Pular para o conteúdo principal

A construção de um semi-deus

(Autor: Kardec McGuiver)

O fanatismo religioso não está preso a um estereótipo como declara o senso-comum. O fanatismo relacionado com as religiões podem ter muitas formas diferentes, dependendo do contexto e da sita ou igreja relacionada. Naquilo que os brasileiros conhecem erroneamente como "Espiritismo" há muito fanatismo sim, e dos mais graves. E boa parte do fanatismo é direcionado ao culto do beato de Pedro Leopoldo, Chico Xavier, tratado como quase um deus vivo pelos seus admiradores.

Não sei bem como o mito de divinização de Xavier surgiu. O que se sabe que o fato é que o beato era um cidadão comum, apenas um fanático católico cuja única meta na vida é cultuar seus santos e cumprir os rituais que a sua igreja existiu. 

Sua paranormalidade, até hoje controversa, serviu de porta de entrada a Doutrina Espírita, onde Xavier, sem entender nada, agiu como vândalo, praticamente destruindo a doutrina original para colocar no lugar uma versão retrógrada de Catolicismo, acrescida da crença na reencarnação e na vida pós-morte.

Esse vandalismo doutrinário praticado por Chico Xavier muitas vezes o colocou em xeque, tornando-o protagonista de inúmeros escândalos. A FEB, que o adotou, teve que agir rápido, pois o beato, bom em redação, era escritor de livros que vendiam bem e dava dinheiro a instituição. Era preciso transformar Xavier em mito vivo para soterrar escândalos e alavancar ainda mais as vendas de seus livros, bem escritos, mas cheios de graves erros doutrinários, vários deles absurdos.

Para isso foi lançado um empenhoso trabalho de construção do mito para que Xavier não somente seja visto como sobre-humano por sua suposta paranormalidade, como também embutir qualidades de todos os tipos (filantropo, filósofo, professor, profeta, cientista, analista político, historiador, etc.) para forjar perfeição e atrair súditos fanáticos que certamente trabalharão em conjunto com a FEB para que mais livros sejam vendidos e mais pessoas frequentem centros ditos "espíritas".

Praticamente a doutrina original foi soterrada dando lugar a este igrejismo delirante construído graças a figura de Chico Xavier, que nunca deixou de ser o beato de Pedro Leopoldo. Excomungado de sua crença por causa da suposta paranormalidade, Xavier, cuja única ambição na vida era satisfazer a sua fé católica, usou a versão deturpada da doutrina para atingir a sua meta, se transformando, de forma bastante artificial, em uma das maiores lideranças religiosas do país, mas com superpoderes que o faria ser visto como algo fabuloso, a entorpecer as almas carentes com um fanatismo doentio.

A transformação de Chico Xavier em um semi-deus foi péssimo para a Doutrina Espírita original, mas excelente para a sua versão deturpada. Normalmente quando a parasitária erva-daninha se instala em uma árvore e a mata, ela toma o seu lugar, com as suas folhas substituindo as folhas originais da árvore morta. Xavier foi esta erva daninha. 

Graças a Xavier, a erva-daninha, a doutrina original e seu criador, Allan Kardec se tornam os grandes desconhecidos do mundo, reduzidos a meros "carimbos" a autenticar as asneiras difundidas pelo beato de Pedro Leopoldo, o homem que seus admiradores sonhavam em ver como um quase deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um