Pular para o conteúdo principal

Porque somente agora, anos após sua morte, Chico Xavier é devidamente contestado?

(Autor: Profeta Gandalf)

Uma das reclamações dos fãs de Chico Xavier, ao visitarem fóruns espíritas que o contestam, é porque somente agora o médium tem sido devidamente contestado, após a sua morte? Isso merece alguns esclarecimentos.

Na verdade, Xavier sempre foi contestado. Vários intelectuais espíritas, conhecedores de fato da doutrina de Allan Kardec, sabiam que Xavier não era realmente um espírita. Não é preciso ser espírita para ser médium e vice-versa. O problema é que não havia um meio de comunicação como a internet para que possa dar oportunidade a debates mais aprofundados.

Os únicos meios de comunicação disponíveis na época, sem entender nada, preferiram apelar para o sensacionalismo e, com a ajuda da FEB, transformar o médium mineiro em um mito, uma espécie de "santo" vivo, se aproveitando da ingenuidade dos que procuravam Xavier para pedir ajuda.

A mídia conseguiu transformar aquilo que deveria ser Espiritismo em uma seita dogmática como as outras religiões, com crenças irracionais, contradições e a todo o tipo de deturpação que a FEB tinha direito. A transformação da doutrina em uma seita tem enchido os cofres da FEB e de muitos escritores que com suas obras psicografadas e "psicografadas", tem lançado mão da pieguice para seduzir os mais incautos seguidores da FEB.

E foi uma deturpação de muitas décadas. A contestação desses erros existia, mas acontecia de maneira quase clandestina, já que para o senso comum, "Espiritismo" era Chico Xavier, a FEB e tudo isso que era mostrado como tal, excessivamente sentimental e quase nada racional (embora usasse a expressão "fé raciocinada" como propaganda e forma de dar autenticidade as distorções difundidas).

Com a internet, pessoas comuns foram ganhando oportunidade de se manifestar e os debates foram se multiplicando e se enriquecendo. Muita gente que não aceitava a influência do médium começou a postar suas contestações. Muita gente, como eu, recebeu o recado e pulou fora desse falso Espiritismo que apesar de se definir como "kardecista", pouco ou nada lia Kardec.

Xavier morreu em 2002. Apesar da internet ter surgido no Brasil cerca de 6 anos antes, só começou a se tornar realmente influente um pouco menos do que 10 anos após o falecimento do médium. E somente em 2012 a iconoclastia à imagem do médium tem se tornado mais intensa. 

Não foi porque o médium tenha morrido que os debates ganharam força e sim pela facilidade da internet como difusor de ideias. Se Xavier estivesse vivo, com certeza teria que engolir as críticas a ele, muito mais consistentes e "ferozes" dos que ele recebia da Igreja Católica (na verdade a sua verdadeira crença). Xavier vivia magoado com o Catolicismo, pois o amor devotado à religião dos padres não tinha a reciprocidade esperada por ele. Talvez isso tenha feito com que Xavier tenha encontrado na FEB o seu exílio religioso.

As discussões estão se fortalecendo. Se depender dos debates, Xavier definitivamente será apagado da história do Espiritismo brasileiro. Até porque ele, pela vontade que tinha, certamente estava inserido na religião errada, para a a tristeza dele, de todos os admiradores e de todos os detratores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um