Pular para o conteúdo principal

Chico Xavier nos tribunais das redes sociais


(Autor: Cecílio do Valle - Blog Loucos por Facebook)

Antes da internet, as pessoas tinham que aceitar as ideias e opiniões vindas dos meios de comunicação oficiais. Era a voz dos donos de grandes empresas de comunicação que impunham seus pontos de vistas pessoais, lançando ideias míticas que eram facilmente assimiladas coletivamente se tornando o pensamento único integrante do chamado senso comum. Quem não concordava com o senso comum, tinha que ficar calado e aceitar os conceitos e mitos lançados pela mídia oficial.

Chegada a internet, pessoas comuns passaram a ter voz ativa. E junto a isso a oportunidade dada a quem pensa diferente de tentar eliminar o pensamento único imposto pela mídia do senso comum. Ideias diferentes as impostas pela mídia passaram a ser conhecidas, derrubando os falsos totens impostos pelos donos dos meios de comunicação.

E porque falo disto? Porque a internet está ajudando a derrubar um das farsas mais resistentes do imaginário brasileiro: o falso Espiritismo praticado no Brasil.

O Espiritismo brasileiro discorda do Espiritismo original

Trocando em miúdos, o Espiritismo surgiu como uma ciência a estudar fenômenos e seres que vivem em dimensões desconhecidas de matéria, anti-matéria e não-matéria. Allan Kardec, um famoso pedagogo da época, portanto um cara envolvido com pesquisa, resolveu estudar o caso e lançou como resultado dessas pesquisas um excelente obra de varios livros e publicações em revista, conhecidos como "codificação". Kardec chamou o conjunto de suas ideias de Espiritismo.

Mas com o seu falecimento, vários de seus colegas, por interesses particulares acabaram traindo Allan Kardec e deturpando todo o trabalho codificado. Jean Baptiste Roustaing, que nunca conheceu Kardec pessoalmente resolveu lançar um "Espiritismo"ao seu gosto, já que por sua convicção católica, pretendia transformar a comunicação com os mortos em uma seita de igreja.

E as ideias de Roustaing chegaram ao Brasil resultando numa verdadeira polêmica entre os seus defensores e os discípulos de Kardec. Os adeptos de Roustaing venceram, mas como este não possuía carisma e as ideias de Kardec eram consideradas difíceis de serem assimiladas, os pretensos "espíritas" brasileiros trataram de criar seu "Kardecismo" à moda da casa, com as ideias de Roustaing sendo atribuídas a Kardec.

Chico Xavier, o deturpador definitivo

Um ingênuo cidadão do interior mineiro, que conversava com os mortos foi a pessoa perfeita para abrasileirar Roustaing: Chico Xavier, que era católico fanático e praticante, nunca estudou Espiritismo e de graça, sem qualquer tipo de iniciativa ou esforço, virou a maior liderança do Espiritismo, segundo os incautos que o admiravam.

Por não estudar de fato a doutrina, acabou ficando entre a mediunidade irresponsável e a fraude de comunicações, já que não era médium 24 hora por dia e o show deveria continuar. Divulgou livros com graves erros doutrinários, forjou psicografias de famosos cujo conteúdo destoava da personalidade dos autores atribuídos e classificou o seu mais terrível obsessor, conhecido como "Emmanuel", como "seu mentor espiritual" deixando-o fazer de gato e sapato.

 Submisso, Xavier era marionete de espíritos e lideranças. Considerado por ingênuos mal informados como "maior líder da doutrina n Brasil", não tinha nem ideias nem atitudes de um líder. Seu perfil era mais o de um fiel religioso católico do que o de um líder espírita. Pois Xavier mal sabia o que fazia dentro de um ambiente supostamente espírita.

Graças a suas deturpações e fraudes, foi alvo de denúncias. Mas como escrevia livros que enriqueciam para a FEB - que inventava que suas vendas eram para a caridade - os dirigentes trataram de criar um mito gigantesco para o médium na tentativa de transformá-lo em uma divindade viva e com isso, soterrar de vez as provas do charlatanismo real que praticava. Até porque ninguém iria comprar livros de um charlatão, mas sim de uma divindade.

Resultado: o mito cresceu e o charlatanismo, embora ainda praticado sem muito alarde e com disfarces, caiu no esquecimento e Xavier conquistou os corações de muitos ingênuos que carentes de um tutor, elegeram o médium como uma divindade encarnada a resolver os seus problemas à maneira do Catolicismo mais retrógrado.

Mito colocado em cheque

Claro que as denuncias continuavam, mesmo sendo feitas por estudiosos sérios e de relativo prestígio, embora sem fama. Mas eram logo abafadas. A filantropia paliativa praticada pelo médium e as comunicações fraudulentas que satisfaziam parentes de jovens mortos entorpecidos pela emotividade irracional criavam um enorme exército de cães de guarda a defender o médium.

Isso foi durando muito tempo a ponto de consagrar sua suposta divindade. Fiéis mais exaltados afirmam que ele encerrou sua encarnação e foi para planos elevadíssimos, algo que vai contra as recomendações da doutrina, já que espíritos elevados não reencarnam na Terra e que Xavier teve inúmeros defeitos que justificariam muitas reencarnações posteriores para depurá-los.

Isso foi se sucedendo até o surgimento da internet. Apesar de timidamente surgidos junto com a rede mundial, os debates que pretendiam corrigir o Espiritismo e destruir seus falsos mitos só ganharam força a partir de 2008 com o surgimento de vários sites dedicados a eles e vários grupos em redes socais. Claro que estes debates não iniciavam de forma pacífica, pois os defensores de Chico Xavier se apressavam em defende-lo por causa do caráter divinal dado ao médium, o que lhe garantia uma blindagem.

Os debates se seguem e felizmente aumentam a quantidade de pessoas dispostas a estudar melhor o Espiritismo e eliminar seus falsos mitos e dogmas. Os defensores da deturpação ainda são em maior numero e o prestígio do médium, sólido feito chumbo, sendo difícil de ser derrubado. Mas graças as redes sociais, podemos colocar o médium em um julgamento justo que faça com que ele deixe de ser visto como maior liderança de tudo aquilo que nunca fez parte de sua vida de fato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um