A inútil sabedoria de Chico Xavier

(Autor: Kardec McGuiver)

O estereótipo de bondade e sabedoria construído em torno de Chico Xavier, só e unicamente pelo fato dele ter sido um líder religioso, tem feito com que pessoas colocassem frases atribuídas a ele sob o pretexto de "elevar a alma e o ambiente". 

Mas se lermos com atenção as "lições" escritas pelo médium ou pelos espíritos que os obsediava (sim, isso mesmo: os "mentores" eram na verdade obsessores), vamos perceber que as melhores frases não vão muito além daquilo que é lido nos mais vagabundos livros de auto-ajuda. E seu conteúdo nada traz de lições de vida.

As frases de Chico Xavier, na melhor das hipóteses, falam coisas muito óbvias. Suas dicas (não podemos chamar de lições) se referem a atitudes que poderiam ser tomadas sem qualquer tipo de frase. Não raramente, Xavier escreve frases longas para dar mensagens bem curtas, algo típico de ignorantes que gostam de escrever muito para nada dizer.

Além de não trazer nenhuma lição valiosa de vida, que só possui valor para os tolos que acreditam nele, Xavier ainda era defensor da sado-masoquista Teologia do Sofrimento, que sugere que devemos sofrer primeiro para sermos felizes depois. É a versão doce do "no pain, no gain" defendido por esportistas brutamontes e por lideranças capitalistas. Na verdade uma ideologia construída para que os seus defensores pudessem legitimar seu desejo mórbido de sadismo para com seus inferiores.

Como podemos tirar boas lições de um cara que nos diz que é bom sofrer? Isso é insanidade! Só isso já faz com que descartemos Chico Xavier como nosso conselheiro e guia humanitário. Há muito mais lideranças com lições de vida muito melhores que as do tolo sádico Chico Xavier. Mas o estereótipo associado ao médium é muito forte, transformando-o num narcótico humano. Quem gosta de Chico Xavier não o larga de jeito nenhum, nem mesmo quando alertam para a inutilidade - e até nocividade - de sua suposta sabedoria.

Suas frases, mesmo as bondosas, são tolas demais para que levemos como lição de vida. Frases de Chico Xavier são apenas entretenimento para que possamos mostrar aos outros a nossa falsa bondade. Pois não queremos ser bondosos com os outros, pois teríamos que nos livrar de nossos estimados supérfluos. É mais cômodo usarmos as frases inócuas de um farsante para agregar a falsa capa da caridade que nem nós e nem o próprio médium que na ajudou em nada, conseguímos ter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não há resgate coletivo. E isso o cotidiano nos explica com facilidade

Planeta "X", Chupão ou Nibiru: Respondendo a um leitor ramatisista

Madre Teresa de Calcutá e a caridade como mercadoria