequer em favor da Doutrina Espírita. Pelo contrário, ele só quis atrapalhar a verdadeira compreensão da doutrina de Allan Kardec. Isso é duro de dizer, mas é a verdade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um