Pular para o conteúdo principal

Os erros de Chico Xavier

(Autor: Profeta Gandalf)

Na intenção de soterrar de vez as provas de charlatanismo de Chico Xavier, a FEB (Federação Roustainguista Brasileira), construiu um mito de "perfeição" em torno do médium. Mito que cresce feito bola de neve e que fez e ainda faz surgir iludidos e fanáticos admiradores para o médium.

Tratado como se fosse mais do que um semi-deus, Chico Xavier era na verdade um homem comum, igual aos outros.Tinha de fato mediunidade, mas ao invés de estudar para desenvolvê-la, preferiu a prática irresponsável que o pôs em contato com espíritos de farsantes, acabando por atrofiar a sua faculdade mediúnica, lançando mão de fraudes para sustentar o mito.

Xavier, que na verdade nunca foi espírita e sim um intruso católico, deturpou conceitos da doutrina, transformando-a em uma seita a mais entre muitas, a estagnar toda a sociedade através da fé cega.

Mostro aqui uma lista de erros cometidos pelo "Senhor Perfeição" Chico Xavier, que faz cair toda a mitologia em torno dele. Vou enfurecer muitos admiradores, mas temos que ser coerentes e lógicos em admitir que exageraram mito na mitologia de "perfeição" dada a Xavier, que nada fez para transformar a sociedade como um todo para melhor.

A lista:

- Católico praticante, fingiu ser espírita e defendia muitos pontos que entravam em contradição com o que aparece nas obras da codificação pesquisadas por Allan Kardec, este reduzido a objeto de bajulação na forma deturpada praticada no Brasil.

- Preferiu bagunçar o Espiritismo através de deturpações, do que desenvolver o Catolicismo em que acreditava, inserindo neste, conceitos de vida pós-morte.

- Nunca estudou a doutrina e muito menos a mediunidade, favorecendo comunicação com espíritos de duvidosas qualidades moral e intelectual, como Emmanuel.

- Desprezava o desenvolvimento intelectual, apesar de falar frequentemente em "fé raciocinada".

- Quis que a Ciência fosse submetida a fé, quando a codificação recomenda o oposto.

- Ao invés de consolar as mães que perderam os filhos, preferiu obsediá-los para dar falso consolo através de mensagens banais, muitas vezes ditadas por falsos espíritos que fingiam a identidade dos filhos mortos.

- Usou nomes de famosos em falsas psicografias que destoavam grotescamente dos estilos dos autores atribuídos.

- Era submisso a autoridades e a espíritos obsessores e não questionava ordens absurdas.

- Demonstrava ter fascínio mórbido por pessoas que morriam jovens.

- Responsabilizava as vítimas como culpadas em desastres e infortúnios.

- Pregava o masoquismo moral que condenava o esforço para sair dos problemas, preferindo estimular a aceitação cega do sofrimento, como se a dor em si pudesse trazer algum benefício (e não traz).

- Assinava atestados que legitimou fraudes de materialização com objetos como panos e gazes.

- Apoiou a ditadura militar e  demonstrou total falta de altruísmo ao se referir ao que seria feito com as vítimas, preferindo lavar as mãos" sobre o que acontecesse com elas.

- Do contrário que quase todos pensam, não era bondoso e sua caridade era frouxa, paliativa, estereotipada e se resumia a compensar as pessoas pelos problemas que nunca eram resolvidos. Não conseguiu transformar a sociedade brasileira, que continua tão ou mais problemática quanto antes de suas atividades como suposto filantropo.

- Aceitou numa boa a alimentar a própria mitologia, apesar de se declarar "humilde" e de recusar o título de liderança.

- Difundiu tolas crenças pessoais como se fossem verdades científicas e nunca se preocupou em desmenti-las. Seus sonhos eram considerados como sérias "profecias", mesmo que seus conteúdos sejam comprovadamente absurdos.

- Inseriu dogmas católicos na doutrina, que também desmentiam pontos importantes estudados e comprovados durante o processo de codificação.

- Plagiou obras, mas colocava a responsabilidade nos supostos espíritos que assinavam seus livros.

- Estimulou gerações e gerações de embusteiros tão farsantes quanto ele, que enriqueciam as custas de prestígio e da falsa imagem de filantropos.

- Seus livros nunca ajudaram a caridade de fato. Mesmo que as vendas tenham sido usadas para isso, o que ainda não pôde ser provado, foi muito pouco. A maior parte da renda, senão toda, dos livros ia para a própria FEB que explorava ao máximo o médium, tido como sua valiosa galinha dos ovos de ouro.

- Não permitiu que seus órgãos sadios fossem usados, após sua morte, para salvar vidas de outras pessoas. Um contrassenso vindo daquele que é considerado o "mais caridoso do mundo".

- Suas ideias emperraram as pesquisas sobre vida espiritual, contatos com os mortos e verificação de outros tipos de matéria e de dimensões espaciais. Suas ideias resumiam a moralismo frouxo típico dos livros de auto-ajuda e à caridade estereotipada e paliativa.

- Nunca verificou a origem verdadeira das mensagens que recebia e muito menos sobre a identidade, a personalidade e as intenções dos espíritos comunicantes.

- Entrava frequentemente em contradição e mudava de opinião conforme a conveniência, para escapar de encrencas.

- Nunca assumiu seus erros, preferindo jogar a culpa das falhas que cometia para outras pessoas.

- Morreu de forma misteriosa exaltando como "felicidade máxima" uma forma banal de lazer que nada contribui para o desenvolvimento intelectual das pessoas e nunca trouxe qualidade de vida para a sociedade.

- Sempre aceitou numa boa a construção de seu próprio mito e o alimentava sempre que encontrava oportunidade.

- Nunca usou suas faculdades e seu prestígio para crescer como ser humano, se limitando a agir como um padre católico que se não fazia mal, pelo menos não fazia o bem.

Como vocês podem ver, o homem "mais perfeito" que esteve sobra a Terra mais errou do que acertou. E deve estar respondendo por sua responsabilidade em relação a todos esses erros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um