Pular para o conteúdo principal

Imagem comprova culto à personalidade de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar)

Esta imagem, que muitos imaginam ser comovente e bonita, revela, na verdade, algo grotesco e deplorável. Trata-se de uma prova de que os "médiuns espíritas", a partir do lamentável exemplo do grande deturpador da causa espírita, Francisco Cândido Xavier, e beneficia pelo culto à personalidade, um grave problema quase nunca percebido pelos brasileiros.

Nela vemos uma fileira de pessoas pobres, sobretudo senhoras idosas, em fileira para cumprir o ritual do beija-mão, saudando o ídolo Chico Xavier. Isso comprova o culto à personalidade, travestido de "saudável adoração amorosa", quando se observa que os pobres em questão apenas tiveram seus problemas amenizados, mas continuam na sua pobreza e inferioridade simbólicas, pois a "caridade espírita" é feita sem romper com os privilégios das classes dominantes. O culto à personalidade faz os "médiuns" brasileiros romperem com a função intermediária dos médiuns originais e substitui-la pela função de "centro das atenções", o que corrompe seriamente a natureza da função.

Sobre as desigualdades sociais, observamos que o "espiritismo" brasileiro se diz contra, mas age como se estivesse plenamente a favor. A "caridade" é paliativa, praticada não pelas lideranças "espíritas" ou seus respectivos "médiuns", mas pelos frequentadores que tiram de seus bolsos o dinheiro para comprar donativos diversos ou tirar de seus bens algo que não lhes serve mais. O povo contribui com sua caridade e o "médium" é que se torna alvo de adoração, ele que se comporta como um pavão recebendo idolatria religiosa às custas de mensagens piegas de moralismo retrógrado.

O gesto acima é ritualístico, um espetáculo de saudações que remete a uma idolatria puramente fútil, à maneira dos antigos velocinos de ouro - cuja adoração chegou a irritar Moisés, segundo registra o Velho Testamento - , e que comprova que os "médiuns" do Brasil nada têm de intermediários, sendo eles "médiuns" apenas pela associação midiática (Chico Xavier é um protegido da Rede Globo de Televisão, que o fez um "filantropo de fachada" como agora busca fazer com Luciano Huck).

Tentando algum esforço de semiótica, podemos comparar a imagem acima com outra imagem que aqui reproduzimos, e que soa desagradável para a chamada "boa sociedade" que segue com gosto a mística igrejeira que é o "espiritismo" brasileiro. Vamos à imagem:


Nela vemos o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, atualmente preso por supostas e duvidosas acusações de corrupção envolvendo um apartamento em Guarujá, abraçando a multidão durante um evento da Caravana do Lula, em 2017.

Note a diferença. Com Lula, nota-se a cumplicidade da população, a interação na qual o líder se identifica com a multidão, num ato de solidariedade mútua, horizontal, informal e descontraída envolvendo uma conhecida autoridade política e a população.

Isso é muito diferente do que se vê na imagem acima, quando pessoas pobres vão a Chico Xavier de maneira extremamente solene, formal e submissa. Na imagem do "médíum" acolhendo pessoas humildes, nota-se um tom de hierarquia, na qual o "humilde" religioso apresenta sua superioridade simbólica, como um monarca ou um sacerdote medieval à paisana, quando recebia a plebe para o beija-mão.

Chico aparece com traje aristocrático, embora cafona, e nota-se um distanciamento simbólico dos pobres e do religioso, não havendo qualquer possibilidade de cumplicidade. Nela, observa-se uma aparente solidariedade que não é horizontal, mas vertical, vinda de cima para baixo, através da reputação do ídolo religioso, na verdade um aristocrata da fé.

É lamentável que as pessoas se deixem levar pelas aparências. Da sociedade conservadora, há uma inversão em torno de Chico Xavier e de Lula, porque o primeiro apresentava uma aparência de caipira inocente e, depois, de velhinho frágil e doente, e o segundo parece um gordinho robusto e de aparência enérgica. Diante disso, ilude-se que o mais humilde e sensível dos dois é o que parece frágil e doente, quando se observa que, para desespero de muitos, o "médium" na verdade foi uma das figuras mais deploráveis como criador de literatura fake e como deturpador dos mais vergonhosos da Doutrina Espírita em toda sua história.

Também é lamentável que as esquerdas, mesmo as que se solidarizam com Lula, tenham uma viciada e perigosa complacência com Chico Xavier, porque o "médium" também foi uma das figuras mais conservadoras e que jamais pode estar associada, mesmo com todo o esforço do relativismo, a nenhuma ideia progressista, até porque o ideário do "bondoso médium" sempre apelava para as pessoas aceitarem as desgraças sem queixumes e em silêncio, e Chico sempre considerava os debates e questionamentos mais aprofundados um "tóxico do intelectualismo".

Para quem está exagerando com a acusação do ultraconservadorismo observado em Chico Xavier, é bom ver o Pinga Fogo da TV Tupi de São Paulo, em 1971, disponível no YouTube e com reproduções até no Dailymotion, outra plataforma de vídeos digitais. E ainda mais nos últimos tempos, em que há a coincidência, enorme demais para ser acidental, dos lemas "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", de Chico Xavier, e "Brasil, acima de tudo, Deus, acima de todos", de Jair Bolsonaro. Deixemos de pensamento desejoso e vamos admitir que o "médium" mineiro sempre foi um arauto do conservadorismo social, estando ele ou não vinculado à pessoa de Bolsonaro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um