O que Chico Xavier deveria ter feito com as mães de filhos falecidos


(Autor: Kardec McGuiver)

Uma das coisas que fazem as pessoas mais admirar Chico Xavier tem a ver com as sessões em que ele tentava se comunicar com filhos de mulheres desesperadas, que morreram precocemente. As mães queriam saber como estavam os filhos no outro lado, numa atitude que mistura ignorância com falta de fé.

Xavier, talvez orientado pela filial mineira da FEB, preferiu satisfazer o desespero dessas mães e preferiu tentar a comunicação, sem o minimo de estudo doutrinário e correndo sérios riscos de se comunicar com espíritos mal intencionados, ignorando o que acontece no mundo espiritual.

Como cada caso é um caso - não existe padrão para o que acontece depois da morte, do contrário que quase todos pensam - é meio complicado imaginar o que aconteceu com filho de fulana e o filho de sicrana. 

O que a doutrina original recomenda é que Xavier, ao invés de tentar se comunicar - afinal ela não era preparado para isso - conversar com cada mãe e explicar que com grande certeza muitos dos filhos estavam em situação bem melhor do que estavam na Terra. 

Como Xavier era católico fervoroso - e nunca deixou de ser - poderia até usar a fé e fazer desenvolver em cada mãe a confiança na providência e tranquilizar, fazendo aceitar melhor a ausência do filho.

Mas o show tinha que continuar e conversas francas como a que relatei parecem não ter muita graça. Não servem para "canonizar" Xavier, que necessitava de espetáculo para atrair multidões. Por isso que a FEB preferiu manter as comunicações, mesmo de forma irresponsável.

Várias mensagens falsas foram divulgadas, boa parte com conteúdo igrejeiro. Quase todas destoando do perfil dos jovens falecidos. Serviam mais como propaganda do próprio "trabalho" de Chico Xavier, galinha dos ovos de ouro da FEB e seu principal garoto-propaganda.

Esta forma errada de se fazer caridade, como falei, é irresponsável. Xavier teria que ter estudado por muitos anos antes de tentar a primeira comunicação. Do jeito que ele fez, ficou parecendo aquela brincadeira que as crianças fazem com copos, fazendo perguntas ao além.

E para as mães desesperadas, fica a dica: aceitem a ausência de seus filhos. Eles estão bem melhor do que nós aqui. E se o amor é sincero, não há como se preocupar. Pessoas que se amam de verdade nunca se separaram. Seus filhos foram viajar e já voltam. pensem desta forma e ficarão tranquilas.

Chico Xavier estragou algo que poderia ser resolvido com uma única conversa. Em nome do espetáculo e da promoção pessoal preferiu brincar com espíritos, pensando estar fazendo bem ao próximo. É um grave erro brincar com o que a gente não conhece.

Comentários

Postagens mais visitadas