Pular para o conteúdo principal

Cinema brasileiro impõe restrições de abordagem crítica nos documentários

(Autor: Professor Caviar)

Os brasileiros estão horrorizados com as denúncias de assédio sexual nos bastidores de Hollywood? Sim, e com razão, diante do escândalo que horroriza o mundo e mostra os impulsos sexuais desmedidos de cineastas, executivos e atores estadunidenses.

Mas o Brasil, que finge que tudo está às mil maravilhas, possui um dado muito grave. É a castração temática que impede que documentários com abordagens mais críticas sejam sequer produzidos. Aqui, certos temas, por mais verídicos, consistentes e instigantes que fossem, são proibidos pelo simples fato de que os patrocinadores não se dispõem a trabalhar esses temas, pela desculpa deles serem "muito maldosos" e vão contra "boas iniciativas".

Criticar a degradação cultural pelo "funk"? Nem pensar! Seria ir contra a "alegria do povo pobre", embora sabemos que esse mercado milionário do "pancadão" aposta na glamourização da pobreza em aliança com as grandes empresas e as grandes corporações de comunicação.

No caso da religião, também há esse problema. Não se pode questionar a deturpação do Espiritismo, porque seria contra "o trabalho de caridade e amor ao próximo". Ninguém se encorajará a patrocinar, e não faltará gente dando um sonoro "Não" ou partindo para comentários cínicos do tipo "Vá trabalhar para arrumar dinheiro, seu vagabundo de bosta!".

É triste, mas é isso que ocorre. Num país em que o mercado literário prefere manter as mentiras "espíritas", divulgando bobagens fantasiosas em favor de Francisco Cândido Xavier e até Adolfo Bezerra de Menezes, enquanto a obra de Attila Paes Barreto sobre o "médium" mineiro - o instigante livro O Enigma Chico Xavier Posto à Clara Luz do Dia, de 1944 - permanece uma raridade fora de catálogo e o dr. Bezerra carece de uma biografia menos adulatória, o mercado cinematográfico teria caminho semelhante.

Lá fora, existem documentários que questionam a Cientologia e demais religiões que se movem de maneira irregular e arrivista. O mercado cinematográfico dos EUA, embora mercenário, movido por sérios interesses financeiros, que, no setor televisivo - sim, as companhias cinematográficas são em boa parte donas de canais de TV - , são capazes de ceifar excelentes seriados se eles não alcançarem boa audiência, pelo menos possuem alguma liberdade de informação.

Filmes realmente comerciais podem trazer questões e críticas que, no Brasil, nem o cinema independente se permite fazer. A questão do bullying, por exemplo, foi um tabu na sociedade como um todo, mesmo nos EUA, mas alguns filmes comerciais estadunidenses já mostravam a temática. Vingança dos Nerds é um exemplo. O comercialismo musical, as fraudes nos reality shows ou mesmo o mercenarismo empresarial também podem ser abordados em produções comerciais.

E no Brasil? Aqui o que impera é o cinema carneirinho. Poucos filmes furam o bloqueio crítico e questionador, e ainda assim com sérios limites. Não podemos sequer informar às pessoas leigas que o Espiritismo está sendo deturpado há muitas e muitas décadas, porque dizer que os brasileiros levam gato por lebre com esse "kardecismo" que traiu o legado original de Allan Kardec mas e diz fiel a ele, porque os patrocinadores iriam boicotar o que entendem ser "ofensa ao trabalho do bem".

Nem o jornalismo investigativo serve para convencer a indústria a investir em temáticas críticas. E nem a intenção de criar polêmica. Aqui polêmica é coisa apenas de políticos reacionários, jornalistas policialescos e subcelebridades de fazer sucesso dividindo a opinião pública entre favoráveis e contrários. Mas nunca temas sérios podem ser usados para tal, porque há um lobby muito grande em vários setores.

O "espiritismo" brasileiro tem um lobby tão grande que os filmes que se permite fazer sobre a religião são sempre apologistas. Há dramaturgia como em Chico Xavier - O Filme e As Mães de Chico Xavier, documentário sobre bobagens pseudo-proféticas e pseudo-filosóficas como Data-Limite Segundo Chico Xavier, adulações pseudo-humanistas em documentários sobre Divaldo Franco e, agora, temos o documentário de Candé Salles, João de Deus - O Silêncio é Uma Prece, com esse medonho subtítulo que remete à Teologia do Sofrimento.

São filmes que nem deveriam ser chamados de documentários, porque não possuem a missão de informar, mas tão somente de mitificar e mistificar, alimentando idolatrias, devoções e crendices sem pé nem cabeça. Nem função social eles têm, porque a questão é puramente alimentar a catarse religiosa, rebaixando os documentários a mero entretenimento. Como se a vida fosse um reality show e o "espiritismo" demonstra ser, no cinema, um reality show da fé religiosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um