O anti-Malafaia: tão picareta quanto

(Autor: Kardec McGuiver)

O meu Facebook endoidou de vez. Virou Feichico. Estou sendo atacado por uma avalanche de mensagens atribuídas a Chico Xavier ou de memes relacionados. Não sei se isso tem a ver como vandalismo contra o túmulo do médium ou se e uma reação às polêmicas do Silas Malafaia. Mas tudo aconteceu tão ao mesmo tempo que é impossível não imaginar a relação entre os fatos.

Porque estou dizendo isso? Porque é uma hipocrisia xingar um líder religioso como o Malafaia, elogiando outro, tão errado quanto. Os erros de Chico Xavier foram diferentes dos de Malafaia, mas de igual gravidade. Ambos merecem ser questionados da mesma forma.

Só que o "Espiritismo" brasileiro conseguiu varrer para debaixo do tapete suas falcatruas. Lança mão de uma intensa e bem-sucedida campanha publicitária que apagou da memória todas as provas de charlatanismo do médium que nunca foi espírita, mas é considerado como maior autoridade na doutrina. Mesmo não entendido uma só linha do que foi escrito nas obras da codificação.

Afinal, Chico Xavier era católico e para o Catolicismo é que ele vivia. Entrou de paraquedas no Espiritismo só porque conseguia se comunicar com espíritos tão farsantes quanto ele – os afins se atraem. 

Seduziu pessoas e acabou gostando de permanecer como "maior liderança" daquilo que não entendia nada, pois angariou prestígio e (fanática) admiração. E nem precisava. Bastava ter fé. Mesmo que a fé "ensine" tudo errado. Se Chico Xavier disser que um mais um são cinco, está tudo certo. Um mais um são cinco. "É o velho Chico que diz, e ele nunca erra…."

Ah, mas ele fez caridade. Que caridade? Cadê as provas? Cadê a nota fiscal? Houve transformação na vida de seus supostos ajudados?  Uberaba é o maior IDH do planeta? E publicando suas frasezinhas, que parecem copiadas de livros de autoajuda (que ajudam mais os próprios autores do que quem os lê), o mundo vai mudar? Se a resposta de odas essas perguntas for negativa ou hesitante, certamente, Chico Xavier não merece ser considerado um "símbolo de bondade".

Estas frases postadas aos montes no Facebook indicam a ingenuidade do povo brasileiro a confiar em um estereótipo de bom mocismo que não corresponde com a realidade. Infelizmente, Chico Xavier virou um fantasma a assombrar o Brasil. E ainda aguardamos qual caça-fantasmas que irá exterminá-lo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não há resgate coletivo. E isso o cotidiano nos explica com facilidade

Planeta "X", Chupão ou Nibiru: Respondendo a um leitor ramatisista

Madre Teresa de Calcutá e a caridade como mercadoria