Pular para o conteúdo principal

Cada gota conta: porque neoconservadores apoiam Chico Xavier

(Autor: Kardec McGuiver)

A verdadeira caridade, resultante de ações coletivas que pretendem eliminar problemas de forma mais eficiente, geralmente através do ativismo social, sempre foi demonizado pelos conservadores. Confundido com baderna, o ativismo social foi condenado até mesmo por Chico Xavier na famosa entrevista para o talk show Pinga Fogo, no auge da ditadura. Os esquerdistas que admiram Chico Xavier não conhecem muito bem o seu ídolo...

Chico Xavier era conservador, algo coerente com a sua fé, que na prática era uma manutenção do velho Catolicismo medieval que nem mesmo o católicos querem saber. O "Espiritismo" nunca passou de mero palco para que Chico Xavier pudesse impor aos seus seguidores os delírios de sua fé medieval. E como um bom conservador condenava a verdadeira caridade, colocando no lugar uma caridade frouxa, paliativa, mas que aos olhos dos mais ingênuos, soa mais emocional.

A caridade que os conservadores aprovam é a mesma caridade que Chico Xavier praticava. Uma caridade que serve mais para que excluídos suportem a sua "incurável" condição de indignidade, apenas criando meios de manter a sobrevivência, sem tirar o individuo de sua condição de carência.

Uma educação que nunca estimule o intelecto (intelecto é uma arma contra poderosos), que ensine a dançar e jogar bola (para manter jovens distraídos, evitado a "subversão" que eliminaria os problemas e as crises que favorecem os poderosos) e que sirva apenas para o mercado de trabalho, de preferência em posições desprestigiadas, como num "chão de fabrica", com um salário que sirva praticamente para se alimentar, se vestir e se deslocar para trabalho e escola.

 Mudar o mundo é péssimo para os poderosos e a caridade deve ser menos eficiente possível, para que as estruturas do poder nunca mudem. Chico Xavier, amigo dos poderosos, de quem nunca exigiu esforço, desejando apenas prêmios e reconhecimento, nunca quis mudar o mundo. 

Apesar de estigmatizado como o "maior filantropo do país", nunca melhorou a vida de ninguém, se limitando a paliativos e benefícios pequenos que eram apenas momentâneos. Sua caridade serviu mais para esconder os escândalos - ele era um deturpador doutrinário e sua mediunidade muitas vezes era falsa, nos momentos de falta de concentração - e aumentar o prestígio do médium, que era um bom vendedor de livros escritos cheios de erros e mentiras.

Conservadores são individualistas. Detestam a caridade praticada por multidões através do ativismo social. A caridade praticada por um "salvador" solitário é mais aceita e admirada. Uma caridade que, feita por um s"salvador" idolatrado, pudesse ser repetida por outros "salvadores", representando falsamente uma soma de forças a "melhorar o planeta e a humanidade". É a tese do "cada gota conta", em que a caridade conservadora consiste na soma de atitudes individuais. O que a prática demonstrou ineficaz para a eliminação dos problemas sociais.

A filantropia chiquista era apenas um meio de promover Chico Xavier como "salvador" e satisfazer a tara religiosa de seus fiéis e admiradores, loucos por um falso santo ou herói que pudesse representar, mesmo que falsamente, a esperança no fim dos problemas. Mas como essa gente é ingênua: se soubessem que problemas não são eliminados desta maneira...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não há resgate coletivo. E isso o cotidiano nos explica com facilidade

(Autor: Professor Caviar)
Na madrugada de ontem, numa serra na Colômbia, um trágico acidente ceifou quase todos os ocupantes de um avião que levava a equipe catarinense Associação Chapecoense de Futebol, time conhecido como Chapecoense ou, simplesmente, Chape.
No acidente, inicialmente 75 pessoas faleceram. A maioria dos jogadores do Chapecoense, parte da tripulação boliviana que estava no avião, jornalistas e dirigentes esportivos. Apenas seis pessoas foram resgatadas com vida. O famoso zagueiro Neto foi resgatado com vida, e está sob cuidados médicos.
A tragédia comoveu o mundo inteiro e revelou um sonho interrompido de um time em ascensão. Consta-se que o Chapecoense era melhor do que muito time festejado que vence fácil qualquer torneio, e seu time era considerado de grande entrosamento. Com a perda de muitos desses jogadores, o time terá que recomeçar a temporada de 2017 do zero, provavelmente aproveitando jogadores juvenis.
Sob a ótica "espírita", fala-se que o aciden…

Planeta "X", Chupão ou Nibiru: Respondendo a um leitor ramatisista

(Autor: Artur Felipe Azevedo)
Nosso Sistema Solar é composto de 8 planetas. Um leitor anônimo escreveu um comentário, dizendo o seguinte:

"Respeito a opnião (sic) de vocês, mas estão um pouco desatualizados. Se não sabem, foi descoberto um planeta próximo a Plutão, denominado Planeta X, mas que anteriormente foi citado pelo medium Chico Xavier como o Planeta Chupão. Se voces ligarem a teoria espirita com a lógica, viriam que jamais ela errou, mas se exitam em falar sem ao menos saber em que se resume tal coisa. http://geniusvirtual.blogspot.com/2009/07/seria-o-apocalispe-o-planeta-chupao.html  Esse link acima é para a reportagem completa, e abaixo dela está a fonte. Essa repostagem nao é espirita, é científica.
Parem um pouco e leiam para depois falar. É por isso que sempre digo: NÃO PODEMOS FALAR MAL DE ALGUMA COISA QUE NAO CONHECEMOS COMPLETAMENTE, APENAS SE APOIANDO EM SUPOSTOS COMENTARIOS OU SUPOSIÇÕES."


Bem, vemos que o colega ramatisista parece convencido da existência do …

Não quiseram cortar o mal pela raiz? Agora o estrago foi feito. Aguentem!

(Autor: Kardec McGuiver)
Muita gente reclama atualmente das críticas feitas a Chico Xavier. Não são críticas inventadas, são observações dos inúmeros erros cometidos pelo beato católico transformado em "liderança espírita" graças a um festival de manipulações feitas pelas lideranças da FEB, interessadas em fabricar um "santo vivo" para atrair gente e consequentemente, dinheiro. Dinheiro que ia muito pouco para a caridade e mais para as lideranças.
Se esquecem essas pessoas, cegas pela idolatria fanática a um verdadeiro charlatão que foi Chico Xavier, que se tudo fosse evitado antes, nada disso teria acontecido. Era preciso cortar a erva daninha no início, mas preferiram alimentá-la e deixar crescer. Hoje Chico Xavier é uma planta carnívora em dimensões colossais e o estrago que causou no Espiritismo se tornou algo praticamente irreversível.
Claro que houve tentativas para denunciar o charlatão no início. Mas sem a internet ou meios que propagassem as denúncias, el…