Pular para o conteúdo principal

Influência de espíritos autoritários desqualifica Chico Xavier e Divaldo Franco

(Autor: Equipe Dossiê Espírita)

As paixões religiosas ainda estarão nas agendas de debates, por se tornarem um processo perigoso, no qual se explora emoções e sensações que simulam estados de paz e tranquilidade, mas trazem energias maléficas, viciando a alma na busca desses "êxtases da fé", destas orgias sem sexo, sem drogas nem dinheiro, mas igualmente perniciosas e traiçoeiras.

Nota-se o perigo dessas armadilhas que as paixões perigosas permitem a reputação elevada dos deturpadores da Doutrina Espírita, de forma a que a maioria daqueles que questionam a deturpação tenham um empenho estéril, parando no meio do caminho.

É quando as paixões religiosas lhes inserem a fascinação obsessiva, perigoso tipo de obsessão já alertado por Allan Kardec, e que representa, no Brasil, com perfeita exatidão, o sentimento de apego de muitos brasileiros às figuras de Francisco Cândido Xavier e Divaldo Pereira Franco, verdadeiros artífices da manipulação das mentes humanas.

O crítico da deturpação se amolece quando um sedutor processo de dominação, com melodias piegas, apresentando imagens de crianças pobres e velhos doentes sorrindo, paisagens floridas, peixinhos no fundo do mar, céu azul com o sol brilhando e coraçõezinhos ilustrados aparecem para anunciar a "superioridade" dos deturpadores, associados tendenciosamente a ideias de "amor, bondade e caridade".

Há muitos alertas, em obras de Allan Kardec - recomenda-se as traduções de José Herculano Pires, fiéis ao texto original - , que desmontam os festejados "médiuns", que já pecam pelo culto à personalidade e dissimulam seu trabalho deturpador sob o pretexto das "mensagens de amor".

Um deles corresponde à influência de espíritos autoritários, já descrita em O Livro dos Médiuns no capítulo 24, em conselho dado pelo espírito São Luís a respeito da identificação dos espíritos, como se observa explicitamente no item 10 dos princípios enumerados:

"10º) Os Espíritos bons jamais dão ordens: não querem impor-se, apenas aconselham e se não forem ouvidos se retiram. Os maus são autoritários, dão ordens, querem ser obedecidos e não se afastam facilmente. Todo Espírito que se impõe trai a sua condição".

São exclusivistas e absolutos nas suas opiniões e pretendem possuir o privilégio da verdade. Exigem a crença cega e nunca apelam para a razão, pois sabem que a razão lhes tiraria a máscara.

De forma explícita, nota-se que os "mentores" dos "médiuns" Chico Xavier e Divaldo Franco, Emmanuel e Joana de Angelis (lembrando que esta não teria sido Joana Angélica, mas o próprio Máscara de Ferro), personificam espíritos autoritários, que sempre forçavam seus subordinados a lhes obedecerem.

Em vários episódios das vidas dos dois "médiuns", Emmanuel e de Angelis ordenavam seus subordinados a continuar trabalhando. Nem a doença ou o cansaço noturno eram motivos para deixar os trabalhos, cumpridos de maneira opressiva e sobrecarregada, sob a desculpa de manter em ritmo intenso o "trabalho missionário", eufemismo para o proselitismo religioso em prol da deturpação do Espiritismo.

A obra de Allan Kardec prova, portanto, que espíritos de atuação autoritária e extremamente austera são, na verdade, espíritos inferiores, grotescos, contrariando a fama que se tem, no Brasil, de pretensa superioridade moral atribuída aos "mentores" dos dois "médiuns".

POR QUE ESPÍRITOS AUTORITÁRIOS SÃO VISTOS COMO "SUPERIORES" NO BRASIL?

O Brasil, conforme constata a professora de Filosofia da Universidade de São Paulo, Marilena Chauí, no livro Brasil: Mito Fundador e Sociedade Autoritária, revela a tradição autoritária que existe na sociedade brasileira, que permite que se aceite até a tirania sob pretextos diversos: "combate à corrupção", "disciplina", "devoção religiosa", "prosperidade econômica" e "reorganização da nação".

Diz a autora, na página 89: (...) as relações sociais e intersubjetivas são sempre realizadas como relação entre um superior, que manda, e um inferior, que obedece. As diferenças e assimetrias são sempre transformadas em desigualdades que reforçam a relação mando-obediência. (...)As relações entre os que se Julgam iguais são de "parentesco", isto é, de cumplicidade ou de compadrio; e entre os que são vistos como desiguais o relacionamento assume a forma ao favor, da clientela, da tutela ou da cooptação. (...).

O Brasil foi tomado, em sua História, de vários golpes sociais e políticos, e pela supremacia do status quo, do prestígio social, a que se permite delitos e violências para beneficiar ou proteger seus interesses. A Justiça premia com a impunidade quem é dotado de privilégios sociais e pratica crimes de roubo, fraude, falsidade ideológica, homicídio e outros, por eles serem motivados por "causas nobres" ou buscam vantagens socialmente aceitas.

A retomada conservadora que derrubou a presidenta da República, Dilma Rousseff, também foi motivado pela "revolta do bolor": elites dotadas de privilégios tão longamente preservados reagiam às transformações sociais que as faziam decair na sociedade, e organizaram uma frente social, midiática, parlamentar e jurídica para derrubar a chefe do Executivo e instaurar um governo que revertesse as conquistas populares em prol do zelo de antigos privilégios.

Não por acaso, uma das figuras mais cultuadas por essa sociedade é o político Jair Bolsonaro, símbolo da extrema-direita brasileira. De um perfil truculento e marcado por posturas autoritárias, preconceitos sociais e atitudes agressivas, Bolsonaro é uma ameaça ao país, na medida em que articula uma grande legião de seguidores confiantes de que ele um dia ocupará o Palácio do Planalto, mesmo que sem a consulta das urnas.

Se figuras assim são idolatradas e consideradas "símbolos de moralidade e eficiência humana", então faz sentido ignorar Allan Kardec e aceitar que um deturpador da Doutrina Espírita defina Emmanuel, por exemplo, como "espírito de máxima elevação" e "expressão da coerência e humildade humanas". É por isso que muitos brasileiros foram apoiar o golpe político que se deu, há um ano. A sociedade brasileira peca pelo seu autoritarismo e seu moralismo ferrenho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um