Pular para o conteúdo principal

Para criticar Chico Xavier é necessário que apareça um formador de opinião

Chico Xavier foi o produto publicitário mais bem-sucedido da história brasileira. Nunca um nome teve tanta confiabilidade embutida, sem ter sido confiável de fato. Xavier não apenas era dotado com o poder de conversar com os mortos como foi e ainda é um poderoso sedutor, com o poder de fazer qualquer um se ajoelhar diante dele, qualquer que seja o erro cometido pelo médium.

Um mito poderosíssimo e bastante sólido, quase impossível de se derrubar. A FEB, que adotou o caipira de Pedro Leopoldo e o transformou em um semideus através de uma intensa manipulação de sua imagem, pode ser considerada responsável pela mais bem-sucedida farsa que se teve notícia no país.

Mas esta farsa se solidificou. A erva daninha criou raiz. Todos se recusam a arrancar a erva daninha pensando ser ela a própria planta vitimada. Deixaram a erva viver, ela cresceu e se tornou uma monstruosidade. Para cortar suas raízes não basta qualquer serra ou equipamento.

Para a maioria dos brasileiros, Chico Xavier representou o estereótipo de bondade plena. Um estereótipo que nunca existiu na prática, mas foi espalhado em conversas pelo Brasil afora e aos poucos se consagrou. Agora o mito é muito maior do que se pode imaginar e derrubá-lo não é tarefa para qualquer um.

José Manoel Barboza, estudioso espírita e apresentador do programa Terceira Revelação na TV, transmitido em uma TV local de Friburgo, mas disponível no YouTube, seria esta pessoa. 

Experiente na doutrina, profundo estudioso das obras da codificação, conhecido no centro espírita que administrava (o único centro espírita que eu tenho notícia que mantém fidelidade a Kardec, sem os enxertos roustainguistas, chiquistas ou de qualquer que seja) e com visibilidade conquistada através de seu programa na TV teria o perfil exato para derrubar o mito de Chico Xavier, algo que ele estava tentando fazer com suas palestras esclarecedoras e lógicas. Mas em março de 2003, complicações consequentes da diabetes que sofria o tiraram deste mundo. Batalha perdida.

Os críticos da deturpação doutrinária, coisa que Chico Xavier era o maior responsável, embora erroneamente tachado de "maior líder espírita", ficaram arrasados com o falecimento de "Zé Manel", como Barboza gostava de ser chamado. Um importante combatente pelo retorno a respeito doutrinário havia deixado a luta. Chiquistas recobraram as forças e voltaram a crescer. Para o mal da compreensão doutrinária.

Já que não temos Barboza, é necessário que apareça alguém com carisma e poder de convencimento para mostrar aos incautos quem foi de fato Chico Xavier e que seu poderoso mito está muito além do que o médium foi na realidade. Mas infelizmente os espíritas que o contestam (nossa equipe incluída) não possuem poder de convencimento e os formadores de opinião existentes preferem confirmar o mito de "bondade máxima" do médium, o que é mais conveniente.

Aguardamos o herói que acabará com esta farsa. Até lá continuemos iludidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um