Pular para o conteúdo principal

E aí, qual é o Chico progressista?

(Autor: Kardec McGuiver)

Chico Xavier, o mito, é muitíssimo admirado por multidões. É considerado um colecionador de qualidades e tido como progressista e altamente altruísta. isso o mito, pois o cidadão Chico Xavier nada fez para merecer tal reputação.

Na verdade, há um outro Chico que fez muito mais do que o médium de Uberaba, tido como "o homem mais bondoso do mundo" sem transformar uma virgula da sociedade brasileira. 

Esse Chico é o famoso cantor e cidadão Francisco Buarque de Hollanda. Apesar de não ter praticado aquela caridade estereotipada consagrada pelas religiões, consegue oferecer um tipo de ajuda muito mais eficiente, graças as suas ideias e a capacidade de compreender o mundo.

Chico Buarque bateu boca com um grupinho de ricaços, recentemente no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. Se manteve calmo e usou poucas palavras para dizer o que pensava: "Vocês são leitores da revista Veja. Para mim PSDB é que é bandido". Brilhante como sempre foi. E a conversa morreu aí. Os jovens, embora ricos, eram ignorantes, portanto não tinham como argumentar contra um dos maiores intelectuais do país.

Interessante que Chico Buarque não precisou de muitas palavras para ser claro, conciso e estimular muitas reflexões. Xavier, o outro Chico, fazia justamente o contrário: sua obra literária toda poderia ser resumida em um único paragrafo. Com ou sem ajuda dos "espíritos", Chico Xavier escrevia muito para dizer coisa nenhuma. E é considerado "perfeito" pelos seus ingênuos admiradores.

Chico Buarque sempre foi uma pessoa progressista. Sonhava com um Brasil mais justo onde todas as pessoas pudessem viver livres e com dignidade. Combateu a ditadura e é um socialista assumido, apoiando ideais de esquerda e tudo que pudesse representar progresso social para a sociedade. Filho de um famoso historiador, tinha que ser coerente com a sua árvore genealógica.

Chico Xavier, pelo contrário: era ignorante, conservador, retrógrado e defendeu a ditadura alegando que os militares "estavam construindo um reino de amor". Era racista (embora fosse de etnia "parda"), machista, beato cristão e defendia a sádica Teologia do Sofrimento, que alegava que a dor, por pior que seja, era sinal de prosperidade garantida. E não é.

Farsante como médium, farsante como defensor da doutrina (que ele nunca entendeu) e farsante como filantropo, Chico Xavier é a pessoa errada para se idolatrar e desejar que seja o condutor máximo da humanidade. Falecido em 2002 após fazer propaganda da vitória do pentacampeonato de futebol, portanto um proselitismo futebolístico, Xavier deve ter reencarnado em más condições para pagar pelos danos que causou com suas muitas mentiras e equívocos. Em caso contrário, como acreditam seus admiradores, não existiria a justiça espiritual.

Quanto a Chico Buarque, pode viver sossegado. Coerente, lúcido e honesto, realmente revolucionário, soube, em um pequeno episódio, uma discussão de rua, a mostrar quem realmente é sábio e compromissado com as causas sociais. Chico Buarque sim, é o Chico que merece os lugares mais nobres no mundo espiritual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um