Pular para o conteúdo principal

Os "espíritas" cristãos e a família como instituição

(Autor: Profeta Gandalf)

Em várias oportunidades, alguns blogues espiritólicos (o "Espiritismo" brasileiro contaminado de pieguice e de sincretismos alheios, majoritariamente católicos - também conhecido como chiquismo, por causa da influência do médium católico Chico Xavier) escreveram textos exaltando a importância da "instituição" família. Lendo os textos escritos nestes blogues é evidente e incontestável a presença da influência católica na compreensão dessa importância para os responsáveis por tais textos.

E o que é na verdade a família para a vida do ser humano? Nada além do primeiro grupo social de qualquer indivíduo. Um grupo tão importante quanto qualquer outro. Toda e qualquer oportunidade de contato com outras pessoas é necessária para que se possa ganhar aprendizado com as experiências alheias. Não há hierarquia de importância, dependendo apenas do tipo de experiência que será ganha.

O culto à família é um enxerto católico e protestante. Se baseia na "Sagrada Família", onde havia Jesus, sua mãe Maria, conhecida como "Nossa Senhora" e seu pai supostamente adotivo José (nomes traduzidos para o português - certamente que em aramaico os nomes não sejam estes). A intenção é firmar este grupo como meio de imobilizar os indivíduos, ensinando através da obediência aos pais, a obediência ao sistema, sobretudo a autoridades e patrões, transformando qualquer indivíduos em um robô social a satisfazer as vontades de quem o comanda.

Família é importante, mas não é o mais e nem o único importante grupo social

Não que se deva ignorar a importância da família. Mas colocá-la como instituição a ser cultuada e obedecida não ajuda em nada a evolução intelectual do indivíduo. E subestimar as outras formas de contato humano também não ajuda em nada.

Vou contar a minha experiência pessoal. Minha relação com meus pais e meu irmão são excelentes. Para as religiões, esse sucesso bastava para que eu fosse uma pessoa feliz e realizada. Mas o aprendizado vindo da vida social não veio da forma adequada, pois sempre tive problemas de socialização, além de ter sido vítima de humilhações na infância e adolescência e de desprezo e limitações de direitos na vida adulta. Atrasei minha vida profissional e afetiva por conta de uma péssima experiência social. E aí, vale a pena continuar achando que só família basta?

Ainda mais no mundo de hoje, onde a estrutura familiar tem mudado bastante. As religiões se preocupam inutilmente com isso, pois para ela interessa apenas a forma. Mas fatos provam que famílias com estrutura diferente da tradicional conseguem educar muito bem as crianças, graças ao equilíbrio mental e ético dos integrantes das mesmas, seja de que tipo for.

Família, o Espiritismo e o "Espiritismo"

O culto a família é algo que não combina com a Doutrina Espírita. Para a DE, o mais importante são as lições que se ganham das relações humanas, não as instituições em si. Quando os chiquistas falam da família na verdade estão sendo bem católicos (sem aspas, de propósito), pois estão muito mais preocupados com a estrutura aparente do que com a lição a se tirar dela. 

Um erro, pois cultos não são aprovados pela DE. Família também não foi feita para ser cultuada. É apenas uma das muitas oportunidades que temos para utilizar a experiência alheia, que varia de pessoa para pessoa, como uma impressão digital que nunca se repete, ao nosso favor. Pois só sabendo o que aconteceu com o outro é que poderemos imaginar possíveis consequências de nossos atos e evitar cometer os mesmos erros. E para este objetivo, qualquer grupo social serve como nossa família. Qualquer um mesmo.

E o que é mais importante: para o verdadeiro Espiritismo, as famílias são transitórias. Uma experiência que tem a sua necessidade num determinado momento e que na hora certa tem que se dissipar. Não existe família na vida espiritual, o "amor" materno é na verdade um instinto material e quando morrermos, os graus de parentesco se desfazem feito fumaça, não sendo mais necessários na para o convívio na erraticidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um