Pular para o conteúdo principal

Idolatria a Chico Xavier também é apego à matéria

(Autor: Professor Caviar)

A idolatria a Francisco Cândido Xavier é sinal de espiritualismo, de desapego à matéria, de pureza da alma? Não. Observando as reações das pessoas às críticas feitas a Chico Xavier e notando as suas paixões em favor da imagem "bondosa" do suposto médium brasileiro, a constatação na verdade é oposta.

Os seguidores de Chico Xavier demonstram estarem apegados à sua imagem de "velhinho frágil e doce", e o que isso significa é uma abordagem puramente materialista, e mesmo os gestos e a índole se sujeitam a essa ideia materializada de "bondade e humildade humanas".

Portanto, os seguidores de Chico Xavier são as pessoas mais materialistas que existem na face da Terra. Em materialismo, superam até mesmo os mais fanáticos comunistas. Isso porque os chiquistas não toleram críticas nem questionamentos, querem ver Chico Xavier intocável, como uma estátua que não deve ser tocada nem atacada.

Os defensores de Chico Xavier o veem como um totem inabalável. E o pior é que eles se revestem de todo tipo de verniz social: kardecianos "autênticos" mas pouco questionadores, ateus com menor grau de firmeza, esquerdistas sem muita convicção prática, agnósticos com algum deslumbramento religioso restante. Fora as pessoas que são realmente conservadoras.

Quando as críticas se dirigem a Chico Xavier por qualquer coisa, os defensores se armam e dizem coisas como "não é bem assim", "Chico errou, mas era bondoso", "Ele errou como espírita, mas ajudou muita gente" e tudo o mais. Sempre querem puxar a brasa para a sardinha de Chico Xavier, e no fim tudo fica na mesma.

É claro que os chiquistas nem sempre se entendem. Uns dizem que Chico Xavier tinha dons para profecia, ciência política, ciências gerais, filosofia, psicologia etc. Outros dizem que Chico Xavier era só um filantropo. 

Uns dizem que Chico Xavier errou na mediunidade, e só acertou na caridade. Outros dizem que ele era um médium totalmente confiável. Uma torre de Babel é construída por aqueles que buscam o "Alto" endeusando Chico Xavier.

O motivo é sempre o mesmo: a imagem do "velhinho frágil, bondoso e gentil", aliado a outros paradigmas materiais de religiosidade. São imagens construídas mediante preconceitos terrenos a respeito de humildade, caridade e bondade humana. Um comportamento materialmente frágil, reação do espírito à fraqueza do corpo físico, com suas dores e limitações diversas. 

Junte-se a isso os mitos conhecidos de santos e filantropos trazidos pelo imaginário católico, e se terá o mito materialista de Chico Xavier. O que conclui que o "médium" que falava tanto em "desapego à matéria" é objeto de tanto apego material de seus seguidores deslumbrados. É porque eles se apoiam nos estereótipos e simbologias puramente materiais que compõem a reputação de Chico Xavier, que no fundo nunca passou de um deturpador da Doutrina Espírita que mereceria o esquecimento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um