Pular para o conteúdo principal

A caridade do "Espiritismo" é isca para fisgar fiel

(Autor: Kardec McGuiver)

O "Espiritismo" brasileiro nunca é criticado. Sequer desperta desconfiança. Isso graças a um trabalho muito bem feito de publicidade que inventa acertos e esconde muito bem seus erros. O "Espiritismo" brasileiro erra tanto quanto os neo-pentecostais mas tem a vantagem de saber colocar suas falhas bem embaixo do tapete, para que ninguém veja.

Entre esses erros está a tão falada caridade praticada por suas lideranças. Uma caridade estereotipada, paliativa e que é completamente insignificante para a transformação social de toda a coletividade brasileira. Não há qualquer sinal que prove que o "Espiritismo" brasileiro tenha sido influente na transformação moral, intelectual e de qualidade de vida da população que o segue. E pasme, nem pode haver. Se houver, o "Espiritismo" brasileiro enfraquece e some. Como assim?

Na verdade, a caridade, tão usada como escudo pelos defensores da deturpação doutrinária praticada no Brasil, é na verdade uma isca para que o número de pessoas seguidoras desse "Espiritismo" pirata aumente cada vez mais, rendendo muito dinheiro para as lideranças. Dinheiro que NÃO vai para a caridade. Se fosse, as lideranças estariam fritas. 

Imagine que as pessoas precisem de ajuda e vão a um centro se tratar ou tentar contato com um falecido conhecido. Legal que elas, após alguma ajuda possam continuar frequentando os centros, não acham? Joia! Recomendações para assistir doutrinárias, ler livros (Oba! D-I-N-H-E-I-R-O!) e a aceitação de falsos dogmas do tipo "no futuro todo mundo vai ser 'espírita'" ou "entra no 'Espiritismo' ou por amor ou pela dor". Pronto, a isca finalmente foi mordida e o "espírita" em potencial finalmente espetado pelo anzol.

Mas se a caridade for mais eficiente e eliminar de vez os problemas da pessoa auxiliada? Obviamente, não precisando mais de ajuda, ele vai acabar largando os centros o que é muito mal para as lideranças, vendo o "rebanho"encolher e consequentemente os lucros e o poder das lideranças que fingem falar em nome da doutrina que eles demonstram desconhecer.

E por isso mesmo que os "Espíritas" usam a caridade para se promover e não para resolver os problemas. É preciso criar um vinculo entre exploradores e ajudados para que estes possam se tornar dependentes, sempre voltando aos centros para reciclar a ajuda a receber, já que a a caridade praticada não é (e nem pode ser) eficiente.

Este é infelizmente um lado ruim do "Espiritismo" cristão praticado no Brasil, um de seus muitos erros de uma deturpação que usa o nome da doutrina espírita para enganar os outros e que acabou se tornando uma igreja a mais entre tantas e alimentar as ilusões de seus seguidores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não há resgate coletivo. E isso o cotidiano nos explica com facilidade

(Autor: Professor Caviar)
Na madrugada de ontem, numa serra na Colômbia, um trágico acidente ceifou quase todos os ocupantes de um avião que levava a equipe catarinense Associação Chapecoense de Futebol, time conhecido como Chapecoense ou, simplesmente, Chape.
No acidente, inicialmente 75 pessoas faleceram. A maioria dos jogadores do Chapecoense, parte da tripulação boliviana que estava no avião, jornalistas e dirigentes esportivos. Apenas seis pessoas foram resgatadas com vida. O famoso zagueiro Neto foi resgatado com vida, e está sob cuidados médicos.
A tragédia comoveu o mundo inteiro e revelou um sonho interrompido de um time em ascensão. Consta-se que o Chapecoense era melhor do que muito time festejado que vence fácil qualquer torneio, e seu time era considerado de grande entrosamento. Com a perda de muitos desses jogadores, o time terá que recomeçar a temporada de 2017 do zero, provavelmente aproveitando jogadores juvenis.
Sob a ótica "espírita", fala-se que o aciden…

Planeta "X", Chupão ou Nibiru: Respondendo a um leitor ramatisista

(Autor: Artur Felipe Azevedo)
Nosso Sistema Solar é composto de 8 planetas. Um leitor anônimo escreveu um comentário, dizendo o seguinte:

"Respeito a opnião (sic) de vocês, mas estão um pouco desatualizados. Se não sabem, foi descoberto um planeta próximo a Plutão, denominado Planeta X, mas que anteriormente foi citado pelo medium Chico Xavier como o Planeta Chupão. Se voces ligarem a teoria espirita com a lógica, viriam que jamais ela errou, mas se exitam em falar sem ao menos saber em que se resume tal coisa. http://geniusvirtual.blogspot.com/2009/07/seria-o-apocalispe-o-planeta-chupao.html  Esse link acima é para a reportagem completa, e abaixo dela está a fonte. Essa repostagem nao é espirita, é científica.
Parem um pouco e leiam para depois falar. É por isso que sempre digo: NÃO PODEMOS FALAR MAL DE ALGUMA COISA QUE NAO CONHECEMOS COMPLETAMENTE, APENAS SE APOIANDO EM SUPOSTOS COMENTARIOS OU SUPOSIÇÕES."


Bem, vemos que o colega ramatisista parece convencido da existência do …

Não quiseram cortar o mal pela raiz? Agora o estrago foi feito. Aguentem!

(Autor: Kardec McGuiver)
Muita gente reclama atualmente das críticas feitas a Chico Xavier. Não são críticas inventadas, são observações dos inúmeros erros cometidos pelo beato católico transformado em "liderança espírita" graças a um festival de manipulações feitas pelas lideranças da FEB, interessadas em fabricar um "santo vivo" para atrair gente e consequentemente, dinheiro. Dinheiro que ia muito pouco para a caridade e mais para as lideranças.
Se esquecem essas pessoas, cegas pela idolatria fanática a um verdadeiro charlatão que foi Chico Xavier, que se tudo fosse evitado antes, nada disso teria acontecido. Era preciso cortar a erva daninha no início, mas preferiram alimentá-la e deixar crescer. Hoje Chico Xavier é uma planta carnívora em dimensões colossais e o estrago que causou no Espiritismo se tornou algo praticamente irreversível.
Claro que houve tentativas para denunciar o charlatão no início. Mas sem a internet ou meios que propagassem as denúncias, el…