Pular para o conteúdo principal

Desmentido os mitos de um mito

(Autor: Kardec McGuiver)

O fanatismo em torno de Chico Xavier é mais do que doentio. Charlatão comprovado e responsável por um vandalismo doutrinário que destruiu o que deveria ser o Espiritismo brasileiro, foi transformado em semi-deus para poder fugir de punições, já que seus livros e sua imagem midiática geraram muita renda a FEB, que era atribuída a motivos caridosos mas que transformou a federação em uma das instituições mais ricas do Brasil.

Para que Chico Xavier pudesse ser divinizado e atrair uma legião de seguidores e muito prestígio e dinheiro para a federação, foi criada uma série de mitos em torno do beato mineiro que acabaram servindo como uma forma diferente de canonização feita cm ele ainda vivo. Uma malandragem que seria duramente reprovada por Allan Kardec, que previu o charlatanismo de Chico Xavier.

Vamos listar aqui os mitos relacionados com o beato de Pedro Leopoldo e desmontá-los com base em fatos, sem paixões religiosas a favor ou contra o "médium". Se trata apenas ao alerta tardio a quem foi enganado depositando toda a sua confiança cega em um verdadeiro vigarista deturpador, oriundo de uma religião totalmente diferente, com muitos pontos opostos ao do verdadeiro Espiritismo.

CHICO XAVIER FOI O MAIOR MÉDIUM QUE EXISTIU

Para começar, Chico Xavier nem era médium. A constatação foi verificada analisando suas obras e sua postura, que mostram um desconhecimento total de muitos fatos históricos e do cotidiano. Se Xavier fosse médium, suas declarações seriam realistas e revelariam aspectos mais sutis da realidade cotidiana. 

Mas suas declarações eram todas com base em convicções pessoais. Fala-se que a suposta mediunidade seria uma forma trapaceada de universalizar as opiniões pessoais do "médium" para que fossem transformadas em verdades absolutas a serem engolidas na marra pelos ingênuos seguidores, pouco dispostos a pensar e muito a fim de obedecer uma liderança que pensaria por elas.

Lendo textos sobre esquizofrenia, percebe-se que as características casam bem com a personalidade de Chico Xavier, que concordou em fingir mediunidade para atrair prestígio e obter favorecimentos diversos às custas da fama de poderoso paranormal e importante líder religioso.

CHICO XAVIER ERA UM ESPÍRITO DE ORDEM SUPERIOR

Kardec foi avisado pelos espíritos da codificação que todos os espíritos da Terra, encarnados ou não, pertenciam a mesma ordem, varando apenas em sub-níveis espirituais. O que significa que não existem espíritos superiores no planeta Terra, de prova e expiação, uma condição ainda de inferioridade.

No caso de Chico Xavier, a coisa é ainda mais grave, pois o suposto "médium" dava sinais de ignorância em muitos temas e ostentava um conservadorismo retrógrado quase fascista. Sinais claros de que Xavier, além de não ser um espírito superior, conseguia ser ainda mais inferior que a maioria dos espíritos na Terra. Sua bondade e sabedoria se limitavam a estereótipos criados pelas religiões e pela mídia, mas incompatíveis com um ser realmente bom e sábio. 

A CARIDADE DE CHICO XAVIER ERA CONSTANTE E INTENSA

A caridade de Xavier nunca trouxe resultados. Como toda a caridade religiosa, se limitou a dar migalhas aos mais carentes enquanto tolera a ganância dos mais ricos. A miséria de seus assistidos ainda continuou e as cidades onde viveu não tiveram um ganho de qualidade de vida que pudesse ser resultante de uma caridade exemplarmente bem feita.

Sobre as mensagens supostamente psicografadas para agradar a tara de mães desesperadas de jovens mortos prematuramente, é algo reprovado pela doutrina original e que só serve mesmo para aumentar o sensacionalismo em torno do beato mineiro. Se Xavier fosse realmente superior, evitaria fazer tais comunicações e conversaria com tais mães para que elas se conformassem com o falecimento de seus filhos. Mas atitudes sensatas não atraem holofotes, fazer o quê?

CHICO XAVIER ERA DISCÍPULO DE ALLAN KARDEC

Sem querer tocar na insanidade de querer transformar os dois em um só, como querem um bando de deslumbrados, é também absurda a ideia de que Chico Xavier era o maior seguidor de Allan Kardec. IMPOSSÍVEL! As ideias e posturas de ambos chegavam a ser extremamente opostas. 

Como considerar o maior deturpador da doutrina como discípulo? Não se segue uma doutrina desmentindo as ideias desta. Chico Xavier nunca foi de fato espírita, sempre foi um católico da linha medieval e causou todo o estrago na doutrina ao inserir um monte de ideias estranhas que correspondiam com a sua fé católico-medieval pessoal e nunca com uma doutrina transformadora.

O CATOLICISMO TRAZIDO POR CHICO XAVIER ENRIQUECEU A DOUTRINA

Há quem admita que Chico Xavier trouxe o Catolicismo para a doutrina, mas tratando a iniciativa de forma positiva. Não é. O Catolicismo moderno já tem pontos muito divergentes com o Espiritismo, o que dirá da forma medieval seguida por Xavier? O próprio Kardec nunca cansou de destacar os pontos divergentes entre as duas formas de pensamento, em sua obra.

