Pular para o conteúdo principal

Se Chico Xavier não pressentiu coisas simples, ele vai prever a "Data-Limite"?

(Autor: Professor Caviar)

Que moral tem Francisco Cândido Xavier para ser considerado, na posteridade, um "profeta"? Se ele não consegue "absorver" a integridade de personalidades dos espíritos do além-túmulo, reproduzindo mal os estilos e aspectos pessoais dos falecidos, sempre mostrando uma falha aqui e ali - como os "cacófatos" e o igrejismo débil-mental do suposto espírito "Humberto de Campos" - , que moral tem para ter um mínimo de credibilidade para suas supostas previsões sobre a "Data-Limite"?

Que "médiuns erram muito" isso é uma ideia que a literatura kardeciana transmitia e não era segredo algum. No entanto, admitamos: Chico Xavier errou demais. E errou tão vergonhosamente que só mesmo um tolo para abrir relativizações aqui e ali, como um meio de manter sua mórbida adoração a uma pessoa dessas, que só merece um desprezo e um repúdio absolutos, de forma até pacífica, mas bastante crítica.

Chico Xavier foi, em seu tempo, uma espécie de Sérgio Moro da religiosidade, um sujeito que alimentou um imaginário ultraconservador, porém pretensamente messiânico, com ares de falso futurismo e, de forma mais hipócrita, um também falso progressismo. Muitos caíram no conto do "progressismo procrastinador" de Chico Xavier e ignoraram que ele defendia retrocessos sociais e políticos bastante profundos.

E ele não pode ser considerado profeta e devemos rejeitar sua "profecia da Data-Limite", apesar dela simbolizar uma tentação forte para vídeos sensacionalistas que se multiplicam no YouTube e para pautas de programas televisivos sem muita coisa para fazer.

Isso se deve por muitos aspectos, como os erros de abordagem sociológica, antropológica e geológica, entre tantos outros erros científicos da suposta previsão de Chico Xavier. Como, por exemplo, se houver uma catástrofe natural que, através de explosões vulcânicas e terremotos, destruiria a Califórnia e o Havaí, nos EUA, e pouparia o Chile, que fica na mesma área desses cataclismos? E, para piorar, Chico Xavier se esqueceu que os eslavos não iriam povoar o Nordeste brasileiro, pelo contraste climático, e quando ele nasceu já haviam migrações desses povos, não para a presumida região conhecida pelo seu calor, mas para o Sul do país e o interior de São Paulo.

A "profecia" divide chiquistas e há uma parcela deles que rejeita essa tese, alegando que ela partiu de Geraldo Lemos Neto (é aquele famoso problema do "disse Chico Xavier..." ou não), apesar de vermos elementos desse profetismo fajuto nas obras do "médium" e nos depoimentos no Pinga Fogo da TV Tupi. E isso mostra o quanto Chico Xavier nunca foi um unificador, porque apesar do seu profundo igrejismo que prometia conciliar as pessoas, ele desunia com seus apelos sensacionalistas e suas irregularidades.

"PROFECIA" JÁ FRACASSADA

A "profecia" de Chico Xavier sobre a "data-limite" é fracassada em todos os aspectos que se pode imaginar. E isso parte do princípio de que ela vai contra uma recomendação kardeciana, que alertava que prever fatos futuros com datas pré-determinadas é indício de mistificação, além de expressar um baixo nível moral de espíritos zombeteiros que, com a sintonia de um "médium", se aproveitam das fraquezas humanas para brincar com suas emoções, produzindo de ansiedade a temor, desviando-as de suas tarefas importantes para se perderem nas supostas previsões sobre o futuro.

E isso está explícito na obra kardeciana, não tem como relativizar o caso de Chico Xavier, como fazem até mesmo certos acadêmicos que variam entre ingênuos e tendenciosos, que perdem tempo fingindo que analisam a suposta psicografia desse deturpador do Espiritismo para depois assinarem em baixo em prol dessa prática que, da parte do suposto médium, envolve uma coleção de irregularidades fartas de provas contundentes.

A "profecia" está falida pela falta de lógica em suas "previsões", e pelo caráter leviano de supor que se pode prever o futuro determinando uma data fixa. Aí os seguidores de Chico Xavier tentam alegar dizendo "mas ele não previu o futuro, não disse o que vai acontecer em 2019". E aí contestamos, porque a intenção era, sim, prever o futuro, com a pretensão de usar um ano determinado para fazer diagnósticos, ainda que através de um discurso confuso e cheio de falhas e, ainda por cima, falando em "missionários extra-terrestres".

Isso tudo é sensacionalismo barato e se Chico Xavier foi exemplo de alguma coisa, ele o foi pela coleção de ações negativas que iam de um livro poético de valor duvidoso, Parnaso de Além-Túmulo, que podemos definitivamente classificar como "clássico da literatura fake", porque não há tese de possível autenticidade que se sustente com argumentos lógicos.

Além disso, se Chico Xavier não consegue pressentir o tipo negativo de seu apadrinhado goiano, o latifundiário João Teixeira de Faria, o João de Deus, acolhendo-o como um discípulo - a não ser que Chico fosse também um cafajeste que já havia apoiado fraudes de materialização e poderia muito bem apoiar um charlatão curandeiro, hipótese que soa bem plausível - , então ele não pode prever coisa alguma na vida.

O que se conclui é que Chico Xavier foi um equivalente tardio dos ilusionistas e charlatães dos EUA, como P. T. Barnum e William H. Mumler, mas com o agravante do "médium" brasileiro ser um farsante à maneira do seu quase xará Frank Abagnale - retratado no filme Prenda-Me Se For Capaz (Catch Me If You Can), de Steven Spielberg - , capaz de enganar todo mundo e se dar bem na vida. Ver que um sujeito que começou com estranhos pastiches literários se tornou uma quase unanimidade é assustador. A fascinação obsessiva é realmente uma das piores tentações do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um