Pular para o conteúdo principal

O ufanismo igrejista do Brasil "Coração do Mundo"

(Autor: Professor Caviar)

Um típico exemplo de texto igrejista se nota neste link. Uma patriotada cheia de belas palavras, afinal é o balé da bela retórica, das palavras "boas" que nada dizem, porque só servem para o apelo fácil da emoção, um recurso que especialistas da Comunicação se referem como falacioso, o Argumentum Ad Passiones.

Orson Peter Carrara não é o único palestrante "espírita" que cai em contradição o tempo inteiro, mas é um dos mais típicos, em que, num momento, bajula a "surpreendente atualidade" de Allan Kardec e, em outro, exalta a "luminosidade" de Chico Xavier. Em outro, fala na "urgência" dos alertas de Erasto, mas em outro, na "sabedoria" de Emmanuel. Orson ainda defende a Teologia do Sofrimento - certa vez citou jargões típicos como "inimigo de si mesmo" - , mas exalta a figura de Zilda Arns, irmã e parceira de Dom Paulo Evaristo Arns na luta contra a opressão.

É o tipo de sujeito que acende velas para tudo quanto é canto. Como investe no mel das palavras, pouco importa para palestrantes assim a coerência de ideias. Desta forma, acreditam eles que basta dizer uma coisa e dizer outra bem oposta e emendar tudo com alusões à "paz", ao "amor" e à "fraternidade".

Coitados desses palestrantes "espíritas", que seriam duramente reprovados por Erasto. O discípulo de Paulo de Tarso, em mensagens espirituais divulgadas por um discreto médium, sr. D'Ambel - muito diferente dos "médiuns" festeiros do Brasil que investem no culto à personalidade - , sempre alertava dos deturpadores dos ensinamentos de Allan Kardec, capazes de apelar para o "amor" e "caridade" em frases enfeitadas para inserir ideias igrejeiras velhas, decadentes e sem vínculo com a realidade.

Isso lembra muito a comédia Escolinha do Professor Raimundo, de um outro Chico, bem mais sensato e muito mais mediúnico, o Chico Anysio, esse sim um Chico que incorporou diferentes pessoas com digna habilidade. Não há como não estabelecer paralelo entre o personagem Rolando Lero (do saudoso Rogério Cardoso) e o professor Raimundo com a entre Divaldo Franco e o professor Allan Kardec.

Quanto à patriotada, há a informação absurda de que a Terra "foi construída por Jesus" e fala-se da divinização do Hino Nacional Brasileiro. E o texto investe na mitificação perigosa do Brasil como "Coração do Mundo", uma perspectiva que parece linda, mas é muito traiçoeira, vide o que aconteceu com o Catolicismo do Império Romano durante a Idade Média, em que também se prometia a "união da humanidade por Cristo".

O problema é que essa retórica "tão bonita" só fala de um lado. Unilateralmente, o lado "do bem", o lado "fraterno", "pacifista", "humanitário". Mas não se fala do outro lado, de quem não compartilha com tais "causas" e precisa "sofrer os efeitos dessa recusa". O Catolicismo medieval, o nazi-fascismo, as ditaduras latino-americanas como a brasileira, vivida entre 1964 e 1985, também vieram com um discurso "unificador" no qual quem se recusasse a compartilhar "sofreria as devidas consequências".

E se o nazi-fascismo tivesse justificado seus holocaustos, que tanto chocaram a humanidade pelo seu caráter perverso e sem um pingo de humanidade, com alegações do tipo "resgates espirituais", investindo na culpabilização da vítima atribuindo a ela uma hipotética encarnação antiga, muito longínqua no tempo e que, se fosse verídica, teria sido provavelmente superada?

O "iluminado" Chico Xavier, diante de uma grande plateia, das atenções de milhares de espectadores e sob atento olhar da imprensa, foi no programa Pinga-Fogo, da TV Tupi de São Paulo, no fim de julho de 1971, defender a ditadura militar com suas próprias palavras, dizendo para "orarmos aos generais que estavam construindo o reino de amor do futuro".

