Pular para o conteúdo principal

Teologia do Sofrimento e caridade: dois pontos contraditórios

(Autor: Kardec McGuiver)

A lógica afirma que duas ideias não podem se contradizer. Ou ela é ou não é. Não ha como uma coisa ser e não ser simultaneamente. Isto é um absurdo e invalida qualquer ideia. Mas não o "Espiritismo" brasileiro, doutrina cheia de contradições que tem o privilégio de dizer que algo pode e não pode ser ao mesmo tempo. A legitimação do absurdo.

Uma das maiores contradições do "espiritismo" brasileiro é se afirmar a "doutrina da caridade" defendendo que as pessoas devem sofrer para alcançar a felicidade. Peraí... Sofrer? desde quando desejar sofrimento é caridade?

Ultimamente o "espiritismo", em franca decadência, resolveu acelerar a sua queda aderindo a nefasta Teologia do Sofrimento, cruel ideologia do Catolicismo medieval trazida pelo não menos medieval Chico Xavier, que vai totalmente contra o Espiritismo original, este sim entusiasta da caridade.

A Teologia do Sofrimento é uma má interpretação do martírio de Jesus,. Esta teologia tem base na surreal ideia de que Jesus escolheu sofrer para "salvar a humanidade" Então tá. Estou sofrendo por causa d minhas dificuldades financeiras e estou feliz que vou conseguir salvar a humanidade com isso. Qualé?

Sofrer nunca é uma boa ideia. Quem acha que sofrer é bom ou é masoquista (extrai prazer do sofrimento ou "alegria da dor") ou sádico (quer que os outros sofram). provavelmente quem lançou a cruel teologia foi algum sádico que usou a mesma como forma de explorar os outros. É uma boa maneira de fazer ingênuos acharem que ser explorado é divino, maravilhoso.

A adesão do "Espiritismo" brasileiro a esta teologia tao retrógrada não apenas e uma contradição como uma irresponsabilidade. É um tiro no pé. Uma doutrina que vive falando em caridade (mal feita, por sinal - observando o resultado de mais de 100 anos supostamente dedicados exclusivamente a caridade humana e a suposta educação moral e intelectual) falando que sofrer é muito bom, certamente vai espantar seguidores, o que tem ocorrendo muito nos últimos 5 anos, com o chamado "Movimento Espírita" perdendo adeptos e fechando centros.

Você tem que ser bastante idiota para acreditar na ideia de que a felicidade só chega através do sofrimento. Uma coisa é encarar desafios, como subir com cuidado uma elevação íngreme. Outra é subir esta mesma elevação com uma pedra gigante caindo diante de si. A segunda opção é também um caminho para a felicidade? Sei não.

Acho melhor os "espíritas" resolverem esta contradição. Afinal se sofrer é bom, para quê existe a caridade? Caridade não seria para eliminar o sofrimento? Ou seria para atrair mais gente a se tornar fiel do chamado "Espiritismo", uma seita que não consegue resolver as suas próprias contradições?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não há resgate coletivo. E isso o cotidiano nos explica com facilidade

(Autor: Professor Caviar)
Na madrugada de ontem, numa serra na Colômbia, um trágico acidente ceifou quase todos os ocupantes de um avião que levava a equipe catarinense Associação Chapecoense de Futebol, time conhecido como Chapecoense ou, simplesmente, Chape.
No acidente, inicialmente 75 pessoas faleceram. A maioria dos jogadores do Chapecoense, parte da tripulação boliviana que estava no avião, jornalistas e dirigentes esportivos. Apenas seis pessoas foram resgatadas com vida. O famoso zagueiro Neto foi resgatado com vida, e está sob cuidados médicos.
A tragédia comoveu o mundo inteiro e revelou um sonho interrompido de um time em ascensão. Consta-se que o Chapecoense era melhor do que muito time festejado que vence fácil qualquer torneio, e seu time era considerado de grande entrosamento. Com a perda de muitos desses jogadores, o time terá que recomeçar a temporada de 2017 do zero, provavelmente aproveitando jogadores juvenis.
Sob a ótica "espírita", fala-se que o aciden…

Planeta "X", Chupão ou Nibiru: Respondendo a um leitor ramatisista

(Autor: Artur Felipe Azevedo)
Nosso Sistema Solar é composto de 8 planetas. Um leitor anônimo escreveu um comentário, dizendo o seguinte:

"Respeito a opnião (sic) de vocês, mas estão um pouco desatualizados. Se não sabem, foi descoberto um planeta próximo a Plutão, denominado Planeta X, mas que anteriormente foi citado pelo medium Chico Xavier como o Planeta Chupão. Se voces ligarem a teoria espirita com a lógica, viriam que jamais ela errou, mas se exitam em falar sem ao menos saber em que se resume tal coisa. http://geniusvirtual.blogspot.com/2009/07/seria-o-apocalispe-o-planeta-chupao.html  Esse link acima é para a reportagem completa, e abaixo dela está a fonte. Essa repostagem nao é espirita, é científica.
Parem um pouco e leiam para depois falar. É por isso que sempre digo: NÃO PODEMOS FALAR MAL DE ALGUMA COISA QUE NAO CONHECEMOS COMPLETAMENTE, APENAS SE APOIANDO EM SUPOSTOS COMENTARIOS OU SUPOSIÇÕES."


Bem, vemos que o colega ramatisista parece convencido da existência do …

Globo e Abril estão blindando "movimento espírita"

(Autor: Professor Caviar)
O "espiritismo" brasileiro é, oficialmente, descrito como uma doutrina de vanguarda, um movimento filosófico-científico, um ativismo progressista que envolve ecumenismo religioso e outras atribuições positivas. Todavia, sua prática revela o contrário de todas essas atribuições, se revelando apenas uma forma requentada do Catolicismo medieval português, acolhendo dissidências que não aceitavam as reformas adotadas pela Igreja Católica brasileira a partir dos primórdios da República.
Todo o mito de "vanguardismo" e "progressismo" foi trazido pelo discurso demagógico da tendência dúbia que dominou o "movimento espírita" até recentemente. Hoje se observa uma transição gradual, quando a fase dúbia - que combinava uma pretensa volta às bases kardecianas e a manutenção do igrejismo herdado de Jean-Baptiste Roustaing - , vigente há quatro décadas após o fim da Era Wantuil, está cedendo espaço ao neo-roustanguismo, do qual se f…