Pular para o conteúdo principal

As semelhanças dos neopentecostais com a doutrina de Chico Xavier

(Autor: Kardec McGuiver)

Os neopentecostais são muito criticados fora de suas igrejas. Seus erros estão de acordo com os estereótipos dos maus líderes religiosos e cada vez mais se tornam difíceis de se esconder. Praticamente somente os próprios seguidores situados dentro dessas igrejas que continuam confiando em suas lideranças.

Mas o que os brasileiros conhecem como "Espiritismo" acontece o contrário. Tido como acima de qualquer suspeita, acima do bem e do mal, ainda é bem visto por quem é de fora, como exemplo de seriedade e altruísmo extremo. Somente evangélicos, alguns ateus e espíritas "científicos" (como nós) sabem que os "espíritas" brasileiros sã mais parecidos com os neopentecostais do que se pode imaginar.

Apesar de construídos sobre base católica (o "Espiritismo" brasileiro é uma dissidência católica, fundada por católicos que acreditam em vida pós morte), o "Espiritismo" Cristão, nome que os próprios seguidores referem chamar a sua igreja reencarnacionista, tem muito de neopentecostal.

- Ambas constroem todo o seu repertório dogmático com base na fé cega, lançando mão de absurdos e contradições para reforçar a cegueira intelectual;
- Apesar de retrógradas e baseadas no cristianismo medieval, ambas são tidas como "modernas" pelo simples fato de sua existência relativamente recente, comparadas a outras religiões milenares;
- Tanto uma como outra possui um sedutor discurso que atrai seguidores;
- Os ambientes dos centros espíritas são muito idênticos aos salões das igrejas neopentecostais e o perfil majoritário de seus seguidores também é bastante similar;
- Realizam palestras (denominadas de "cultos" pelos neopentecostais) focadas no moralismo retrógrado;
- Há fanáticas exaltações a Jesus, visto não como ativista humanista, mas como divindade solucionadora de problemas;
- Veem na música uma forma de purificação espiritual quando na verdade ela é utilizada como isca para atrair adeptos;
- Tratamentos que prometem melhorar as vidas de fiéis, mas que na verdade servem para aumentar rebanho e criar dependência deles com as igrejas;
- Prática de caridade paliativa que só serve para prender os auxiliados nas igrejas;
- Atribuição de missão divinal às lideranças das igrejas, como se elas falassem diretamente com deuses e espíritos. Lideranças consideradas sábios absolutos, donos da verdade e com poder de sedução infalível que gera confiança cega e inquestionável;
- Ambas ganham muito dinheiro às custas do comércio de obras, alegando sustentar obras sociais, mas suas lideranças ostentam um status acima das profissões alegadas por estas lideranças;
- Ambas sonham em transformar o Brasil em uma teocracia, governada pelas divindades nas quais seus seguidores acreditam.

Praticamente a única divergência entre os neopentecostais e o "Espiritismo" de Chico Xavier (que contraria totalmente o de Allan Kardec, vale a pena insistir) é a aceitação da ideia de vida pós morte e da reencarnação, embora os neopentecostais trabalhem com exorcismo, que se parece muito com os trabalhos conhecidos como "desobsessão" praticados nos centros.

No fim, neopentecostais e "espíritas" cristãos são tudo farinha do mesmo saco. E o retrocesso em que se encontra o Brasil em pleno Século XXI deve muito às lideranças das duas seitas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não há resgate coletivo. E isso o cotidiano nos explica com facilidade

(Autor: Professor Caviar)
Na madrugada de ontem, numa serra na Colômbia, um trágico acidente ceifou quase todos os ocupantes de um avião que levava a equipe catarinense Associação Chapecoense de Futebol, time conhecido como Chapecoense ou, simplesmente, Chape.
No acidente, inicialmente 75 pessoas faleceram. A maioria dos jogadores do Chapecoense, parte da tripulação boliviana que estava no avião, jornalistas e dirigentes esportivos. Apenas seis pessoas foram resgatadas com vida. O famoso zagueiro Neto foi resgatado com vida, e está sob cuidados médicos.
A tragédia comoveu o mundo inteiro e revelou um sonho interrompido de um time em ascensão. Consta-se que o Chapecoense era melhor do que muito time festejado que vence fácil qualquer torneio, e seu time era considerado de grande entrosamento. Com a perda de muitos desses jogadores, o time terá que recomeçar a temporada de 2017 do zero, provavelmente aproveitando jogadores juvenis.
Sob a ótica "espírita", fala-se que o aciden…

Planeta "X", Chupão ou Nibiru: Respondendo a um leitor ramatisista

(Autor: Artur Felipe Azevedo)
Nosso Sistema Solar é composto de 8 planetas. Um leitor anônimo escreveu um comentário, dizendo o seguinte:

"Respeito a opnião (sic) de vocês, mas estão um pouco desatualizados. Se não sabem, foi descoberto um planeta próximo a Plutão, denominado Planeta X, mas que anteriormente foi citado pelo medium Chico Xavier como o Planeta Chupão. Se voces ligarem a teoria espirita com a lógica, viriam que jamais ela errou, mas se exitam em falar sem ao menos saber em que se resume tal coisa. http://geniusvirtual.blogspot.com/2009/07/seria-o-apocalispe-o-planeta-chupao.html  Esse link acima é para a reportagem completa, e abaixo dela está a fonte. Essa repostagem nao é espirita, é científica.
Parem um pouco e leiam para depois falar. É por isso que sempre digo: NÃO PODEMOS FALAR MAL DE ALGUMA COISA QUE NAO CONHECEMOS COMPLETAMENTE, APENAS SE APOIANDO EM SUPOSTOS COMENTARIOS OU SUPOSIÇÕES."


Bem, vemos que o colega ramatisista parece convencido da existência do …

Não quiseram cortar o mal pela raiz? Agora o estrago foi feito. Aguentem!

(Autor: Kardec McGuiver)
Muita gente reclama atualmente das críticas feitas a Chico Xavier. Não são críticas inventadas, são observações dos inúmeros erros cometidos pelo beato católico transformado em "liderança espírita" graças a um festival de manipulações feitas pelas lideranças da FEB, interessadas em fabricar um "santo vivo" para atrair gente e consequentemente, dinheiro. Dinheiro que ia muito pouco para a caridade e mais para as lideranças.
Se esquecem essas pessoas, cegas pela idolatria fanática a um verdadeiro charlatão que foi Chico Xavier, que se tudo fosse evitado antes, nada disso teria acontecido. Era preciso cortar a erva daninha no início, mas preferiram alimentá-la e deixar crescer. Hoje Chico Xavier é uma planta carnívora em dimensões colossais e o estrago que causou no Espiritismo se tornou algo praticamente irreversível.
Claro que houve tentativas para denunciar o charlatão no início. Mas sem a internet ou meios que propagassem as denúncias, el…