Em outras palavras, Chico Xavier acreditava que a ditadura militar iria construir o "Coração do Mundo" que ele sempre atribuiu ao Brasil, misturando um devaneio caipira de querer que seu próprio país "mande no planeta" - uma visão extremamente perigosa e potencialmente mortal - com um senso de divinização trazida pela formação religiosa do "médium", católica ortodoxa de influência jesuíta-medieval.

E aí o texto de Carrara se contradiz. Que "liberdade" que ele fala? A palavra soa solta, vaga, nesse balé de palavras bonitas. O trecho que copiamos - descontamos a óbvia bajulação a um Kardec reduzido a um "padre", na tradução igrejista de Gentile - revela um moralismo que poderia ser dito em propagandas da ditadura militar:

"O dia 21 de abril lembra liberdade, desde os tempos escolares. Isso lembra responsabilidade, comprometimento, ética. Afinal, temos um compromisso com o país, com a coletividade brasileira. Qualquer cidadão está comprometido com a segurança, com os valores do país, com a obrigação moral da retidão e da gratidão, que se estendem por ações em favor do bem comum. É o dever! (...)

 Por tudo isso, a reflexão sobre nosso papel de brasileiros perante a Pátria Brasileira inclui-se igualmente no dever, ainda que apenas por gratidão pelo país que nos acolhe, garantindo-nos a paz desse foco irradiador de trabalho e fé que é o Brasil. Tamanho compromisso dispensa corrupção, egoísmo e tolas vaidades. Pede-nos, isso sim, trabalho e dignidade, exatamente pelo alto compromisso que todos temos com a vida e seu significado. 

 Repare o leitor atento que, quando ouvimos o Hino Nacional, a emoção nos envolve completamente. É o sentimento de compromisso com a missão da Pátria que integramos. O renascimento no país não é obra do acaso. Indica comprometimento e programação sabiamente elaborada. Saibamos respeitar e cumprir o que antes prometemos".

Falar é muito fácil, e como jardins de palavras róseas escondem significados espinhosos e mortíferos. O quanto se fala, em tese, em "trabalho", sem verificar a natureza dessa tarefa e sem considerar a individualidade humana. Ignora-se que o texto de Carrara é difundido num momento grave para o país, em que a precarização do trabalho e o desmantelamento do patrimônio brasileiro e de seus serviços públicos causa muita dor e sofrimento para os cidadãos.

Devemos lembrar, também, que os "espíritas" definiram como "regeneração" as passeatas "contra a corrupção" de 2016, chegando a falar em "intuições de espíritos superiores" e tudo o mais. No entanto, tais passeatas mostravam pessoas pedindo morte aos esquerdistas - uma senhora exibiu o cartaz "Por que não mataram todos em 1964" - manifestantes apelavam para a baixaria de baixar as calças e exibir seus traseiros fedorentos em plenas ruas e outros "revoltados" exibindo até mesmo suásticas nazistas e pedindo "intervenção militar" (eufemismo para golpe e ditadura militar).

O "espiritismo" não consegue esconder sua insensibilidade humana com o maravilhoso mel das palavras. Virou uma religião de confeiteiros da palavra, que acreditam na vã ilusão de que, quanto mais textos "belos" como o que aqui citamos forem escritos, mais possibilidade haverá do palestrante ou escritor "espírita" garantir um lugar no céu. 

Para o "espírita", pouco importa se o sofredor desperdice uma ou duas encarnações acumulando desgraças que lhes fazem adiar projetos de vida. Mas o "espírita" tem pressa em alcançar o céu, e acha que com o seu balé de palavras pode agradar Jesus, Kardec e outros e entrar para aquilo que entende como o "jantar dos puros" pela porta da frente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um