Pular para o conteúdo principal

A caridade do "Espiritismo" é isca para fisgar fiel

(Autor: Kardec McGuiver)

O "Espiritismo" brasileiro nunca é criticado. Sequer desperta desconfiança. Isso graças a um trabalho muito bem feito de publicidade que inventa acertos e esconde muito bem seus erros. O "Espiritismo" brasileiro erra tanto quanto os neo-pentecostais mas tem a vantagem de saber colocar suas falhas bem embaixo do tapete, para que ninguém veja.

Entre esses erros está a tão falada caridade praticada por suas lideranças. Uma caridade estereotipada, paliativa e que é completamente insignificante para a transformação social de toda a coletividade brasileira. Não há qualquer sinal que prove que o "Espiritismo" brasileiro tenha sido influente na transformação moral, intelectual e de qualidade de vida da população que o segue. E pasme, nem pode haver. Se houver, o "Espiritismo" brasileiro enfraquece e some. Como assim?

Na verdade, a caridade, tão usada como escudo pelos defensores da deturpação doutrinária praticada no Brasil, é na verdade uma isca para que o número de pessoas seguidoras desse "Espiritismo" pirata aumente cada vez mais, rendendo muito dinheiro para as lideranças. Dinheiro que NÃO vai para a caridade. Se fosse, as lideranças estariam fritas. 

Imagine que as pessoas precisem de ajuda e vão a um centro se tratar ou tentar contato com um falecido conhecido. Legal que elas, após alguma ajuda possam continuar frequentando os centros, não acham? Joia! Recomendações para assistir doutrinárias, ler livros (Oba! D-I-N-H-E-I-R-O!) e a aceitação de falsos dogmas do tipo "no futuro todo mundo vai ser 'espírita'" ou "entra no 'Espiritismo' ou por amor ou pela dor". Pronto, a isca finalmente foi mordida e o "espírita" em potencial finalmente espetado pelo anzol.

Mas se a caridade for mais eficiente e eliminar de vez os problemas da pessoa auxiliada? Obviamente, não precisando mais de ajuda, ele vai acabar largando os centros o que é muito mal para as lideranças, vendo o "rebanho"encolher e consequentemente os lucros e o poder das lideranças que fingem falar em nome da doutrina que eles demonstram desconhecer.

E por isso mesmo que os "Espíritas" usam a caridade para se promover e não para resolver os problemas. É preciso criar um vinculo entre exploradores e ajudados para que estes possam se tornar dependentes, sempre voltando aos centros para reciclar a ajuda a receber, já que a a caridade praticada não é (e nem pode ser) eficiente.

Este é infelizmente um lado ruim do "Espiritismo" cristão praticado no Brasil, um de seus muitos erros de uma deturpação que usa o nome da doutrina espírita para enganar os outros e que acabou se tornando uma igreja a mais entre tantas e alimentar as ilusões de seus seguidores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um