Pular para o conteúdo principal

"Profecia" de Chico Xavier é uma ofensa à Doutrina Espírita


(Autor: Professor Caviar)

As pessoas estão acreditando numa lorota que envolve datas certinhas para acontecimentos futuros e até invasão de extraterrestres. Tudo isso trazido pelo traiçoeiro Francisco Cândido Xavier, o homem que traiu o Espiritismo e traduziu para a realidade brasileira o pensamento de Jean-Baptiste Roustaing.

Pois a "profecia da data-limite", que vêm à tona em 2019, ano do prazo final - a tal "data-limite" - , falácia surgida de um sonho ridículo no qual Jesus Cristo (em sua estereotipação católico-medieval) e outros "governantes" planetários, ao lado de Emmanuel e Chico Xavier, se reuniram para discutir o risco da Terceira Guerra Mundial. Nessa reunião, sonhada depois da expedição de astronautas à Lua, em 1969, deu um prazo de 50 anos para as pessoas se adequarem aos "princípios da fraternidade cristã", evitando o conflito bélico mundial.

O lunático Chico Xavier, que usou essa "profecia" para sua bandeira pessoal, a de ver o Brasil "liderando o mundo" como uma teocracia imperialista (o lema "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho" é idêntico ao lema bolsonarista "Brasil, Acima de Tudo, Deus Acima de Todos, espécie de máxima chiquista adaptada ao "padrão WhatsApp" de raciocínio humano), só não esperava certos imprevistos.

Primeiro, o de que o reacionarismo de Chico Xavier fosse tão longe para o Brasil de 2019 ter como presidente uma figura como Jair Bolsonaro (com um histórico arrivista semelhante ao do "médium", aliás ídolo de um membro de seu governo, Gustavo Bebianno), pois o "médium" (que sempre foi anti-comunista e anti-petista) esperaria um Aécio Neves no poder. Mesmo assim, Chico Xavier apoiaria Jair Bolsonaro, considerando que, apesar de certo radicalismo pessoal dele e da agressividade dos seus adeptos (os "bolsomínions"), o "médium" se identificaria com quase toda a pauta bolsonarista e o veria dentro daquela ótica neoconservadora que diz "tudo, menos o PT".

Segundo, porque, por ironia das circunstâncias, o risco de uma Terceira Guerra Mundial não será no Hemisfério Norte, mas no Hemisfério Sul. Chico Xavier também esperaria um Brasil mais próspero, e ele viu apenas a realização do seu desejo pela metade: o país se tornou ultraconservador, bem ao gosto do pensamento do "médium". Mas em compensação o Brasil já perdeu sua posição influente no mundo inteiro, sendo alvo de chacotas. E sua crise econômica, movida por políticas ultraliberais, só fez o Brasil voltar ao antigo status subdesenvolvido, saindo do grupo emergente dos BRICS (hoje RICS).

A ameaça da Terceira Guerra, que era pauta da "data-limite", envolve a Venezuela, que, numa crise governamental, já que a direita daquele país não admite a vitória eleitoral do presidente reeleito Nicolas Maduro, e resolveu colocar o presidente da Assembleia Nacional Venezuelana, Juan Guaidó, como "presidente interino" autoproclamado. O mundo capitalista apoia Guaidó, o mundo socialista, não. Chico Xavier, se vivo estivesse, teria comentado que Nicolas Maduro deveria sair do governo de maneira pacífica, estabelecendo "diálogo" com seus opositores.

NÃO SE PODE PREVER DATAS FIXAS PARA FATOS FUTUROS

Em todo caso, as "previsões" de Chico Xavier, divulgadas em 1986 para Geraldo Lemos Neto, mas presentes em livros e na entrevista do "médium" ao programa Pinga Fogo na TV Tupi - o mesmo em que ele demonstrou seu reacionarismo convicto - , tiveram sérios problemas.

Elas já vinham com erros grosseiros de abordagem geológica e sociológica. Para um "médium" que desconhece até do sistema de castas familiares das elites do Império Romano (a filha do suposto Públio Lentulus e sua esposa Lívia nunca se chamaria Flávia, mas Livina ou Públia Lívia, por exemplo) e escreve um livro tosco de História do Brasil chamado Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, sem revelações e dentro de uma abordagem historiográfica risivelmente elitista e reacionária, isso faz sentido.

