Pular para o conteúdo principal

"Caridade espírita" deturpa e corrompe conceito de mutirão


(Autor: Professor Caviar)

O "espiritismo" brasileiro é famoso pela suposta caridade que diz praticar. Sua ação aparentemente filantrópica garante o prestígio e a fama dos seus integrantes e sustenta a adoração extrema dada aos "médiuns" que buscam a santificação fácil através dessa suposta atribuição.

No entanto, essa "caridade" produz resultados muito baixos para tanta adoração. São resultados paliativos, medíocres, que em nenhum momento combatem realmente as desigualdades sociais, antes apenas reduzindo os efeitos mais drásticos, o que não é mérito algum, porque costuma-se comemorar demais por quase nada que é feito. Além disso, muitas ações são de mero paternalismo, sendo não a tão alardeada Assistência Social (caridade que traz resultados profundos e definitivos), mas o puro Assistencialismo (caridade de baixos resultados, pontuais e superficiais).

Essa "caridade" só serve para adoração submissa e deslumbrada aos "médiuns". Mas Francisco Cândido Xavier e Divaldo Pereira Franco, dois dos alvos de tão confortável adoração, nada fizeram, de sua parte, para promover essas ações. Eles apenas apelavam para outrem fazer, enquanto eles, como cigarras, ficaram se exibindo e se promovendo às custas do trabalho das formigas, no caso cidadãos comuns como eu e você, leitor.

Sim, é isso mesmo. Os "médiuns", tão associados à caridade, nunca a fizeram. Você vê eles pedindo aos outros para fazer caridade e você é seduzido a adorá-los por isso. A "caridade" é um escudo que faz Chico Xavier ser blindado até pelos mais rigorosos críticos, que ingenuamente investem em bordões do tipo "ele ao menos fez caridade", "ele era um sujeito generoso e bom", "ele ajudou muita gente" ou o impagável "pelo menos Chico viveu pela total dedicação ao próximo", entre outras tolices.

Se observar bem, Chico Xavier foi a cigarra a se promover com o trabalho das formigas. Mas quem acha isso natural, porque se trata do "espírito de mutirão", isso no entanto é um sentido deturpado, desvirtuado e corrompido do que é "mutirão" e esconde um processo leviano de promoção pessoal dos "médiuns", a partir do próprio Chico, garante o estrelato fácil desses deturpadores vergonhosos da Doutrina Espírita.

É como nos espetáculos da "filantropia televisiva", na qual o apresentador não dá uma contribuição sequer, atuando apenas como narrador da caridade alheia. Os patrocinadores investem em dinheiro, a produção atua na aparente filantropia (na verdade, Assistencialismo, enfatizando seu caráter paternalista), benefícios relativos são realizados com relativa facilidade e o espetáculo garante o prestígio do apresentador, que leva a fama de "filantropo" quando ele não mexeu um dedo para ajudar o próximo, se promovendo com o trabalho dos outros.

Hoje a Rede Globo de Televisão, que blinda Chico Xavier, está fazendo essa manobra com Luciano Huck, apresentador e empresário ligado a um grupo conservador de articulação política, o Renova BR. Mas essa "caridade", mais espetacularizada que eficiente e que rende mais adoração ao suposto benfeitor do que resultados sociais (que não passam de medíocres), já estava sendo feita na televisão brasileira desde os tempos da TV Tupi, que também blindou Chico Xavier em seu tempo.

Essa "caridade" que serve mais para promover adoração ao suposto benfeitor do que trazer progressos sociais, na verdade, é como conversa para boi dormir. As pessoas dormem tranquilas, achando que "vidas foram transformadas", mas tudo fica na mesma. Falando sério, pela grandeza da qual se autoproclamam os "médiuns espíritas", esperava-se que os resultados fossem mais aprofundados, colocando o Brasil em padrões escandinavos de desenvolvimento humano.

Não podemos ser tolos e achar que os "médiuns espíritas" num dia afirmam poder tudo e conseguir realizar uma grande façanha, na qual, no dia seguinte, revelam seu fracasso dizendo que "não foi possível alcançar essa finalidade". Isso seria para causar frustração e até indignação, porque os "médiuns" se autoproclamam "líderes", são capazes de realizar aquilo que pretendem, e é estranho que a única realização que se vê na aparente filantropia tão associada a eles é tão somente o seu prestígio e a adoração através da comoção pública pelo quase nada que se fez.

Por outro lado, a corrupção do conceito de "mutirão" só faz agravar as coisas, porque os "médiuns", em si, nunca praticaram a "caridade" que é tão associada à sua imagem e que sempre é usada como argumento para relativizar as duras críticas a eles. A "dedicação ao próximo" era na verdade ação de terceiros, nas quais o "médium" nem sequer dava orientação, ficando, como um rei em seu trono, esperando a atividade ser feita para obter a adoração pública, os aplausos da Terra que o "santificam" aos olhos de muitos. As paixões terrenas também inventam seus "espíritos de luz".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um