Pular para o conteúdo principal

Por que os seguidores de Chico Xavier são tão furiosos?

(Autor: Professor Caviar)

Por que os seguidores de Francisco Cândido Xavier sentem tanta fúria e são agressivos e ameaçadores em suas reações, quando contrariados na sua adoração ao suposto médium? Exemplos de textos furiosos (aqui, aqui e aqui) existem para confirmar isso, de pessoas que, sonhando com Chico Xavier, flutuam nas nuvens, mas uma menor contrariedade os faz caírem no chão e, se sentindo machucados, xingam e falam desaforos mil ou se comportam de maneira neurótica e desesperada.

Há também casos de ameaças sofridas por Amauri Xavier, que provavelmente teria morrido por "queima de arquivo" depois de uma campanha difamatória. E as ameaças recentes ao espírita anti-deturpação, o falecido Jorge Murta, havia recebido nas redes sociais?

Oficialmente, acredita-se ser "inadmissível" que adeptos de Chico Xavier reajam com fúria diante de qualquer ação de seus opositores. Em tese, imagina-se que esses seguidores reajam com mansidão e com paciência paternal, que respondessem os questionamentos com carinho e humildade e as mensagens apresentassem suavidade ou, quando muito, calmas advertências.

Todavia, o que se vê é o contrário. Explosões de fúria, de ódio, de desespero, de paranoia. Isso desmascara a atribuição de, digamos, "quase luminosidade" de Chico Xavier, já que virou moda dizer que ele "foi imperfeito e errou muito na vida", embora muitos não consigam explicar se "médiuns que erram" continuam merecendo o Céu ou se eles reencarnarão como missionários cuidando de criancinhas na África.

Há muita confusão na trajetória de Chico Xavier e só um país maluco como o Brasil para dar consideração a uma figura dessas, que poderia ser relegada ao mais absoluto desprezo humano e, quando muito, ver seu nome perdido num verbete de almanaques de curiosidades, como uma figura bizarra e bisonha.

Só mesmo nas mentes dos brasileiros capazes de louvar Sérgio Moro como "herói do Brasil" - diante de atribuições confusas que misturam tarefas de policial, advogado, juiz e delegado de província - para haver a adoração a Chico Xavier. Se o pessoal acha que faz sentido um juiz atuar como advogado de acusação e agir ao arrepio das leis, tanto faz adorar um "médium" que realizou obras fake que fogem constantemente dos estilos e aspectos pessoais dos autores mortos alegados.

Daí que temos um arremedo grosseiro e caricato de Jesus Cristo, representado pela figura do "médium" mineiro. Um falso cristo, diga-se de passagem, um sujeito que, por cometer irregularidades, defendeu ideias que, na verdade, rejeitavam o rigor da Lógica e da Razão, que eram causas fundamentais do pensamento kardeciano.

Toda essa restrição ao rigor da Razão por parte dos "espíritas" brasileiros é para evitar que se expusessem falhas profundas na trajetória de Chico Xavier, que com certeza o desqualificariam por completo, não só como "médium", mas também como "filantropo".

Por isso é que o "espiritismo" brasileiro se tornou uma farra igrejista, em que a Fé é usada de maneira abusiva, prevalecendo até mesmo quando defende dogmas absurdos. A Razão, para os "espíritas" brasileiros, não é a ferramenta prioritária que Kardec tanto falou, mas antes uma escrava da Fé e de seus devaneios, em nome dos quais é preferível não analisar dogmas defendidos pela religião brasileira, em vez de questioná-las sob o forte risco de invalidação.

Daí a fúria com que os seguidores de Chico Xavier reagem ao menor questionamento. Daí a linguagem agressiva, com ameaças, chantagens e ofensas, que têm o agravante de virem, em parte, de palestrantes que se julgam protegidos pela marquise do prestígio religioso, que os faz supor de que, só por estarem vinculados a Deus e Jesus, têm o direito de ficarem com a palavra final em tudo, embora não assumam esta postura no discurso. Mas a palavra, muitas vezes, nega aquilo que se faz, a retórica reserva esconderijos para ações de repercussão potencialmente negativa.

Quem deve, teme, e é isso que incomoda os "espíritas" brasileiros que, no fundo, percebem que a trajetória de Chico Xavier foi marcada de muita confusão. Só que estão enganados se essa confusão só tem validade na Terra, enquanto Chico deixou a Terra rumo à luminosidade ou à suposta reencarnação como "servidor dos pobrezinhos na África". Essa confusão, terreno fértil para a fogueira das vaidades "espíritas", da qual Chico nunca foi isento, nunca servirá de arado para a coerência, virtude da qual Chico Xavier nunca foi um amigo sincero e dedicado. Daí que questionar Chico Xavier mexe com os nervos de cada um, irritados com o medo da Verdade que destroi ilusões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um