Pular para o conteúdo principal

Teologia do Sofrimento e caridade: dois pontos contraditórios

(Autor: Kardec McGuiver)

A lógica afirma que duas ideias não podem se contradizer. Ou ela é ou não é. Não ha como uma coisa ser e não ser simultaneamente. Isto é um absurdo e invalida qualquer ideia. Mas não o "Espiritismo" brasileiro, doutrina cheia de contradições que tem o privilégio de dizer que algo pode e não pode ser ao mesmo tempo. A legitimação do absurdo.

Uma das maiores contradições do "espiritismo" brasileiro é se afirmar a "doutrina da caridade" defendendo que as pessoas devem sofrer para alcançar a felicidade. Peraí... Sofrer? desde quando desejar sofrimento é caridade?

Ultimamente o "espiritismo", em franca decadência, resolveu acelerar a sua queda aderindo a nefasta Teologia do Sofrimento, cruel ideologia do Catolicismo medieval trazida pelo não menos medieval Chico Xavier, que vai totalmente contra o Espiritismo original, este sim entusiasta da caridade.

A Teologia do Sofrimento é uma má interpretação do martírio de Jesus,. Esta teologia tem base na surreal ideia de que Jesus escolheu sofrer para "salvar a humanidade" Então tá. Estou sofrendo por causa d minhas dificuldades financeiras e estou feliz que vou conseguir salvar a humanidade com isso. Qualé?

Sofrer nunca é uma boa ideia. Quem acha que sofrer é bom ou é masoquista (extrai prazer do sofrimento ou "alegria da dor") ou sádico (quer que os outros sofram). provavelmente quem lançou a cruel teologia foi algum sádico que usou a mesma como forma de explorar os outros. É uma boa maneira de fazer ingênuos acharem que ser explorado é divino, maravilhoso.

A adesão do "Espiritismo" brasileiro a esta teologia tao retrógrada não apenas e uma contradição como uma irresponsabilidade. É um tiro no pé. Uma doutrina que vive falando em caridade (mal feita, por sinal - observando o resultado de mais de 100 anos supostamente dedicados exclusivamente a caridade humana e a suposta educação moral e intelectual) falando que sofrer é muito bom, certamente vai espantar seguidores, o que tem ocorrendo muito nos últimos 5 anos, com o chamado "Movimento Espírita" perdendo adeptos e fechando centros.

Você tem que ser bastante idiota para acreditar na ideia de que a felicidade só chega através do sofrimento. Uma coisa é encarar desafios, como subir com cuidado uma elevação íngreme. Outra é subir esta mesma elevação com uma pedra gigante caindo diante de si. A segunda opção é também um caminho para a felicidade? Sei não.

Acho melhor os "espíritas" resolverem esta contradição. Afinal se sofrer é bom, para quê existe a caridade? Caridade não seria para eliminar o sofrimento? Ou seria para atrair mais gente a se tornar fiel do chamado "Espiritismo", uma seita que não consegue resolver as suas próprias contradições?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Silêncio da imprensa em torno do caso Divaldo Franco-João Dória Jr. é grave

(Autor: Professor Caviar)
De repente, até a imprensa de esquerda desaprendeu a fazer jornalismo. O prefeito de São Paulo, João Dória Jr., enquanto divulgava a intragável "farinata", composto alimentar de procedência e valor nutricional duvidosos, exibiu o tempo todo a camiseta do evento Você e a Paz, comandado pelo "médium" Divaldo Franco. O silêncio total da imprensa quanto a este aspecto tem muito o que dizer, e não são coisas boas.
Em primeiro lugar, João Dória Jr. não exibiu a camiseta do Você e a Paz porque foi a única camiseta branca que encontrou ele que costuma usar camisas de colarinho e paletó. Também não foi uma iniciativa comparável à de um moleque usando camiseta de banda. Houve um propósito para João Dória Jr. aparecer vestindo a camiseta do Você e a Paz, na qual havia o crédito do nome de Divaldo Franco.
Nenhum jornalista, por mais investigativo que fosse, chegou sequer a perguntar: "ora, se a 'farinata' era apoiada pela Arquidiocese de…

Por defender a ditadura militar, Chico Xavier devia perder homenagens em logradouros

(Autor: Professor Caviar)

Pode parecer, para muitos, cruel e injusto, mas a verdade é que Francisco Cândido Xavier deveria perder as homenagens dadas a logradouros por todo o país.
Na famosa entrevista ao programa Pinga Fogo, em julho de 1971, Chico Xavier exaltou a ditadura militar, com muita convicção, e disse para orarmos para as Forças Armadas, porque os militares estavam construindo o "reino de amor" do Brasil futuro.
Demonstrando um raivoso direitismo, Chico Xavier simplesmente disparou comentários contra manifestantes sem-terra e operários, com um reacionarismo descomunal e que muitos não conseguem imaginar, apegados à "dócil imagem" atribuída ao anti-médium mineiro. Quem duvida, é só ver o vídeo no YouTube. E é o próprio Chico Xavier quem diz, para tristeza de seus seguidores.
Ele defendeu a ditadura militar num contexto em que ela se mostrou bem mais repressiva. Era a época do DOI-CODI, principal órgão de repressão, que aprisionava, torturava e matava pri…

Planeta "X", Chupão ou Nibiru: Respondendo a um leitor ramatisista

(Autor: Artur Felipe Azevedo)
Nosso Sistema Solar é composto de 8 planetas. Um leitor anônimo escreveu um comentário, dizendo o seguinte:

"Respeito a opnião (sic) de vocês, mas estão um pouco desatualizados. Se não sabem, foi descoberto um planeta próximo a Plutão, denominado Planeta X, mas que anteriormente foi citado pelo medium Chico Xavier como o Planeta Chupão. Se voces ligarem a teoria espirita com a lógica, viriam que jamais ela errou, mas se exitam em falar sem ao menos saber em que se resume tal coisa. http://geniusvirtual.blogspot.com/2009/07/seria-o-apocalispe-o-planeta-chupao.html  Esse link acima é para a reportagem completa, e abaixo dela está a fonte. Essa repostagem nao é espirita, é científica.
Parem um pouco e leiam para depois falar. É por isso que sempre digo: NÃO PODEMOS FALAR MAL DE ALGUMA COISA QUE NAO CONHECEMOS COMPLETAMENTE, APENAS SE APOIANDO EM SUPOSTOS COMENTARIOS OU SUPOSIÇÕES."


Bem, vemos que o colega ramatisista parece convencido da existência do …