Pular para o conteúdo principal

Somos todos irmãos. Só que não

(Autor: Senhor dos Anéis, por e-mail)

É constrangedor ver um monte de pobres tristonhos se submeterem a essa idolatria religiosa barata. A imagem que vemos de Francisco Cândido Xavier, no seu complexo de superioridade dissimulado de pretensa unanimidade religiosa, é deplorável em todos os sentidos, exceto para aqueles que ainda se deixam levar pelas paixões religiosas.

Tanto pensamento desejoso glorifica Chico Xavier e o molda conforme as paixões de qualquer um. Dependendo do delírio de cada fiel, Chico pode ser de bolsonarista a marxista, dentro do apelo demagógico de que "Chico Xavier é patrimônio de todos". Não, não é. A liberdade religiosa, infelizmente, é usada pelo "espiritismo" brasileiro para que qualquer um faça o que quisesse. Virou a religião da permissividade, do jeitinho, da dissimulação, da mentira.

Construímos armadilhas no jardim florido do pensamento desejoso e não sabemos. O pensamento desejoso já é considerado uma das piores doenças do Brasil, porque temos hoje a "ditadura das convicções pessoais", a supremacia da fantasia sobre a realidade, onde a "verdade contundente" é quase sempre a mentira descarada que certos aventureiros da opinião pública querem impor nas redes sociais.

Nessa imagem de Chico Xavier recebendo pessoas pobres para um ritual de cumprimentos, vemos pobres tristonhos e melancólicos em ato de submissão a um ídolo religioso. Ninguém tem direito de usar o pensamento desejoso e alegar que isso é um ato de cumplicidade e fraternidade, porque o distanciamento hierárquico é explícito nesta imagem: Chico Xavier acima dos pobres, promovendo culto à personalidade que não condiz à função, originalmente intermediária, de um médium.

Mas no Brasil "médium" é mesmo uma farsa. Eles produzem mensagens fake porque não possuem competência para se concentrarem para chamar os mortos que deseja, e também não tem a sintonia vibratória para atrai-los para contato.

Pelo contrário, os espíritos do além-túmulo fogem dos "médiuns", ou melhor, anti-médiuns brasileiros ("anti-médium" é porque os ditos "médiuns" querem ser o "centro das atenções", não os intermediários entre vivos e mortos), porque lá fora eles sabem muito bem das mentiras que a Terra esconde com certa habilidade. O "lado de lá" não se engana muito fácil, não.

O ato acima é, realmente, condenável. Um bando de pobres que não melhoram realmente de situação e só recebem algumas sacolas de mantimentos e alguns donativos. Roupas velhas, alimentos de marcas ruins, donativos que, no caso dos alimentos, se esgotam em três semanas, e roupas com manchas fungos e furos, ou trajes fora de moda que são dados aos pobres com o mesmo espírito de descaso de quem joga um saco de lixo na lixeira de um prédio.

A imagem acima é condenável porque não traz alegria nem esperança. São pobres que não tiveram profundas transformações de vida. Pobres que receberam uma caridade fraca e meramente paliativa, um arremedo de ações que só fazem sentido em situações de calamidade pública. Dar sopinhas, donativos, roupas estragadas, arroz, feijão e macarrão de marcas baratas e ruins, isso tudo não pode ser visto como "transformar vidas".

A "caridade espírita" é uma grande farsa que só serve para fazer propaganda dos "médiuns" e serve de pretenso atenuante para seus atos deploráveis, como escrever obras fake tidas como de autoria dos mortos - apesar de destoar de aspectos pessoais deles - e deturpar a Doutrina Espírita, substituindo a coerência racional de Allan Kardec por devaneios igrejistas medievais.

Os brasileiros andam muito, muito confusos e o pensamento desejoso passeia aqui e ali desafiando a coerência, a lógica e o bom senso em vários âmbitos da vida humana e do Conhecimento. A ditadura das convicções sociais é capaz de ver progressismo onde não existe, num tempo em que o projeto retrógrado de Jair Bolsonaro é supostamente definido como "o que há de novo na política".

Quantos umbrais não podem haver sob o paraíso da retórica? Quantas palavras são manobradas para atender a interesses pessoais e a convicções defendidas com cegueira emocional, que estabelece visões fantasiosas como "verdades indiscutíveis", se sobrepondo à realidade sob o preço de ameaças, represálias e outros atos perigosos?

A foto que acima vemos é de um caráter retrógrado. Muitos comparam esse retrato com os rituais sacerdóticos da Idade Média. Nessa época, sacerdotes medievais recebiam plebeus em fila, para o ritual de beijos nas mãos. Isso ocorre também no Vaticano, mas não creio que o papa, ainda mais o Papa Francisco (que é progressista e só coincide com o "médium" no codinome papal) faça culto à personalidade com isso. O beijar-na-mão do Vaticano é um ritual sem a função de adoração barata, como se vê no caso dos pobres cumprimentando Chico Xavier.

Uma amarga lição dessa imagem, que mantém os pobres na sua situação inferiorizada diante do culto à personalidade e do complexo de superioridade de um ídolo religioso, é que ela não apresenta lição alguma de fraternidade, por causa do distanciamento hierárquico. Seria idiota ver nesse ato uma demonstração de cumplicidade, pois está bem claro que os pobres aparecem tristes e inferiorizados, diante da superioridade "salvadora" de Chico Xavier. O distanciamento hierárquico está a olhos vistos.

Fico me lembrando do livro A Revolução dos Bichos (Animal Farm), de George Orwell, quando um dos personagens diz: "Somos todos iguais, mas uns são mais iguais que os outros". Quanto a esse ritual hierárquico, podemos usar o colóquio do momento e dizer: "Somos todos irmãos. Só que não".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um