Pular para o conteúdo principal

Parábola da Vaquinha explica necessidade de romper com Chico Xavier


(Autor: Senhor dos Anéis)

Pode parecer cruel, mas a Parábola da Vaquinha, um dos mais populares contos sobre a acomodação humana, revela uma necessidade de rompermos com certas zonas de conforto para obtermos coisas melhores para nossa vida.

Ela é uma grande lição para os "espíritas", que a cada tempo retrocedem num preguiçoso misticismo e numa acomodação religiosa que os faz piores do que católicos e evangélicos, reduzindo a doutrina de Allan Kardec num sub-Catolicismo frouxo e conformista.

E há uma analogia que fazemos da Vaquinha com Francisco Cândido Xavier. Com seu histórico de práticas infelizes que fariam Allan Kardec passar a mão no rosto de tanta aflição, Chico Xavier nunca foi mais do que um católico paranormal que foi empurrado para o Espiritismo sem entender, mesmo de forma superficial, a doutrina kardeciana.

Muito do que ele escreveu, fez e disse, mesmo quando aparentemente se volta à "caridade", foi extremamente nocivo à doutrina de Kardec e corrompeu gravemente seus ensinamentos, em prol de uma doutrina brasileira confusa, ultraconservadora e dotada das mais terríveis contradições.

Daí reproduzirmos um conto, a Parábola da Vaquinha, em que o ato "deplorável" de jogar uma vaca no precipício pode significar melhoria de vida. Isso não deve ser confundido com a apologia do sofrimento de Chico Xavier, porque este condenava a mobilização, por acreditar que "criava dissabores".

Pelo contrário, o conto sugere que, em vez de cedermos em tudo de necessário por causa da zona de conforto do sofrimento resignado, tenhamos, sim, que ceder alguma coisa para que libere nosso caminho para novas soluções. Em vez de "sofrer sem queixumes", aproveitamos as dificuldades para criar os meios para superá-las, sem esperar as "recompensas do alto" que Xavier tanto defendeu.

===========

PARÁBOLA DA VAQUINHA

Era uma vez, um sábio chinês e seu discípulo. Em suas andanças, avistaram um casebre de extrema pobreza onde vivia um homem, uma mulher, três filhos pequenos e uma vaquinha magra e cansada. 
Com fome e sede o sábio e o discípulo pediram abrigo e foram recebidos. O sábio perguntou como conseguiam sobreviver na pobreza e longe de tudo. 

- O senhor vê aquela vaca ? - disse o homem. Dela tiramos todo o sustento. Ela nos dá leite que bebemos e transformamos em queijo e coalhada. Quando sobra, vamos à cidade e trocamos por outros alimentos. É assim que vivemos. 

O sábio agradeceu e partiu com o discípulo. Nem bem fizeram a primeira curva, disse ao discípulo:

- Volte lá, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali em frente e atire-a lá em baixo. 
o discípulo não acreditou. 

- Não posso fazer isso, mestre ! Como pode ser tão ingrato ? A vaquinha é tudo o que eles têm. Se a vaca morrer, eles morrem ! 

O sábio, como convém aos mestres chineses, apenas respirou fundo e repetiu a ordem:

- Vá lá e empurre a vaquinha. 

Indignado, porém resignado, o discípulo assim fez. A vaca, previsivelmente, estatelou-se lá embaixo. 
Alguns anos se passaram e o discípulo sempre com remorso. Num certo dia, moído pela culpa, abandonou o sábio e decidiu voltar àquele lugar. 

Queria ajudar a família, pedir desculpas, ao fazer a curva da estrada, não acreditou no que seus olhos viram. No lugar do casebre desmazelado havia um sítio maravilhoso, onde a vida se realizava em prosperidade.

No local, jovens felizes usufruíam o conforto conquistado pelo trabalho. O coração do discípulo gelou. Decerto, vencidos pela fome, os antigos moradores foram obrigados a vender o terreno e ir embora. "Devem estar mendigando na rua", pensou o discípulo.

Aproximou-se do caseiro e perguntou se ele sabia o paradeiro da família que havia morado lá.

- Claro que sei. Você está olhando para ela. - disse o caseiro.

Incrédulo, o discípulo afastou o portão, deu alguns passos e reconheceu o mesmo homem de antes, só que mais forte, altivo, a mulher mais feliz e as antigas crianças se tornaram jovens saudáveis. 

Espantado, dirigiu-se ao homem e disse: 

- Mas o que aconteceu ? Estive aqui com meu mestre alguns anos atrás e era um lugar miserável, não havia nada. O que o senhor fez para melhorar de vida em tão pouco tempo ?

O homem olhou para o discípulo, sorriu e respondeu:

- Nós tínhamos uma vaquinha, de onde tirávamos o nosso sustento. Era tudo o que possuíamos, mas um dia ela caiu no precipício e morreu. Para sobreviver, tivemos que fazer outras coisas, desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos. E foi assim, buscando novas soluções, que hoje estamos muito melhor que antes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um