Pular para o conteúdo principal

"Movimento espírita" despreza os esquerdistas que ainda creem nele


(Autor: Professor Caviar)

As esquerdas acreditam em Francisco Cândido Xavier, mas ele não acredita nas esquerdas. Volta e meia, certos jornalistas de esquerda se lembram do "médium" e sua imagem adocicada promovida pela grande mídia, ignorando que ele foi uma das figuras mais conservadoras da História do Brasil.

Em tempos de convulsão social, esses jornalistas e cronistas acabam sendo tomados de fascinação obsessiva e fazem citações ingênuas a Chico Xavier. Um blogueiro, também de esquerda, se precipitou e classificou Chico Xavier, erroneamente, de "comunista", ignorando que o "médium" mineiro fez comentários duramente negativos em relação aos comunistas e aos movimentos de trabalhadores diversos. Chico também defendeu a ditadura militar e pediu ao público orar pelos militares, que estavam construindo, ao seu ver, um "reino de amor" no Brasil. Um "reino de amor" sob o sangue de muitos inocentes, vá entender...

Não há como usar o pensamento desejoso para supor que Chico Xavier foi manipulado, tomado pelo obsessor, orientado pelo "ponto" do programa Pinga Fogo - que, em 1971, fez a famosa entrevista com o "médium" - ou coisa parecida. Chico sempre foi conservador, até o fim da vida, e em 1989 defendeu Fernando Collor para a Presidência da República, em detrimento de Lula, o que nos faz perguntar que razão têm os jornalistas de esquerda, tão simpatizantes com o ex-sindicalista e ex-presidente, em adorar tão retrógrada personalidade religiosa.

O "espiritismo" brasileiro apoiou o golpe de 1964 (fato comprovado pelo historiador Jorge Ferreira, professor da UFF), apoiou o golpe político de 2016, exaltando a Operação Lava Jato (e, particularmente, Sérgio Moro), o Movimento Brasil Livre e outros como supostos inauguradores da regeneração da humanidade, e deu total apoio às reformas regressivas do governo Michel Temer, alegando que a reforma trabalhista, por exemplo, iria promover o "desapego à matéria" e o aumento da carga horária de trabalho "estimularia a missão cristã do trabalho humano", ao lado da terceirização e da perda de direitos trabalhistas.

Embora, nas redes sociais, os "espíritas" ligados à corrente igrejista comandada e simbolizada por Chico Xavier tentem fazer malabarismos discursivos, com muita ginástica mental para desmentir seu conservadorismo de direita, esta postura é confirmada em vários textos e com vários palestrantes. Os "médiuns" João Teixeira de Faria, o João de Deus, erroneamente definido (pela imprensa de direita) como "amigo de Lula", declarou apoio ao maior algoz do petista, o juiz Sérgio Moro. Divaldo Franco também seguiu o mesmo caminho, exaltando Moro e condenando o "marxismo" simbolizado pelo PT. E quem imaginasse que Chico Xavier não compartilharia as mesmas posturas, é bom ver o vídeo do Pinga Fogo, disponível no YouTube.

Nenhum líder do "movimento espírita" foi visitar Lula na cadeia. O discurso que esta religião promove é que o ex-presidente "descumpriu os ensinamentos cristãos e foi justamente punido pelo uso da máquina estatal a serviço do egoísmo e da cupidez". Se os setores das esquerdas que ainda insistem em adorar Chico Xavier não tivessem o escudo do pensamento desejoso (que tenta manipular a realidade ao sabor fantasioso de paixões e convicções pessoais), eles sairiam bastante frustrados com tais ocorrências. Não há como suporem os esquerdistas que os "espíritas" não fizeram visita ao ex-presidente por "falta de tempo" e estarem "ocupados com os pobrezinhos".

Há poucos dias, foi lançado, na cidade de Porto Alegre, o Comitê Inter-Religioso em Defesa da Democracia e Justiça Social Lula-Haddad-Manuela. Lembremos que o Rio Grande do Sul é um dos redutos mais fortes do ultraconservadorismo bolsonarista, e onde, ultimamente, o baiano Divaldo Franco mais tem se projetado diante do grande público. O comitê foi organizado para reagir à ascensão do bolsonarismo, associado a pautas reacionárias que estimulam a intolerância religiosa.

A iniciativa do movimento partiu de católicos, evangélicos, luteranos, budistas, muçulmanos, anglicanos e representantes das espiritualidades de matriz africana, religiões que, por estarem ligadas às classes populares ou a grupos minoritários, mesmo ligados a elites abastadas, vivenciaram e compreendem a questão da intolerância religiosa. Intolerância nunca praticada contra o "espiritismo" brasileiro, altamente deturpado, mas que mesmo assim é a religião mais tolerada e defendida do país.

O "movimento espírita" não está incluído entre os grupos que organizaram o movimento. Anuncia-se que outras religiões irão aderir ao comitê, mas o anti-petismo do "movimento espírita" deixa pouco provável que ele possa aderir ao movimento, sobretudo depois que a religião igrejeira de Chico Xavier se notabilizou, nos últimos anos, por um discurso reacionário "contra a corrupção".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um