Pular para o conteúdo principal

As pessoas não imaginam que Chico Xavier foi reinventado pela Rede Globo?

(Por Ailton José Fernandes, por e-mail)

Quanta ingenuidade achar que o tal Chico Xavier, deturpador severo e grave da Doutrina Espírita, virou de repente o "ícone máximo de amor e bondade".

As pessoas que assim acreditam não sabem que foram manipuladas pela mídia. A imagem de "filantropo" de Chico Xavier, Divaldo Franco e agora um tal de João de Deus são apenas discursos construídos pela mídia, principalmente pela Rede Globo que usa o "espiritismo" para frear o caminho dos pastores evangélicos, como Edir Macedo.

Chico Xavier nunca foi realmente confiável. Era católico ortodoxo, matreiro, mistificador. Como velho, virou ranzinza. Sempre foi conservador. Suas frases que tanto fascinam muita gente não são nada belas, apenas um amontoado de frases que sempre apelam para a pessoa aguentar o sofrimento e fingir que tudo está bem na vida.

O mito de Chico Xavier foi inventado por Antônio Wantuil de Freitas, o ambicioso presidente da Federação Espírita Brasileira, com o intuito de criar um falso santo, objeto de adoração popular, e vendar e vender livros. O lucro dos livros foi para a caridade? De jeito nenhum! Eles foram para os cofres da FEB e enriqueceram Wantuil e companhia.

Morto Wantuil, Chico Xavier não tinha um padrinho forte na FEB. E, se antes a TV Tupi blindava o suposto médium, foi o poder da Rede Globo, apoiada pela ditadura militar (que Chico tanto defendeu, para desespero dos que pensavam que ele era "progressista"), que tomou o lugar da emissora de Assis Chateaubriand, depois que ela entrou em falência.

E aí foi ótimo. A Globo copiou a campanha que aquele inglês, Malcolm Muggeridge, fez para adocicar a imagem de Madre Teresa de Calcutá, que alojou doentes e pobres sob condições desumanas, e fez o mesmo com Chico Xavier. Tudo ficou igualzinho: o ídolo religioso carregando bebê no colo, observando crianças pobres tomando sopinha, criando frases de efeito para impressionar as massas de incautos. Com o tempo, Divaldo e João de Deus passaram a receber a mesma blindagem da insuspeita e manipuladora Rede Globo, por associação.

Essa caridade não ajudou nada. Não transformou nada. Puro assistencialismo. E eu não sou homem de intolerância religiosa, respeito as religiões, mas não a mentira. E esse tal "espiritismo", que ofende o legado do mestre lionês Allan Kardec com igrejismo barato, é que está tomado de desonestidade doutrinária. Os caras traem Kardec o tempo inteiro e depois querem jurar fidelidade absoluta. Assim não há paciência que aguente essa doutrina igrejista!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Silêncio da imprensa em torno do caso Divaldo Franco-João Dória Jr. é grave

(Autor: Professor Caviar)
De repente, até a imprensa de esquerda desaprendeu a fazer jornalismo. O prefeito de São Paulo, João Dória Jr., enquanto divulgava a intragável "farinata", composto alimentar de procedência e valor nutricional duvidosos, exibiu o tempo todo a camiseta do evento Você e a Paz, comandado pelo "médium" Divaldo Franco. O silêncio total da imprensa quanto a este aspecto tem muito o que dizer, e não são coisas boas.
Em primeiro lugar, João Dória Jr. não exibiu a camiseta do Você e a Paz porque foi a única camiseta branca que encontrou ele que costuma usar camisas de colarinho e paletó. Também não foi uma iniciativa comparável à de um moleque usando camiseta de banda. Houve um propósito para João Dória Jr. aparecer vestindo a camiseta do Você e a Paz, na qual havia o crédito do nome de Divaldo Franco.
Nenhum jornalista, por mais investigativo que fosse, chegou sequer a perguntar: "ora, se a 'farinata' era apoiada pela Arquidiocese de…

Por defender a ditadura militar, Chico Xavier devia perder homenagens em logradouros

(Autor: Professor Caviar)

Pode parecer, para muitos, cruel e injusto, mas a verdade é que Francisco Cândido Xavier deveria perder as homenagens dadas a logradouros por todo o país.
Na famosa entrevista ao programa Pinga Fogo, em julho de 1971, Chico Xavier exaltou a ditadura militar, com muita convicção, e disse para orarmos para as Forças Armadas, porque os militares estavam construindo o "reino de amor" do Brasil futuro.
Demonstrando um raivoso direitismo, Chico Xavier simplesmente disparou comentários contra manifestantes sem-terra e operários, com um reacionarismo descomunal e que muitos não conseguem imaginar, apegados à "dócil imagem" atribuída ao anti-médium mineiro. Quem duvida, é só ver o vídeo no YouTube. E é o próprio Chico Xavier quem diz, para tristeza de seus seguidores.
Ele defendeu a ditadura militar num contexto em que ela se mostrou bem mais repressiva. Era a época do DOI-CODI, principal órgão de repressão, que aprisionava, torturava e matava pri…

Planeta "X", Chupão ou Nibiru: Respondendo a um leitor ramatisista

(Autor: Artur Felipe Azevedo)
Nosso Sistema Solar é composto de 8 planetas. Um leitor anônimo escreveu um comentário, dizendo o seguinte:

"Respeito a opnião (sic) de vocês, mas estão um pouco desatualizados. Se não sabem, foi descoberto um planeta próximo a Plutão, denominado Planeta X, mas que anteriormente foi citado pelo medium Chico Xavier como o Planeta Chupão. Se voces ligarem a teoria espirita com a lógica, viriam que jamais ela errou, mas se exitam em falar sem ao menos saber em que se resume tal coisa. http://geniusvirtual.blogspot.com/2009/07/seria-o-apocalispe-o-planeta-chupao.html  Esse link acima é para a reportagem completa, e abaixo dela está a fonte. Essa repostagem nao é espirita, é científica.
Parem um pouco e leiam para depois falar. É por isso que sempre digo: NÃO PODEMOS FALAR MAL DE ALGUMA COISA QUE NAO CONHECEMOS COMPLETAMENTE, APENAS SE APOIANDO EM SUPOSTOS COMENTARIOS OU SUPOSIÇÕES."


Bem, vemos que o colega ramatisista parece convencido da existência do …