Pular para o conteúdo principal

Estereótipo protege Chico Xavier de críticas

(Autor: Kardec McGuiver)

Chico Xavier é um mito privilegiado. Tido como "perfeição absoluta" mesmo cometendo uma infinidade de graves erros, ele ainda significa um exemplo a ser seguido, graças ao estereótipo falso de bondade no qual ele se encaixou.

Fatos comprovam que toda a mitologia construída em torno do médium é falsa, feita apenas para angariar dinheiro com as vendas de seus livros. Até a lenda de que a renda dos direitos iria para a caridade é uma farsa, pois se fosse verdadeira, seu resultados filantrópicos seriam visíveis, visto que os livros do médium vendem muito até hoje. Até porque a FEB, detentora dos direitos das obras assinadas por Chico Xavier, se mostra bem empenhada com a vendagem dos livros, o que causa uma série de suspeitas.

Mas porque um mito não consegue ser derrubado, mesmo com críticas sensatas, provas inquestionáveis e pesquisas sérias? Porque o estereótipo protege Chico Xavier.

O mito foi muito bem construído. Ele surgiu por influência do que foi feito nos EUA por Malcolm Muggeridge com a intenção de transformar Madre Teresa de Calcutá em um mito. 

O começo do mito

Nos anos 70, graças a uma entrevista dada para o programa de talk-show Pinga Fogo, da TV Tupi, em 1971, Chico Xavier se tornou conhecido da opinião pública. Consequentemente muitos oportunistas começaram a fingir mediunidade para entrar na onda e obter visibilidade. Estes foram denunciados. Xavier, outro farsante, corria o mesmo risco. Mas ele vendia livros. O que fazer para impedir que ele fosse denunciado como os outros médiuns picaretas?

Aí veio o documentário de Malcolm Muggeridge sobre Madre Teresa. A FEB, que gosta de imitar os outros, já que transformou o "Espiritismo" brasileiro numa espécie de Catolicismo híbrido, gostou do que foi feito com a madre albanesa que abandonava os pobres a própria sorte enquanto viajava em aviões de luxo acompanhando poderosos. A FEB resolveu fazer o mesmo com Xavier. 

Com a ajuda da Rede Globo, foi feito um documentário para o famosos programa Globo Repórter, tentando hiperbolizar o mito de Xavier, desde então considerado o "maior filantropo brasileiro". Foi o suficiente para protegê-lo das denuncias e popularizá-lo não apenas entre os pseudo-espíritas que já o idolatravam, mas entre a população em geral carente de alguém que fizesse o papel de "herói da humanidade". Do jeito que o mito foi criado, Xavier se mostrou a pessoa perfeita para esta função. Mesmo que tudo tenha sido de fato uma mentira.

Alimentando o mito para preservá-lo

A atitude tomada pela FEB foi alimentar este mito, agregando qualidades e mai qualidades ao médium, que virou um "depósito" de qualidades humanas. Aí inventaram que ele era filósofo, profeta, cientista, educador, ativista social, e tudo que você imaginar de positivo, mesmo que o médium sequer tenha mexido um dedo para receber tais títulos. No máximo era apenas um sacerdote ruim que supostamente falava com os mortos.

Esta construção do mito, alimentada até hoje com lendas e mais lendas construídas em torno do médium, o livrou das denuncias. Mas com a internet dando oportunidade para pessoas sensatas que nunca acreditaram nas mentiras a respeito do médium a emitirem seus diagnósticos, o processo de desconstrução do mito continua em andamento, mesmo distante da opinião pública, ainda fanaticamente cega, iludida pela falsa imagem do velhinho bonzinho.

Há muito o que fazer para desconstruir o mito. Mas pelo menos a oportunidade foi lançada. mesmo que a opinião pública cega insista em preservar o falso mito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Silêncio da imprensa em torno do caso Divaldo Franco-João Dória Jr. é grave

(Autor: Professor Caviar)
De repente, até a imprensa de esquerda desaprendeu a fazer jornalismo. O prefeito de São Paulo, João Dória Jr., enquanto divulgava a intragável "farinata", composto alimentar de procedência e valor nutricional duvidosos, exibiu o tempo todo a camiseta do evento Você e a Paz, comandado pelo "médium" Divaldo Franco. O silêncio total da imprensa quanto a este aspecto tem muito o que dizer, e não são coisas boas.
Em primeiro lugar, João Dória Jr. não exibiu a camiseta do Você e a Paz porque foi a única camiseta branca que encontrou ele que costuma usar camisas de colarinho e paletó. Também não foi uma iniciativa comparável à de um moleque usando camiseta de banda. Houve um propósito para João Dória Jr. aparecer vestindo a camiseta do Você e a Paz, na qual havia o crédito do nome de Divaldo Franco.
Nenhum jornalista, por mais investigativo que fosse, chegou sequer a perguntar: "ora, se a 'farinata' era apoiada pela Arquidiocese de…

Por defender a ditadura militar, Chico Xavier devia perder homenagens em logradouros

(Autor: Professor Caviar)

Pode parecer, para muitos, cruel e injusto, mas a verdade é que Francisco Cândido Xavier deveria perder as homenagens dadas a logradouros por todo o país.
Na famosa entrevista ao programa Pinga Fogo, em julho de 1971, Chico Xavier exaltou a ditadura militar, com muita convicção, e disse para orarmos para as Forças Armadas, porque os militares estavam construindo o "reino de amor" do Brasil futuro.
Demonstrando um raivoso direitismo, Chico Xavier simplesmente disparou comentários contra manifestantes sem-terra e operários, com um reacionarismo descomunal e que muitos não conseguem imaginar, apegados à "dócil imagem" atribuída ao anti-médium mineiro. Quem duvida, é só ver o vídeo no YouTube. E é o próprio Chico Xavier quem diz, para tristeza de seus seguidores.
Ele defendeu a ditadura militar num contexto em que ela se mostrou bem mais repressiva. Era a época do DOI-CODI, principal órgão de repressão, que aprisionava, torturava e matava pri…

Planeta "X", Chupão ou Nibiru: Respondendo a um leitor ramatisista

(Autor: Artur Felipe Azevedo)
Nosso Sistema Solar é composto de 8 planetas. Um leitor anônimo escreveu um comentário, dizendo o seguinte:

"Respeito a opnião (sic) de vocês, mas estão um pouco desatualizados. Se não sabem, foi descoberto um planeta próximo a Plutão, denominado Planeta X, mas que anteriormente foi citado pelo medium Chico Xavier como o Planeta Chupão. Se voces ligarem a teoria espirita com a lógica, viriam que jamais ela errou, mas se exitam em falar sem ao menos saber em que se resume tal coisa. http://geniusvirtual.blogspot.com/2009/07/seria-o-apocalispe-o-planeta-chupao.html  Esse link acima é para a reportagem completa, e abaixo dela está a fonte. Essa repostagem nao é espirita, é científica.
Parem um pouco e leiam para depois falar. É por isso que sempre digo: NÃO PODEMOS FALAR MAL DE ALGUMA COISA QUE NAO CONHECEMOS COMPLETAMENTE, APENAS SE APOIANDO EM SUPOSTOS COMENTARIOS OU SUPOSIÇÕES."


Bem, vemos que o colega ramatisista parece convencido da existência do …