Pular para o conteúdo principal

Entenda o direitismo do "Espiritismo" brasileiro


(Autor: Kardec McGuiver)

O "Espiritismo" brasileiro pode até não ter declarado oficialmente, mas assume algumas posturas típicas de um direitista: conservador, aliado ao poder político-econômico e um pouco negligente com o bem estar dos mais fracos, se limitando aquela caridade paliativa que se resume a medidas para compensar a miséria que nunca é eliminada.

Mas porque o "Espiritismo" brasileiro assumiu esta postura? Por incrível que pareça, isso tem a ver com o dogmatismo da versão deturpada praticada há mais de 100 anos no Brasil. Dogmatismo que nada tem a ver com a Doutrina Espírita original codificada por Allan Kardec, hoje reduzida a mero objeto de bajulação.

O direitismo brasileiro tem muito a ver com o pré-julgamento (???!!!) feito por "espíritas" que define de forma subjetiva e com base no olhômetro quem foi que na reencarnação anterior. Mesmo condenando o pré-julgamento, com base em pontos cristãos, "espíritas" não parar de fazer julgamentos precipitados, o que rendeu o famoso caso da pediatra mato-grossense que em nome da "doutrina" e da Teologia do Sofrimento, se recusou a atender uma jovem estuprada, alegando que a jovem deveria pagar pelo que supostamente fez em outra vida. Quem é a pediatra para fazer este tipo de afirmação?

Basicamente, "espíritas" acreditam num maniqueísmo (divisão subjetiva entre seres e coisas boas e más, de maneira estereotipada) que pobres são reencarnações de maus e ricos são as pessoas bondosas que voltaram a encarnar. Um pré-julgamento feiro de forma subjetiva com base em características superficiais, sem observar detalhes e contexto.

Não é difícil imaginar os transtornos gerados por este pré-julgamento com base em estereótipos, sem levar em conta que cada caso é um caso. Cada indivíduo tem seus motivos particulares que irão traçar como será a sua reencarnação.

Uma pergunta a fazer aos sábio "espíritas": s os ricos são reencarnação dos bons, porque fazem tantas maldades? Não repararam que em séculos de humanidade, os ricos continuam tão gananciosos do que nos tempos mais primitivos da humanidade, quando as pessoas mais ricas achavam que poderiam fazer o que quiserem com as outras pessoas? Regrediram? E vão continuar regredindo, repetindo sem cessar o ciclo pobre/bom que sofre, rico/mau que prospera?

Por acreditar neste maniqueísmo absurdo, provavelmente os "espíritas" se inclinaram ao direitismo político-econômico e ao conservadorismo social. Não por acaso, a maioria dos fiéis do "Espiritismo" brasileiro pertencem a uma elite de mente fechada e senso precário de altruísmo. E este senso precário lhes fecham os olhos e ouvidos para opiniões mais sensatas.

Isso é mais um sinal de que o "Espiritismo" brasileiro está cada vez mais longe do Espiritismo original, codificado por um educador socialista (de esquerda) que queria mudar o mundo educando a mente das pessoas. No Brasil, preferiram a fé cega do igrejismo confortável, que mantém as elites sossegadas, alegremente abraçadas aos seus velocinos de ouro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Silêncio da imprensa em torno do caso Divaldo Franco-João Dória Jr. é grave

(Autor: Professor Caviar)
De repente, até a imprensa de esquerda desaprendeu a fazer jornalismo. O prefeito de São Paulo, João Dória Jr., enquanto divulgava a intragável "farinata", composto alimentar de procedência e valor nutricional duvidosos, exibiu o tempo todo a camiseta do evento Você e a Paz, comandado pelo "médium" Divaldo Franco. O silêncio total da imprensa quanto a este aspecto tem muito o que dizer, e não são coisas boas.
Em primeiro lugar, João Dória Jr. não exibiu a camiseta do Você e a Paz porque foi a única camiseta branca que encontrou ele que costuma usar camisas de colarinho e paletó. Também não foi uma iniciativa comparável à de um moleque usando camiseta de banda. Houve um propósito para João Dória Jr. aparecer vestindo a camiseta do Você e a Paz, na qual havia o crédito do nome de Divaldo Franco.
Nenhum jornalista, por mais investigativo que fosse, chegou sequer a perguntar: "ora, se a 'farinata' era apoiada pela Arquidiocese de…

Por defender a ditadura militar, Chico Xavier devia perder homenagens em logradouros

(Autor: Professor Caviar)

Pode parecer, para muitos, cruel e injusto, mas a verdade é que Francisco Cândido Xavier deveria perder as homenagens dadas a logradouros por todo o país.
Na famosa entrevista ao programa Pinga Fogo, em julho de 1971, Chico Xavier exaltou a ditadura militar, com muita convicção, e disse para orarmos para as Forças Armadas, porque os militares estavam construindo o "reino de amor" do Brasil futuro.
Demonstrando um raivoso direitismo, Chico Xavier simplesmente disparou comentários contra manifestantes sem-terra e operários, com um reacionarismo descomunal e que muitos não conseguem imaginar, apegados à "dócil imagem" atribuída ao anti-médium mineiro. Quem duvida, é só ver o vídeo no YouTube. E é o próprio Chico Xavier quem diz, para tristeza de seus seguidores.
Ele defendeu a ditadura militar num contexto em que ela se mostrou bem mais repressiva. Era a época do DOI-CODI, principal órgão de repressão, que aprisionava, torturava e matava pri…

Planeta "X", Chupão ou Nibiru: Respondendo a um leitor ramatisista

(Autor: Artur Felipe Azevedo)
Nosso Sistema Solar é composto de 8 planetas. Um leitor anônimo escreveu um comentário, dizendo o seguinte:

"Respeito a opnião (sic) de vocês, mas estão um pouco desatualizados. Se não sabem, foi descoberto um planeta próximo a Plutão, denominado Planeta X, mas que anteriormente foi citado pelo medium Chico Xavier como o Planeta Chupão. Se voces ligarem a teoria espirita com a lógica, viriam que jamais ela errou, mas se exitam em falar sem ao menos saber em que se resume tal coisa. http://geniusvirtual.blogspot.com/2009/07/seria-o-apocalispe-o-planeta-chupao.html  Esse link acima é para a reportagem completa, e abaixo dela está a fonte. Essa repostagem nao é espirita, é científica.
Parem um pouco e leiam para depois falar. É por isso que sempre digo: NÃO PODEMOS FALAR MAL DE ALGUMA COISA QUE NAO CONHECEMOS COMPLETAMENTE, APENAS SE APOIANDO EM SUPOSTOS COMENTARIOS OU SUPOSIÇÕES."


Bem, vemos que o colega ramatisista parece convencido da existência do …