Um exemplo é que Chico Xavier alegou que o Chile seria poupado de uma onda de explosões vulcânicas e abalos sísmicos que atingiriam países como EUA, na Costa Sudoeste, e o Japão, o que é impossível, porque o país sul-americano também faz parte do Círculo de Fogo do Atlântico e, pelo aquecimento magmático da Terra, também seria destruído por fenômenos semelhantes.

Mas há também a burrice de atribuir a migração dos povos eslavos para o calor do Nordeste brasileiro. Primeiro, isso não faz sentido porque os eslavos teriam um violento choque térmico que causaria consequências fatais. Segundo, porque, na época de nascimento de Chico Xavier (1910), os eslavos já estavam migrando para o Brasil, povoando o interior de São Paulo e Estados da Região Sul do país.

Outro aspecto a considerar é que a própria previsão de uma data estabelecida, 2019, vai contra os ensinamentos espíritas originais, pelo simples fato de que não é possível estabelecer datas precisas para acontecimentos futuros também relativamente precisos. Tanto que, agora, o risco de Terceira Guerra Mundial reside não no Hemisfério Norte, mas na vizinhança do próprio território brasileiro.

PREVER DATAS FIXAS É COISA DE ESPÍRITO INFERIOR E ZOMBETEIRO

Chico Xavier foi posto num xeque-mate, quanto à contestação de sua suposta superioridade espiritual, pela "profecia" que fez. Isso porque a literatura espírita original considera que a prática de "prever datas precisas" para acontecimentos futuros é expressão de espíritos inferiores, grosseiros e zombeteiros.

O próprio Emmanuel encerra toda a narrativa da "data-limite" desmentindo toda a "profecia", alegando que ela foi dada apenas para "fazer as pessoas refletirem" sobre a "necessidade" - baseada em dogmas católico-medievais - de efetivar a "fraternidade cristã", uma falácia religiosa que envolve submissão humana e respeito rígido às hierarquias.

Isso comprova o caráter zombeteiro de intimidar as pessoas através do catastrofismo e da psicologia do terror. E revela o quanto Chico Xavier mostrou-se inferior e leviano com tais predições. Alguns de seus partidários tentam alegar que as "profecias" não existiram, mas elas aparecem também em livros "mediúnicos" e nos depoimentos do Pinga Fogo.

Isso não somos nós que dissemos, pois quem define como "zombeteiros" é o próprio Allan Kardec. É só ler seus artigos sobre "conhecimento do futuro" e confirmará isso. Se Chico Xavier arriscou-se a "prever datas fixas" - uma brincadeira apoiada, também, por Divaldo Franco - , isso significa que o "médium" mineiro nunca foi nem será uma pessoa dotada de superioridade espiritual, mas o contrário disso, sendo inclusive um dos piores espíritos que estiveram entre nós na face da Terra.

A coisa se agrava quando Chico Xavier ainda fala em extraterrestres que iriam substituir os humanos que seriam vítimas de catástrofes e guerras. Aí é que o caráter leviano de Chico Xavier se torna mais acentuado e explícito, desmerecendo toda a idolatria que se dá à sua pessoa.

Claro que a turminha do pensamento desejoso vai tentar fazer malabarismo com as palavras e inventar desculpas diversas. Vão dizer que "a profecia nunca definiu datas fixas, mas possibilidades ou riscos" e que as "previsões estavam sempre em aberto". Isso não procede, devido aos equívocos de Chico Xavier aqui conhecidos. São apenas desculpas para blindá-lo, mas que em nada contribuem para uma compreensão realista da coisa, que sinaliza, para desespero dos chiquistas, para a reprovação dessa prática pelos ensinamentos espíritas originais. Sim, isso mesmo: Chico Xavier fez profundas ofensas à Doutrina Espírita querendo bancar o "profeta" para produzir sensacionalismo e deixar os brasileiros assustados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um