A fé que Chico Xavier seguiu até o seu falecimento causou um verdadeiro estrago doutrinário, inserindo um monte de tolices e crueldades como a medonha Teologia do Sofrimento (aquela que diz que a dor deve ser aceita como forma de aceleração da evolução espiritual), que nem mesmo os católicos e neo-pentecostais de hoje querem mais saber.

Chico Xavier vandalizou a doutrina espírita. melhor ele ter ficado no seu Catolicismo medieval rezando calado diante de estátuas sem vida.

CHICO XAVIER ERA PROGRESSISTA E MODERNIZOU A DOUTRINA

O beato mineiro foi uma das pessoas mais atrasadas que apareceram no Brasil. Era ultraconservador e se não era fascista de carteirinha, se afinava em alguns pontos com o moralismo típico dos admiradores de Mussolini. Condenava aborto e eutanásia, criminalizou o suicídio, era racista, machista, homofóbico e achava que ninguém deveria reclamar de sua dor, aguentando-a até morrer.

Para piorar, odiava políticos progressistas, apoiou a ditadura na sua pior fase (quando nem mesmo os mais conservadores queria saber dela) e sempre votou em políticos conservadores, vários comprovadamente corruptos. Se estivesse vivo, apoiaria Bolsonaro, apenas fazendo ressalvas do caráter violento do ex-militar.

É mais um ponto que diverge muito de Allan Kardec, um progressista de esquerda que condenaria tudo aquilo que está sendo feito no Brasil e que receberia assinatura de Xavier, um admirador não- fascista de ideais fascistas.

CHICO XAVIER FEZ IMPORTANTE PROFECIA PARA O SÉCULO XXI

Allan Kardec foi enfático: é impossível fazer previsões com datas marcadas. Se alguém tentar fazer alguma é certamente um charlatão, um mistificador. Pois Chico Xavier tentou fazer uma profecia, cheia de graves erros, mas que foi legitimada graças ao prestígio postiço que possuía.

A profecia na verdade é apenas um sonho igrejeiro, gerado pelas preocupações religiosas de um beato fanático pela forma de Catolicismo que seguia. Quem insiste com este papo de profecia é tão charlatão quanto Chico Xavier e deveria ficar calado e recluso ao invés de perder tempo e dinheiro em espalhar tantas besteiras.

CHICO XAVIER TEVE DIREITO DE ESCOLHER DATA DE FALECIMENTO

Uma das mortes mais estranhas do mundo foi a de Chico Xavier, ocorrida há exatos 18 anos atrás. Anos antes de seu falecimento, o beato se manifestou o desejo de morrer no dia em que os brasileiros estivessem felizes. Se fosse felicidade como melhoria da qualidade de vida, com dignidade, entenderíamos o caráter altruísta da declaração.

Só que Xavier morreu no dia da final da roubada copa do mundo de 2002, onde a seleção brasileira trapaceou até mesmo para se classificar nas eliminatórias do ano anterior (quase seria a primeira copa sem o Brasil) e roubou até chegar ao fim, pagando adversários para jogar mal e garantir a vitória que aumentaria o poder de  Ricardo Teixeira na CBF e na FIFA.

Além de ter morrido em uma data fútil, de uma "felicidade" ilusória e uma reles forma de divertimento, a escolha de uma data para morrer é muito estranha - previsões de data fixa são reprovadas pela doutrina original - o que leva a crer que Xavier morreu de eutanásia (morte provocada), tendo seus aparelhos desligados para tentar complementar o processo de sua canonização, morrendo supostamente em prol da humanidade.

CHICO XAVIER ENCERROU A CAPACIDADE DE REENCARNAR

Para que isso fosse possível, Chico Xavier teria que ter sido um espírito de máxima evolução. Mas isso não é possível em um planeta de provas e de expiação, além do fato de que Xavier tinha características típicas de um espírito bastante atrasado e em processo de aprendizado muito rudimentar, esta crença é uma farsa a agradar apenas a fanáticos doentes.

Xavier já reencarnou e em condições bem ruins, já que participou em toda a sua vida de um grave processo que através da enganação, conseguiu iludir multidões de pessoas que emperraram a sua evolução espiritual graças a crença em tolices inseridas pelo beato mineiro. Xavier contraiu uma séria de responsabilidades cuja gravidade forçará uma série de situações desagradáveis por muitas reencarnações. 

ESPIRITISMO NÃO PODERIA EXISTIR SEM CHICO XAVIER

Para lhe ser bem sincero, o Espiritismo estaria muito melhor sem Chico Xavier, apesar do estrago já ter sido feito antes dele, principalmente por Bezerra de Menezes, outro farsante. Mas pelo menos haveria chance de tudo ser consertado e da retomada aos pontos kardecianos, descartando de vez o nunca assumido roustainguismo defendido por aqueles que trouxeram a doutrina para o Brasil.

Sem Chico Xavier, o fanatismo idólatra que predomina na doutrina até hoje, transformando a doutrina em uma seita de adoração, não teria se desenvolvido e a sua possível fragilização poderia facilitar a retomada das bases kardecianas, estimulando uma maior racionalidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um